5 Jogadores para Ficar de Olho no Seu Draft

em

Boa tarde senhoras e senhores! Meu nome é Derick e serei mais um dos colaboradores do Brasil Fantasy Football que trazem dados e curiosidades que lhes ajudarão no dia do draft.

Hoje destacarei cinco jogadores que não estão nos holofotes mas que poderão te ajudar a ganhar a sua tão sonhada liga. São eles: Diontae Johnson (WR – PIT), Alexander Mattison (RB – MIN), Michael Pittman Jr. (WR – IND), Gardner Minshew (QB -JAX) e Mike Gesicki (TE – MIA).

Diontae Johnson – WR (23 anos)

Kirby-Lee USA TODAY Sports

Apesar de o ataque dos Steelers ter sido o 31º time em passes e jardas, e o 29º em passes para TD, muito devido às lesões dos QBs, Diontae foi um dos destaques como rookie:

  • Média de 2,39 jardas de separação (1º no quesito), o que o ajuda a ficar em posição favorável para receber passes;
  • Junto com Deebo Samuel (WR – SF) forçou 18 tackles errados, ficando atrás apenas de George Kittle (TE- SF) quando comparado com WRs e TEs;
  •  Mesmo os Steelers não terem aparecido muito na Red Zone nesta temporada, nosso WR teve 100% de aproveitamento em recepções (4) dentro das 10 jardas, além de 15,9% de target do time nessa faixa do campo;
  • Fez parte do “special team” com média de 12,4 jardas por retorno e 1TD
  • “Big Ben” é um dos QBs com maior precisão nos passes para o canto esquerdo do campo, área em que Johnson está mais presente.
  • Terminou a temporada com mais pontos que nomes mais conhecidos como, por exemplo, Golden Tate, Marquise Brown e Sammy Watkins.
  • Apenas 2 rookies tiveram mais Targets que Diontae (92): Terry McLaurin (93) e DK Metcalf (100).

Com a volta de “Big Ben”, Diontae, assim como Juju e todo ataque dos Steelers, deverá ter uma melhora significativa em seus números. Além disso, o nosso WR – com ADP de 117,2 até o presente momento – jogou com uma lesão na virilha desde a semana 2.

(Not so) BOLD PREDICTION: Para mim, D. Johnson deverá terminar no TOP 30 WR.

Alexander Mattison – RB (21 anos)

Foto por Hannah Foslien/ Getty Images

Não é segredo nenhum que é sempre bom ter o reserva imediato do seu grande RB, ainda mais quando ele não consegue terminar uma santa temporada completa (Sim, Dalvin Cook, é você mesmo garoto)… Para piorar, imagina se ele quiser tirar um ano sabático (ou Holdout para os mais íntimos) se não pagarem uma baita grana? (continua sendo você Cook). Aparentemente, só isso já é um motivo e tanto para draftar o Mattison, mas “torcedores, calma”:

O Holdout pode acabar nem acontecendo já, segundo Nick Shook da NFL.com, “o novo CBA (collective bargaining agreement) faz com que seja virtualmente proibitivo para um jogador no lugar de Cook realmente seguir com um holdout” já que Dalvin não conseguiria estar nos requisitos para ser um “unrestricted free agent”, o que faria com que os Vikings poderiam colocar uma “first-round restricted tender” ao invés de uma “franchise tag”, cujo valor (entre 4 a 5 milhões de dólares) seria muito menor.
Mas voltando ao Mattison, apesar de reserva, quando atuou mostrou bons números:

  • Teve uma média de 4,62 jardas por carregada;
  •  80% das corridas para ganho de jardas;
  • Ganho de 2,7 jardas após o contato;
  • Em 13 jogos participou de 216 snaps (contra 715 de Cook), teve 100 corridas para 462 jardas e 1 TD além de 13 targets (10 recepções) para 82 jardas;
  • Dalvin Cook, desde que iniciou sua carreira na NFL, nunca completou uma temporada regular em sua totalidade (4 jogos em 2017, 11 em 2018 e 14 em 2019).

Com ADP de 81,4, Mattison é um bom pick nessa faixa do draft ainda mais se seu titular resolver não jogar a próxima temporada. Em Dynasty, caso o tenha, seria uma boa oferecê-lo para os donos do Cook já que seu valor aumentou consideravelmente.

