Força do Calendário – Semanas 9-16

Olá pessoal! Vocês já estão se preparando para as rodadas de playoffs? Não? Então comece a pensar nisso agora, e com nossa ajuda! Bem-vindo à Força do Calendário!

Valores Absolutos

Força do Calendário em Valores Absolutos.

Em valores absolutos, ou seja, a soma de pontos cedidos pelos adversários dos respectivos times, chegamos a valores que estabelecem as franquias no rank de “facilidade” supracitado.

Com exceção da defesa, os 49ers, os Panthers, os Bears e os Jets estão no top 8 das posições analisadas.

Os Raiders são vantajosos em todas as posições exceto TE e K (neste último ele está no top 10, no entanto).

Os Steelers são top 11 em todas as posições.

A defesa dos Patriots deve ter uma segunda metade da temporada mais complicada, na medida em que enfrenta times com bons ataques e/ou linhas ofensivas (à exceção de Cincinnati, os demais têm plenas condições de pontuar e bem).

Os adversários de New England são um fator complicador para a defesa que vem sendo avassaladora.

Média Geométrica

A Força do Calendário em valores absolutos não considera times que ainda terão semanas de bye, o que naturalmente reduz o teto de pontuação numa soma simples de projeções. Assim temos mais uma perspectiva a explorar: a média.

Mas não qualquer média, pois a aritmética privilegia valores mais altos e a harmônica os mais baixos. Sendo assim, avaliaremos a Força do Calendário pela Média Geométrica, que privilegia os valores centrais de um conjunto. Dessa forma, eliminamos as anomalias (valores muito altos ou muito baixos) e analisamos um cenário mais comum à vista.

Força do Calendário sob a Média Geométrica.

Um exemplo claro de que é importante analisar o calendário sob mais de um prisma são os New York Giants: em valores absolutos, eles são o 18º melhor time, ou 15º pior, para RBs (leia-se Saquon Barkley) no fantasy daqui pra frente.

Eles enfrentarão grandes defesas contra a corrida como Dallas, NY Jets, Chicago e Philadelphia, além de ter uma semana de bye, vide imagem a seguir:

Calendário dos Giants daqui até as finais do fantasy.

No entanto, a média geométrica eleva os G-Men para a 8ª posição, considerando os bons confrontos contra Green Bay, Miami e Washington, além de desconsiderar a semana de bye no cálculo.

No sentido inverso estão os Ravens (28º) e Cowboys (23º) para seus wide receivers: ambos caem 14 posições quando comparamos com os valores absolutos pois, além de já terem deixado a bye para trás, enfrentam diversas secundárias com bons nomes (Gilmore, Sherman, White, Adams, Ward para Baltimore; Waynes/Rhodes, Slay, Gilmore, White, Fuller/Amukamara para Dallas) e pass rushes de respeito (entre 49ers, Vikings, Patriots, Rams e Bears).

Baltimore e Dallas não terão vida fácil enfrentando secundárias adversárias.

Nas próximas semanas continuaremos a mostrar as duas tabelas para sua análise e ponderação. Estaremos aqui para tirar as dúvidas de vocês e lhes ajudar a chegar nos playofffs e vencer suas ligas de fantasy! Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.