Olá pessoal! Hoje respondemos a pergunta do Igor d’Anciães sobre Superflex inaugurando a nossa FAQ!
Superflex é uma posição no fantasy na qual se pode usar qualquer posição de habilidade do ataque no fantasy (lembrando que o kicker é especialista): QB/RB/WR/TE. Então como analisar a situação? Vamos olhar os gráficos a seguir a respeito da temporada 2017:
Top 100 em Desempenhos Individuais
Embora os cinco maiores desempenhos individuais da temporada passada tenham sido de RBs (e Julio Jones),
Quando se analisa um escopo maior, no nosso caso, o top 100, vemos que a posição de QB domina o cenário com mais de 50% das aparições:
Se tirarmos a posição de QB, a proporção fica:
E se expandirmos a população para as 500 maiores atuações?
Top 500 em Desempenhos Individuais (Excluindo kickers)
Vejam que finalmente os tight ends aparecem, mas eles ainda não vêm ao caso (para efeito de curiosidade, apenas Rob Gronkowski e Travis Kelce repetem seus nomes no ranking). A proporção de QBs diminui, mas não perde a majestade, posto que supera – marginalmente – a soma das atuações de RBs e WRs somadas.
Sem os QBs, a posição de RB passa a ser dominante entre as 500 melhores atuações.
Falando apenas em números e probabilidade (em ligas padrão), a posição de QB fica extremamente valorizada, pois quando se pode usar dois QBs ao mesmo tempo, suas chances de obter 30+ pontos com apenas dois jogadores aumenta bastante (o piso do top 500 foi 15,7 pontos). Mais além: a sua posição de superflex basicamente pode abarcar o seu melhor QB (Rodgers, Wilson, Brady, Watson, Luck…), enquanto a posição fixa de QB pode ser aquela a ser explorada de acordo com o confronto semanal.
O Pro Football Focus já abordou a questão e mostrou que no draft dos seus especialistas, mesmo numa liga PPR os melhores QBs são buscados cedo, até na primeira rodada!
E aí, o que achou da nossa análise? Fala com a gente no Twitter e manda as suas perguntas também!
Oh Tio, e como fica a situação quando usamos 2 QB, sem ser superflex?
CurtirCurtir
No caso de 2QBs podemos analisar como se tem nas ligas comuns em relação a ter 2 RBs ou 2/3 WRs: a posição de QBs gera muitos pontos, o que lhe força a buscar dois bons titulares (e ao menos um reserva para a bye ou lesão inesperada, eu diria).
[UPDATE: 11:41] O que não quer dizer que se deva buscar QB tão cedo, já que o time titular e o resto do elenco são formados, na maioria, por RBs e WRs.
No Superflex você pode, ao menos, investir num RB/WR das duas primeiras prateleiras (ou Gronk/Kelce).
CurtirCurtir