Crônicas dos Confrontos – Semana 1 – Quarterbacks

em

Fala, galera!

A espera foi longa e tudo que qualquer fã da NFL espera nesse fim de semana é assistir football como se não houvesse amanhã, de preferência, com jogadores de fantasy para torcer, né?

Iniciando as crônicas dos confrontos, vamos conversar sobre os quarterbacks que podem fazer a nossa alegria no início da temporada. Para facilitar sua compreensão do texto, entenda “QB1” como um starter para a semana e “QB2” como um reserva, útil em ligas maiores (+16 teams) ou nas que precisamos escalar 2 QBs por equipe, ok? Simbora!

CHIEFS X JAGUARS

pat

No primeiro horário de domingo, assistiremos o MVP da temporada 2018, Patrick Mahomes, enfrentando uma das grandes defesas da liga. Por outro lado, Nick Foles fará a sua estreia pelos Jaguars, diante de um adversário que facilitou a vida dos quarterbacks no ano passado. O que pensar dessa partida?

Patrick Mahomes (QB1) passou para incríveis 50 TDs na temporada passada e foi um ativo importante no fantasy, mantendo uma consistência incrível de grandes pontuações. Nessa estreia, o matchup é ruim, mas esse é um dos caras que devem ser escalados sempre, independente do adversário. In Pat we trust!

Nos Jaguars, Nick Foles é um jogador que possui certo talento, mas que nunca foi constante no fantasy. Em seus tempos de Eagles, mesmo durante as lesões de Wentz, Foles nunca foi confiável para o fantasy e agora tem alvos não tão talentosos quanto nas temporadas passadas. Até diante da questionada defesa dos Chiefs, Foles não deve ser desconsiderado.

FALCONS X VIKINGS

ryan

A defesa dos Vikings não costuma facilitar a vida dos quarterbacks adversários e eu não vejo vida fácil para Matt Ryan (QB2) nesse confronto. Ano passado, somente 3 QBs fizeram mais de 16 pontos contra essa defesa e o alto risco me faz preferir evitar Ryan na maioria das ligas.

Aqui, uma situação interessante: Kirk Cousins entra em 2019 pressionado por resultados, enfrentando uma defesa que foi mal em 2018, mas que não é mais a mesma unidade sofrível que vimos na última temporada por contar com alguns “reforços” de jogadores que se machucaram e complicaram a vida da equipe durante o ano anterior.

Nesse desenho, captain Kirk (QB2) tem certo piso, apesar da expectativa de que esse seja um ataque mais balanceado com Dalvin Cook saudável e comandando o jogo corrido dos Vikings, o que faz com que Cousins seja uma boa opção em ligas a partir de 16 times.

TITANS X BROWNS

mayfield

Alguém ainda acredita em Marcus Mariota? Sempre cercado de lesões e atuações inconstantes, o QB titular dos Titans não nos permite confiar nas atuações dele há algum tempo e está completamente fora do radar até demonstrar sinal de vida.

Baker Mayfield (QB1) entra na season num hype absurdo graças ao seu desempenho na segunda metade da sua temporada de calouro, na qual passou para mais de um touchdown em 8 de seus 10 jogos e nos presenteou com algumas ótimas atuações.

Considero Baker uma opção sólida diante da boa defesa dos Titans, já que além das suas próprias habilidades, ele conta com uma coleção de ótimos alvos para distribuir o jogo e deve conduzir Cleveland ao primeiro triunfo nessa estreia.

BILLS X JETS

sam

Nessa partida, dois quarterbacks jovens, entrando em seu segundo ano da liga, mas que não trazem grandes perspectivas ao fantasy nesse fim de semana.

O atleticismo de Josh Allen impressiona em termos de fantasy, já que esse artifício é um diferencial muito relevante na pontuações de quarterbacks; ainda assim, os problemas de progressão e precisão seguem lá e Allen não é uma aposta segura na semana 1.

A defesa dos Bills já era absolutamente interessante em 2018 e costumava complicar a vida dos ataques adversários; como se isso não bastasse, adicionou o excelente Ed Oliver (DL) no início do último draft e deve incomodar ainda mais os passadores, o que acaba dificultando a confiança em Sam Darnold (QB2) aqui. Ele possui algum valor nas ligas muito grandes, mas o seu teto de pontuação não é lá essas coisas.

