Fora do Pocket – Semana 12

em

Olá meus amigos, estamos passando pela semana 12 da NFL. Para algumas ligas, estamos no penúltimo jogo da temporada. Para outras, ainda teremos 3 jogos antes dos playoffs. Na maioria delas, o período de trocas expirou e você não terá alternativa além de recorrer à Free Agency para pegar aqueles jogadores que passaram a se destacar nos últimos jogos e terão peso para seu time nos playoffs.

Um fator a se considerar (e no fantasy,  isso passa “despercebido” por muitos, pois não aparece tão objetivamente na mídia, principalmente os que começaram a acompanhar há pouco tempo a NFL), é o quanto as linhas ofensivas contribuem para o sucesso dos seus times, principalmente no jogo corrido, mas de forma decisiva também no jogo aéreo. Afinal, quarterback que é muito pressionado e “sackado” não passa a bola ou vai ter dificuldades em passá-la, não é?

Times que têm uma OL de respeito costumam ter uma produção de jogo corrido e do seu ataque muito mais efetiva; isto aumenta bastante as chances de uma evolução positiva. Se você acompanha o FdP, já viu que “cada situação em campo reflete uma perspectiva de pontuação” e para o FFball cada chance de pontuação reflete uma possibilidade de seu time ir melhor naquela semana.

Mas como podemos inferir com esta questão das linhas, no fantasy, agora que tudo na temporada está tão avançado? Mais uma vez considerando todos os fatores que podem te beneficiar positivamente em um confronto.

Um grande exemplo desta semana: A OL de Minnesota está ranqueada em 29ª até a semana 10, deixou Kirk Cousins em saias justas em praticamente todo o jogo, permitiu sacks e 2 interceptações; anulou o jogo corrido de Minesota a quase zero.

Sabendo de dados como os Rankings das linhas ofensivas e que o Vikings iria enfrentar a melhor defesa da temporada, com Kahlil Mack vindo para cima do QB o tempo todo, seria o melhor momento para acreditar na efetividade deste ataque e em seus corredores? Seria a melhor semana para apostar em uma boa atuação de Cousins? Com certeza não!

É por isso que o jogo de proteção das linhas offensivas é extremamente importante e é fator decisivo em sua análise da melhor escalação para qualquer semana da NFL. 

Considerando estes fatores, entregamos as 10 melhores linhas offensivas do Ranking das linhas ofensivas até a semana 10, baseados no Profootball focus (PFF), um dos mais respeitados sites de análise sobre a  NFL : 

  1. Pittsburgh Steelers                                                             
  2. Green Bay Packers                                                             
  3. Tennessee Titans                                                                          
  4. Indianapolis Colts                                                                      
  5. Los Angeles Rams 
  6. Dallas Cowboys 
  7. Cleveland Browns                                 
  8. New England Patriots 
  9. Philadelphia Eagles 
  10. New Orleans Saints

Tomando por base o Ranking de OL e Defesas da NFL, temos os seguintes confrontos e jogadores como interessantes para a a semana 12 da NFL. 

JOGO CORRIDO

Apesar de uma semana 11 com poucos pontos,  James Conner vinha de uma suposta concussão e enfrentava uma defesa bem difícil com relação a running backs; os Jaguars têm sido muito fortes contra a posição. O jogo dos Steelers na semana 12 é mais interessante e a boa desenvoltura na proteção da OL deve garantir uma produção muito melhor a Conner, contra a defesa de Denver que não tem sido tão eficiente contra a posição.

Pelo lado dos Broncos, este é um jogo em que Phillip Lindsay terá a oportunidade de mostrar se realmente se transformou em must start na posição. O jogo vai ser duro, mas sua versatilidade em recepções pode garantir mais alguns pontos.

Patriots tem a oitava melhor linha ofensiva até a semana 10. Sony Michel volta de Bye com mais tempo para se recuperar de lesão. A boa OL contra uma defesa que é mediana com relação ao jogo corrido, associada a um game script favorável (o que aumenta a chance do time correr com a bola), faz do confronto um bom momento para Michel voltar a uma produção mais compatível com seu bom status de RB2. James White tem boas opções também, mas vejo uma leve tendência a favorecer o desempenho do Rookie.

