Olá pessoal!
Consistência é um fator-chave para o seu sucesso no fantasy, tanto ou mais importante que draftar os jogadores mais recomendados ou buscar o último sucesso da waiver wire, pois o melhor elenco é aquele capaz de pontuar muito e várias vezes, aproximando você das vitórias importantes para seguir aos playoffs da sua liga!
Dito isto, hoje vamos apresentar a vocês um novo jeito de medir a consistência de um jogador no fantasy: o método dos quartis.
“Quar” o quê? Vem comigo que eu te explico!
A base deste método é um conceito da estatística: o quartil, que nada mais é que um quarto (1/4) de uma amostra populacional ordenada. Mas a imagem abaixo explica melhor o que é isso em termos de fantasy.
Uma vez entendido o que é um quartil, você já deve imaginar que, em cada balde, temos jogos ruins (1), regulares (2), bons (3) e ótimos (4). Nos dois primeiros baldes está a pior metade das pontuações feitas pelos jogadores de uma posição (QB, RB, WR, TE) num determinado período:
Enquanto isso, nos outros baldes, está a outra metade, ou seja, as maiores pontuações daquela posição:
Por fim, destacamos o balde 4, ou seja, as pontuações que são melhores que 75% de todas as pontuações avaliadas para a posição específica no período:
Com base nisso, podemos avaliar a consistência de cada jogador em relação aos seus pares de posição e dizer quais deles são mais interessantes para formar um time consistente de fantasy (que pontue bem em várias rodadas e leve o seu time para os playoffs da sua liga)!
Na Parte II, vamos demonstrar o método em ação com os melhores 100 jogadores de standard e PPR. E na Parte III, apresentaremos os jogadores de Elite entre 2015 e 2017, os mais presentes no balde 4 proporcionalmente, ou seja, que mais pontuaram acima dos 75% melhores resultados da sua posição nas últimas 3 temporadas!
Dúvidas? Já sabe: @BrFFootball!
3 comentários Adicione o seu