Apresentando: Jogadores de Defesa

*Por Pedro Carlos Muniz de Figueiredo.

A temporada começou e com ela as ligas de Fantasy. Na sua maioria, a defesa é escolhida em bloco, entretanto é possível criar ligas de Fantasy nas quais os jogadores de defesa fazem parte das escolhas. O ataque é o centro das atenções pois nele está o Quarterback (QB), o comandante, maestro das jogadas. Há os wide receivers (WR) e running backs (RB), aqueles que garantem os pontos no Fantasy. Astros como Le’Veon Bell, David Johnson, Antonio Brown, Odell Beckham Jr., além de Tom Brady e Aaron Rodgers são escolhas certas para qualquer um que embarca na disputa de Fantasy.

Do outro lado da bola, escolher jogadores é mais difícil. Exceto por caras como Von Miller, outside linebacker (OLB) do Denver Broncos, MVP do Super Bowl XLVIII, em geral, os jogadores de defesa não ficam na mídia. Se escolher jogadores no Fantasy assemelha-se um pouco a escolher ações na bolsa de valores (ficamos apostando em dados da temporada anterior e projeções para atual, mas basta um tackle para romper um ACL* e acabar tudo), imagina na defesa.

Embed from Getty Images

Esta análise é um modelo fundamentalista (aproveitando a analogia com as ações). O motivo é apresentar um pouco sobre como os times organizam as suas linhas defensivas e apresentar uma forma de como identificar jogadores para um time de Fantasy sem necessariamente saber nomes ou analisar as estatísticas de defesa. Tais dados sobre defesa são um tanto escassos. Uma boa fonte foi na base de dados da ESPN¹. Analisando os jogadores pela posição em que jogam, dos 10 melhores neste ranking, 6 deles são Defensive Ends (DE), 3 são Linebackers (LB) e somente 1 Defensive Tackle (DT). A seguir vamos ver como analisar a posição – e sua função – ajudam a escolher boas opções para montar uma defesa no Fantasy.

Os times de defesa no FA podem ter duas formações-base: 4-3 ou 3-4. Ao assistir uma partida, o time que está defendendo é formado pela linha de jogadores que esperam o snap com uma das mãos apoiadas. Eles são os Defensive Ends e os Defensive Tackles. Na formação 4-3 temos dois DEs nas pontas e dois DTs no centro com 3 LBs 3 jardas atrás desta primeira linha.

4-3 green.svg
Formação 4-3

By Jason R Remy, CC BY-SA 3.0, Link

3-4 green.svg
Formação 3-4

By Jason R Remy, CC BY-SA 3.0, Link

Os DEs são responsáveis pelo pass rush e têm a missão de derrubar o QB antes que ele lance a bola. Exemplos: J.J Watt e Jadeveon Clowney (Texans), Jason Pierre-Paul e Olivier Vernon (Giants) e Joey Bosa (Chargers). Tais jogadores têm grandes chances de pontuar, pois nestes casos o que contam são os sacks gerados e tackles sobre os RBs bem como quaisquer fumbles forçados.

DTs também pontuam ao gerarem tackles e sacks. Um nome bem conhecido entre DTs é Ndamukong Suh. Estes são os dados para buscar na estáticas e pesquisar por nomes da posição.

Ainda para times que organizam a defesa em 4-3, os LBs têm funções diferentes: o OLB que alinha com o Tight End (TE) é o Strong LB ou “Sam”. Não os considero boas escolhas justamente pela disputa com TE; eles não são acionados frequentemente e, contra caras como Gronk, ficam em desvantagem. O cara para se atentar em times 4-3 é o Inside Linebacker (ILB), Middle LB ou “Mike”, e Luke Kuechly e Bobby Wagner são exemplos. Eles marcam o RB e tentam cobrir o gap A da linha ofensiva (espaço entre o Center e os Guards) tendo mais chances de realizar tackles.

Já times cujas defesas são montadas como 3-4 tem apenas um DT entre os DE. Este DT recebe o nome de Nose Tackle (NT) e tem a missão de atacar o Center e o Left Guard, ou seja, eles precisam ser grandalhões e disputam em 2 contra 1; na maioria não são grandes pontuadores. Os DEs também não pontuam muito no 3-4. Contudo, nesta disposição de defesa, os linebackers têm papel de destaque. Os OLB são os pass rushers nesta formação e têm maior probabilidade de marcarem pontos. Já os ILB pontuam da mesma forma que na formação 4-3 pois marcam o RB. Assim, um dos ILB marca o TE e outro o RB.

Quanto aos Cornerbacks (CB) e Safeties (S), eles pontuam ao combaterem o ataque aéreo, ou seja, passes defletidos ou interceptados são os dados a serem levados em conta. Para esta posição, pesquisar os expoentes ajuda bastante pois aqui a técnica e o atleticismo garantem a pontuação. Safeties tem uma vantagem para pontuarem em relação a CB por atuarem na cobertura da jogada, tem chance de analisar a rota percorrida pelo WR e a direção do olhar do QB antes de lançar e assim anteciparem jogadas com interceptações.

Uma palavra sobre formações defensivas. Alguém pode dizer “mas assisti uma partida e notei que havia somente dois jogadores com a mão apoiada, ou um só”. Existem formações híbridas como a Nascar que usa o dois DE no centro e nas pontas o LB (eles não estarão com uma das mãos apoiadas) ou a Nickel que reduz o número de LB acrescentando um Cornerback para combater um WR quando um time opta por atacar com 3 WR. São variações a partir de uma das duas formações básicas citadas.

Outro motivo de atenção é a confusão que nota-se em algumas bases de dados nas quais misturam-se os jogadores da linha defensiva (DT e DE) e LBs. Juntas, estas posições compõem o “front seven” da defesa e como analisam-se os mesmos parâmetros, eles podem estar misturados em uma dada fonte de dados estatísticos.

Da próxima vez em que assistir uma partida, dê uma atenção a como seu time se organiza na defesa: quem força mais o QB, quem combate melhor o avanço do WR adversário, se os Safeties evitam avanços longos… e adicione um motivo para gostar ainda mais do Futebol Americano!

*ACL – ligamento colateral anterior.

Fontes bibliográficas

  1. http://www.espn.com/fantasy/football/story/_/id/19681133/fantasy-football-idp-rankings-2017-espn-nfl-ranks-defensive-linemen-linebackers-defensive-backs-rookies
  2. Vick Boone Jr. Breaking down Defensive formations. (Disponível na amazon.com formato digital).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.