Jogando Fantasy Football 

Entretenimento que traz os jogadores da NFL para perto de você, o Fantasy se baseia em te colocar como manager do seu próprio time. Com critérios de pontuação, específicos para cada posição em campo, o desempenho do jogador na vida real é transmitido para o seu time do Fantasy em forma de pontos.

O primeiro passo para começar a jogar o Fantasy da NFL é acessar os diversos sites e/ou aplicativos que se dedicam a prover o jogo. No Brasil, os mais populares são o Sleeper, https://sleeper.app/ , o do próprio site da NFL no link http://www.nfl.com/fantasyfootball, da ESPN no link http://www.espn.com/fantasy/football/, e do site do YAHOO no link https://football.fantasysports.yahoo.com/. Entrando nestes sites, será necessário fazer um cadastro e login. Estando logado, existem os passos, referentes ao manejo do jogo, que deixamos mais detalhados neste link de tutorial técnico.

Começando a jogar o Fantasy:

A primeira ação é criar uma liga ou se juntar a uma, pré-definida pelo próprio provedor ou de algum usuário. A liga é composta por um conjunto de times (no mínimo 4 participantes e no máximo 20) que disputarão para contratar jogadores e, durante a temporada, em jogos, a cada semana, que levarão aos playoffs e às finais da liga consagrando um dos times participantes campeão.

Tipos de Ligas:

As ligas do fantasy podem ser classificadas de acordo com a forma de pontuação, e com relação à manutenção dos jogadores entre as temporadas.

Conforme os critérios de manutenção do elenco, podemos ter ligas de re-draft, keepers e dynasty.


Redraft: modalidade mais tranquila para iniciar o fantasy. As escolhas de jogadores renovam-se na temporada seguinte, não mantendo nenhum deles no elenco.Normalmente ligas públicas usam este tipo de draft devido à impessoalidade das ligas que podem, ou não, serem renovados no ano seguinte.

Keeper: nesta modalidade, alguns dos jogadores draftados são mantidos no time de uma temporada para a outra. Neste caso, jogadores draftados em primeiro e segundo rounds são os mais propensos a serem mantidos. São ligas mais utilizadas por grupos de amigos ou pessoas que se comprometem a manter as ligadas durante os anos.

Dynasty: esta é a modalidade que melhor simula o que é a manejar um time, da NFL, na vida real. Todos os jogadores draftados são mantidos em temporadas distintas. Desta forma o Manager tem a opção de escolher um elenco que forme um time com capacidade de evoluir ao longo dos tempos.

Pontuação:

As formas de pontuar, no Fantasy, são predefinidas, mas podem ser configuradas de diversas formas pelo administrador ou administradores das ligas. De forma geral, cada posição tem critérios específicos de pontuação. QBs pontuam por jogadas aéreas, WRs pela produtividade de corridas, assim como os Runing backs. TEs obedecem os mesmos critérios dos WRs e RBs,  além de todos pontuarem pelo Touchdown. De forma diferente, os kickers pontuam por field goals e extra points e defesas têm critérios que envolvem sacks, fumbles forçados, retornos para TOUCHDOWN, entre outros.

Ainda existem as posições em que jogadores de múltiplas posições podem ser usados: o FLEX (WR/RB ou WR/RB/TE, que estimula o conhecimento mais profundo dos elencos) e o SUPERFLEX (WR/RB/TE/QB, igual ao flex mas que permite usar um quarterback a mais no elenco, e que tende a tornar a posição de QB mais escassa nas ligas que o utilizam pelo piso e teto médios maiores da posição).

Atendendo a estes critérios, as ligas podem ser divididas em standard (com os critérios já citados) ou PPR (Points per Reception) / Half PPR (meio ponto por recepção). A diferença entre estes dois tipos, é que, em ligas PPR, além da pontuação estabelecida das ligas standard, os jogadores ganham ponto por recepção realizada. Esta é uma forma que aumenta o valor dos jogadores mais utilizados nos times, por receberem uma quantidade maior de acionamentos, independente de sua produtividade após a recepção. Sem o abono do PPR, em ligas standard, a produtividade do jogador será preponderante.

Enfim, jogar o fantasy te aproxima mais da NFL, levando ao maior conhecimento dos jogadores e do valor de cada posição em campo.

Como introduzimos aqui, há diversas formas de jogar. Se você é novo na experiência, sugiro que comece em ligas standard com re-draft. Isto vai te ajudar a se familiarizar com o jogo e te trazer o aperfeiçoamento necessário para “viajar” em outras formas mais complexas posteriormente. O importante é que, independente de como você escolha jogar, a sua diversão estará garantida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.