Salve, meus amigos! Nossa retrospectiva está chegando ao fim mas com muita alegria de produzir tanto conhecimento novo! É pra vocês que dobramos as mangas e fazemos a diferença pro Brasil jogar mais e melhor esse jogo que amamos!
Mas chega de conversa fiada: nessa “engenharia reversa” que estamos fazendo (dos pontos às suas origens), viemos parar em outra análise inédita: consistência em snaps! Loucura, não é? A gente adora essas loucuras mesmo!
Pois é, meu povo: no fantasy, a gente só procura jogador que vai pra campo, senão o zero é garantido! E quem é que está frequentemente em campo? É essa pergunta que vamos responder aqui e agora!
Metodologia
Em mais uma aplicação dos conceitos de Clutch Factor e Clutch Rate de Bob Lung, vamos observar o quão presentes em campo os jogadores estiveram em relação aos jogadores de suas respectivas posições. Nas imagens abaixo, você confere os parâmetros bem como as instruções para leitura dos quadros!
Quarterbacks
Tirando o fato de que estar em campo é importante para um QB marcar pontos, podemos ver que snaps e fantasy points não são necessariamente grandezas diretamente proporcionais.
Ou seja, você deve sim contar com um QB que tenha muitos snaps (Wentz, Winston e Prescott estão entre os 10 maiores pontuadores de 2019). Mas isso não significa que ele vá pontuar bem todo jogo, vide Lamar Jackson, Deshaun Watson, Josh Allen e Kyler Murray, que não foram consistentes, mas apareceram no top 10 de pontos.
Running Backs
Aqui a brincadeira começa a tomar corpo e percebemos que mais snaps aumentam as chances de boa pontuação, como pode ser visto na correlação a seguir (0.93):

Snaps são muito importantes para RBs, posto que, dos 20 maiores pontuadores em PPR, apenas 2 (White, Lindsay) foram inconsistentes em nossa análise de snaps, pesando contra eles atuar em comitês.
Foram “Elite” os 9 primeiros RBs do quadro (de CMC a Aaron Jones), além de Kamara e Henry, todos nomes carimbados e que dificilmente passarão da 3ª rodada de draft sem ser convocados!
Wide Receivers
Se para running backs estar em campo é importante, imagine para wide receivers! Afinal de contas eles brigam muito mais por volume, estando em formações de 2 até 5 wideouts ao mesmo tempo em campo! E percebemos na correlação snaps x pontos (0.91) o quanto isso pesa no desempenho de um recebedor:

Os maiores destaques de presença constante em campo foram: Allen Robinson, Tyler Boyd, DeAndre Hopkins, Chris Godwin, Mike Evans e Christian Kirk!
Tight Ends
Entre tight ends, o panteão formado por Kelce, Ertz e Kittle (e por que não dizer Waller) foi impressionantes também na consistência com que estão em campo e fazem a correlação snaps x pontos ser alta (0.82):

O que atenuou o valor da correlação foram as pontuações de Mark Andrews, Jared Cook e Tyler Higbee, bem menos presentes em campo mas que pontuaram bem ainda assim, mas são claramente fontes ruins de consistência de fantasy points!
Seus respectivos colegas, Nick Boyle, Josh Hill, Gerald Everett, quando não estão ocupando snaps de corrida (bloqueando), estão roubando potenciais alvos de passes.
Quem não está em campo, não pega na bola, portanto não pontua! É com esse sentido que precisamos buscar valor nos drafts, trocas e waiver pickups! Aqui buscamos mostrar os jogadores mais confiáveis no quesito presença em campo.
Com essa informação, além das nossas análises de volume e consistência de pontuação (e todos os materiais que publicamos), espero que vocês se tornem jogadores cada vez melhores!
Obrigado pela leitura e até o próximo estudo!
1 comentário Adicione o seu