RAVENS X DOLPHINS

lamar

Estou apostando num salto de qualidade do Lamar Jackson (QB1) entrando em seu segundo ano da liga, evoluindo seu trabalho passando a bola e permanecendo explosivo quando corre com ela. Além disso, enfrentar os Dolphins em rebuild é tudo que você precisa para iniciar a temporada chutando a porta. Give me Lamar!

Um dos maiores personagens da liga, Ryan Fitzpatrick foi nomeado como o titular em Miami nas últimas semanas e conduzirá a equipe diante dos Ravens. Quem lembra do trabalho dele nas primeiras semanas do ano passado, viu o “FitzMagic” e pode pensar que escalá-lo é uma aposta interessante, mas adianto que não é.

O corpo de recebedores dos Dolphins é um dos piores da liga, a linha ofensiva também, a equipe está em clara reconstrução e enfrenta uma ótima defesa, ou seja, não escale Fitz por enquanto.

REDSKINS X EAGLES

carson

O ataque dos Redskins já não anima muito pelo fraco corpo de recebedores e, como se não bastasse, confirmou Case Keenum como starter na temporada. Além de tudo isso, a equipe não contará com o LT Trent Williams, complicando a vida de Keenum, que não deve ser nem cogitado para o fantasy.

Quando saudável, Carson Wentz (QB1) costuma entregar pontuações sólidas no fantasy e deve ir bem contra a boa defesa dos Redskins, que possui como principal ponto forte o seu front seven. Em 2018, Wentz passou para mais de 300 jardas e 2 TDs contra os Redskins na semana 13 e acho que podemos esperar algo nessa linha nesse domingo.

RAMS X PANTHERS

cam

Você sabia que, entre as semanas 13 e 17 do ano passado, Jared Goff (QB1) foi apenas o 22º QB no ranking de pontuação? Esse susto foi proposital para vocês perceberem que Goff não é tão confiável quanto parece. Por outro lado, ele tem um piso relevante, bons alvos e, apesar de não ser o quarterback dos sonhos, é um cara para ser escalado na maioria das ligas e que deve ir bem.

Depois de uma offseason conturbada por conta de uma lesão importante, Cam Newton (QB1) possui uma aura de desconfiança ao seu redor, já que passar por uma cirurgia nunca é algo confortável e esse procedimento fez com que ele, inclusive, precisasse adaptar sua mecânica de passe.

Particularmente, acredito na saúde de Newton, tenho ele em uma liga e vou escalá-lo nessa semana, assumindo o risco e apostando em seu teto.

COLTS X CHARGERS

rivers

A surpreendente aposentadoria de Andrew Luck se transformou em oportunidade para o seu antigo backup, Jacoby Brissett. Agora titular, Brissett pula de um dos bons QBs reservas da liga para um titular que ainda tem muito a provar na NFL. Portanto, nada de gracinhas com ele no fantasy até qualquer demonstração de piso.

Pelos Chargers, o veterano Philip Rivers segue na sua incansável busca por um título na liga, enquanto ainda possui fôlego e um bom time ao seu redor. Em termos de fantasy, vejo a ausência de Melvin Gordon como um fator negativo, pela tendência de aumento na quantidade de passes, o que pode tornar esse ataque previsível.

Por isso e por se tratar de um jogador já com 37 anos, Rivers limita-se ao valor de titular nas ligas maiores (entre o 15º e 18º no ranking da semana).

BENGALS X SEAHAWKS

wilkson

Nos Bengals, não tivemos muitas mudanças em relação à temporada passada: Andy Dalton no comando de ataque, sem A J Green (machucado) e protegido por uma linha porosa e com pouquíssimo talento. Até o retorno de Green, Dalton não deve ser considerado para o fantasy.

Favoritos no confronto, os Seahawks contam com Russell Wilson (QB1) para conduzir a equipe em busca de mais uma pós-temporada. Por um lado, RW não conta com tanto talento ao seu redor; tirando Tyler Lockett, D K Metcalf passou por lesões recentemente e ainda não deve ser profundamente aproveitado. Por outro lado, o confronto favorável me chama atenção e garante piso ao ótimo quarterback de Seattle.

GIANTS X COWBOYS

dak

Nos últimos anos o valor de fantasy de Eli Manning é sempre o mesmo, sendo um jogador somente para ser acionado em ligas maiores, numa ocasião bem circunstancial e específica. Não é o caso aqui.

Durante o ano passado, Dak Prescott engrenou para o fantasy e é uma opção a ser considerada na maioria das ligas, principalmente quando estiver diante de um confronto favorável, o que é o caso. New York possui uma defesa com alguns bons valores, mas muito jovem e Dak pode se aproveitar disso.