Marlon Mack tem upside para estar entre os 10 primeiros RBs para o fantasy esta semana. No último confronto de Miami, a boa OL de Green Bay garantiu uma produção excelente a Aaron jones. Na semana 12, a dos Colts tem chances ideais de fazer o mesmo pelo seu RB.

Nick Chubb é outra das melhores apostas para a semana também. Com uma defesa péssima contra o jogo corrido, Cincinnati ficará vulnerável à proteção da linha ofensiva dos Browns e a tendência é vermos mais uma vez Chubb correndo solto, soltinho, para o abraço.

Mais uma combinação de bom Game script, uma boa OL e aumento de participação no esquema ofensivo, faz de Josh Adams outra opção interessante para a rodada com upside de bom nome para seu flex, principalmente em ligas maiores.

PASSES E JOGO AÉREO

Além de garantir uma boa proteção ao jogo corrido, a OL também precisa garantir uma proteção adequada e que proporcione tempo e condição para seu quarterback atuar.
Uma semana favorável para a OL de Cleveland, leva a uma boa oportunidade para utilizar Baker Mayfield mais uma vez como excelente opção de streaming na rodada. Se você tem Mahomes e Goff de Bye, esta é a chance.
Semana boa também para aproveitar um pouco de Jarvis Landry, que não tem sido tão proeminente quanto prometia no início do ano, mas pode ter um bom valor de RB2/Flex para o confronto. E para ver se Njoku volta a te dar um pouco (porque o teto é baixo) de alegria.
A OL de San Francisco tem favorecido Nick Mullens de forma eficiente, dando espaço para que ele possa lançar bolas. Tampa tem jogado aberto e deixado os QBs adversários desenvolverem o seu jogo. Mullens é, além de Baker,  outra opção bastante interessante de Streaming.
Considerando também que sua melhor arma, o destaque de TE este ano, George Kittle, terá um confronto também muito bom, esse dueto promete garantir bons pontos. Ainda temos como fazer alusão aqui para Marquise Goodwin e K. Bourne. Podem ter bom peso de  Flex e  em ligas mais profundas terão melhorado o seu valor na semana.
 A despeito de ser uma defesa forte contra QBs, Tennessee apresenta uma deficiência  contra os WRs. A grande vantagem de Houston num momento como esse está em ter um DeAndre Hopkins como principal jogador da posição.
A despeito disso, a dificuldade que o time apresenta em proteger o passe pode dificultar muito o trabalho de DeShaun Watson que, nesta partida, não poderá contar sequer com o jogo corrido para aliviar a pressão que sofre com esta OL, pois os Titans têm sido uma das unidades mais temíveis contra os corredores. De qualquer forma, o jogo vai ser duro para os dois lados.
Mariota ainda é uma dúvida e jogar com Blaine Gabbert será um down grade a mais.
Andrew Luck vem em sua saga de grande comeback player do ano, sua OL lhe protege bem e ele vem dos dois últimos jogos com mais de 20 pontos no fantasy contra defesas que vinham limitando bem a participação do QB.
Miami é uma defesa forte contra a posição mas, bem protegido e com um jogo corrido eficiente, Luck tem tudo para pegar os golfinhos de jeito e sair com uma vitória considerável, principalmente, explorando o slot, TE e passes para o RB. Não precisa nem dizer que T.Y. Hilton, Jack Doyle e Mack terão valor importante no processo.
Por fim, devemos ficar de olho no jogo entre Eagles e Giants. Em termos de OL, temos muito mais o que contar com Philadelphia. Tudo bem que a proficiência de Wentz ficou bem abalada com o último jogo. Mas o que dizer? Era New Orleans e a MVP saga de Drew Brees, dentro do Superdome! Vimos o que aconteceu com Matt Ice anteontem! Então, pegar os Giants em casa tem tudo para ser uma reviravolta.
Porém alguns fatores de preocupação devem ser levantados na medida em que a secundária do atual SB champion está destroçada, sem 4 dos seus jogadores principais. Já vem sendo sensível o quanto os Eagles têm sido vulneráveis ao jogo aéreo. Então, Eli é uma das opções vantajosas de Streaming da semana e com armas como Odell Beckham Jr e Sterling Shepard a propensão é que, pelo menos para o fantasy, os 3 tenham um bom upside.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.