Consistência, Parte I, O Método

Olá pessoal!

Consistência é um fator-chave para o seu sucesso no fantasy, tanto ou mais importante que draftar os jogadores mais recomendados ou buscar o último sucesso da waiver wire, pois o melhor elenco é aquele capaz de pontuar muito e várias vezes, aproximando você das vitórias importantes para seguir aos playoffs da sua liga!

Dito isto, hoje vamos apresentar a vocês um novo jeito de medir a consistência de um jogador no fantasy: o método dos quartis.

“Quar” o quê? Vem comigo que eu te explico!

A base deste método é um conceito da estatística: o quartil, que nada mais é que um quarto (1/4) de uma amostra populacional ordenada. Mas a imagem abaixo explica melhor o que é isso em termos de fantasy.

Pegue todas as pontuações dos jogadores de uma posição e distribua igualmente nestes baldes (ex: para cada 100 jogos individuais, 25 em cada balde). Que jogador você quer no seu time? Aqueles nos 3 e 4!

Uma vez entendido o que é um quartil, você já deve imaginar que, em cada balde, temos jogos ruins (1), regulares (2), bons (3) e ótimos (4). Nos dois primeiros baldes está a pior metade das pontuações feitas pelos jogadores de uma posição (QB, RB, WR, TE) num determinado período:

Quanto mais jogos nos baldes 1 e 2, menos jogos satisfatórios (ou mais jogos insuficientes)

Enquanto isso, nos outros baldes, está a outra metade, ou seja, as maiores pontuações daquela posição:

Quartis 3

Por fim, destacamos o balde 4, ou seja, as pontuações que são melhores que 75% de todas as pontuações avaliadas para a posição específica no período:

Quanto mais jogos seu jogador possui no balde 4 em comparação a seus demais jogos, mais próximo da Elite ele é!

Com base nisso, podemos avaliar a consistência de cada jogador em relação aos seus pares de posição e dizer quais deles são mais interessantes para formar um time consistente de fantasy (que pontue bem em várias rodadas e leve o seu time para os playoffs da sua liga)!

Na Parte II, vamos demonstrar o método em ação com os melhores 100 jogadores de standard e PPR. E na Parte III, apresentaremos os jogadores de Elite entre 2015 e 2017, os mais presentes no balde 4 proporcionalmente, ou seja, que mais pontuaram acima dos 75% melhores resultados da sua posição nas últimas 3 temporadas!

Dúvidas? Já sabe: @BrFFootball!

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.