49ERS X BUCCANEERS

jameis

Alguns bons jogos no final de 2017, uma lesão grave em 2018 e uma pré-temporada, no mínimo, complicada em 2019. As dúvidas ao redor de Jimmy Garoppolo (QB2) são muitas e a verdade é que ele nunca se provou como um cara consistente para o fantasy (essa é uma variável fundamental no jogo). O confronto favorável torna Jimmy G um “boom or bust” nessa partida, mas se eu tivesse opção, escolheria evitá-lo.

A chegada de Bruce Arians como HC dos Buccs anima demais quando avaliamos as perspectivas do Jameis Winston (QB1) para a season. Em seu 5º ano de carreira, Winston tem muito a provar na NFL. Porém, no fantasy, o jogador é subestimado e costuma entregar boas pontuações na maioria das partidas. Diante dos 9ers, não deve ser diferente.

LIONS X CARDINALS

kyler

Os Lions costumam possuir uma amplitude de performance, oscilando bastante entre partidas realmente boas e jogos absolutamente decepcionantes. Nesse cenário, Matthew Stafford é causa ou consequência dos problemas? De uma forma ou de outra, me preocupo com o baixo piso e não aconselho a escalação de Matt.

A pré-temporada do calouro sensação Kyler Murray (QB2) foi bem estranha, né? Vimos pouco de suas virtudes e muito dos problemas do ataque dos Cardinals, principalmente a deficiência na linha ofensiva.

Dito isso, prefiro esperar para ver como Murray se comportará diante dessa situação antes de indicá-lo para o fantasy como um starter seguro.

STEELERS X PATRIOTS

ben

O primeiro Sunday Night Football do ano será um jogaço! Steelers e Patriots se enfrentam num duelo importante na batalha da AFC.

Para iniciar a análise, preciso pontuar que Ben Roethlisberger (QB1), fora de casa, sempre preocupa um pouco. Além disso, prefiro ver como o novo ataque dos Steelers, agora sem Antonio Brown e com Juju como WR1, se desenvolverá. Naturalmente, Big Ben possui certo piso e, em ligas maiores, é opção relevante e deve entregar uma atuação digna.

A aposentadoria de Gronkowski, o avanço em sua idade e a lesão de N’Keal Harry, WR escolha de primeira rodada, somados ao 2018 inconsistente no fantasy, me assustam quando penso em Tom Brady (QB2).

Sim, Brady terá boas semanas, mas vejo um 2019 também inconsistente para ele e essa incerteza me faria escalá-lo apenas em ligas com mais de 16 times em que a escassez na posição seja considerável.

TEXANS X SAINTS

watson

Abrindo os trabalhos na segunda-feira, um duelo que coloca, frente a frente, dois grandes QBs da NFL e que são ótimas opções para o fantasy nessa semana.

Mesmo cheio de problemas ao seu redor (WRs machucados e um trabalho patético da sua linha ofensiva), Deshaun Watson (QB1) vem de um ano muito interessante de fantasy football e com uma promessa de explosão agora. Contra os Saints, deve ter o seu corpo de recebedores titular em campo e a linha promete evolução na proteção ao passe, o que o coloca no topo dos QBs nessa abertura.

Ok, Drew Brees não é mais um quarterback elite para o fantasy, a idade chegou e, com ela, a oscilação. Sobre o confronto, a defesa dos Texans me gera uma certa desconfiança e entendo Brees como uma opção muito interessante para ser escalado.

BRONCOS X RAIDERS

carr

Em novos ares, Joe Flacco, adianto, é alguém a ser evitado. Mesmo nos Ravens, Flacco se acostumou a ser uma opção pouco confiável no fantasy e, comandando um novo ataque, prefiro esperar um possível salto positivo (não que eu acredite nisso) antes de pensar nele para qualquer coisa.

Tem muita confusão rondando os Raiders e isso afeta, diretamente, as perspectivas de produção de Derek Carr. Fora de casa, contra a defesa dos Broncos, não dá pra escalar Carr quando imaginamos a linha defensiva o pressionando (todos nós sabemos dos problemas dele nesse tipo de situação).


Sobre os quarterbacks, fico por aqui! Não deixem de conferir as crônicas do jogo corrido e do jogo aéreo, ok? Lembrem-se que estamos por aqui para tirar qualquer dúvida nessa e em todas as semanas da temporada. Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.