BOLD PREDICTION: Para mim, caso Cook se machuque ou não jogue essa temporada, Mattison pode trazer números de TOP 25 RB.

Michael Pittman Jr. – WR (22 anos)

Foto por Brian Rothmuller Icon Sportswire / Getty Images

Com uma classe absurdamente talentosa no que se diz respeito a WR (vide Ceedee e Jeudy), temos aqui o pick 34 de 2020. Os Colts que não tinham seu pick 1, utilizaram o pick 2 dos Redskins (da trade envolvendo Montez Sweat – DE) para draftar o garoto de USC, que em 13 jogos teve 101 recepções para 1.275 jardas e 11 TDs (em 2019).

O Rookie promete ser um excelente jogador e chega para brigar com Zack Pascal, que possuiu a maior participação nos snaps do time (809) para a posição de WR na temporada passada. Se, por um lado, Pittman tem um tamanho (1,93m) semelhante aos últimos WRs de sucesso que trabalharam com Philip Rivers (QB) como Keenan Allen (1,88m) e Tyrell Williams (1,93m), por outro lado, o que pode pesar contra é a incógnita por trás do QB que, em seu último ano nos Chargers, não ofereceu números tão animadores.

Para ligas Dynasty, com a idade pesando para T.Y. Hilton (além das lesões), Michael Pittman (ADP 161,0) pode ser o futuro de Indianápolis tornando-o um nome interessante na sua watch list.

BOLD PREDICTION: Para mim, Pittman termina a temporada entre os 5 melhores WR rookies.

Gardner Minshew – QB (24 anos):

Douglas DeFelice USA TODAY Sports

O 4º jogador na nossa lista deveria ser draftado tão somente pelo seu bigode de respeito.  É… Ainda não te convenci? Temos que nos basear em números e dados?

Ah sim, claro…

Minshew começou a temporada passada após seu titular ter se machucado ainda na semana 1 contra os Chiefs e, de lá pra cá, só não jogou em 2 jogos (semana 11 e 12), tendo os seguintes números: 285 passes completos (60,7% dos tentados) para 3.271 jardas, 21 TDs e apenas 6 interceptações. Não apenas isso, mas também correu para mais jardas (344) que o nosso querido Russel Wilson (342).

Nosso Bigodón ainda lançou para 10 TDs sob pressão empatando com Dak, Wentz, Russell e Lamar (1º nesse quesito na NFL 2019). Outro fato interessante é que Minshew foi o QB com melhor aproveitamento em passes de play-action (76,1%) além de ter a 4ª melhor nota de QB na Red Zone, segundo a PFF.

Por fim, com base em desempenho, foi o segundo melhor QB rookie da temporada, atrás apenas de Kyler Murray (16 jogos).

Gardner acaba sendo um excelente nome para sua liga Dynasty caso necessite de um QB nas rodadas finais (ADP de 191,0) ou ao menos de um bom backup.

BOLD PREDICTION: Para mim, nosso Bigodón termina entre os 15 melhores QBs.

Mike Gesicki – TE (24 anos)

Foto por Brynn Anderson

Que o Miami foi devoto do “Tank for Tua” e, simplesmente jogou por jogar durante várias semanas, isso todo mundo sabe. Apesar disso, tivemos bons destaques nos golfinhos. Entre eles, o Tight End Mike Gesicki.

Mike foi draftado em 2018 depois de um bom combine, porém não obteve o mesmo destaque – como a maioria dos TEs que ingressam na NFL.  Ano passado, entretanto, já sem Adam Gase, o TEmostrou números promissores com 89 targets (51 recepções), 570 jardas, participação em 65% dos snaps e 14,6% de target share, uma média de 5,6 targets por jogo além de 5 TDs tornando-se o TE12 (em PPR).

Para esse ano, Mike pode melhorar ainda mais: os números do ano passado junto com novos jogadores – principalmente as adições na OL e um QB promissor via draft – são fatores animadores para fazer o time ser competitivo em sua divisão e consequentemente melhorar sua pontuação no Fantasy. Por outro lado, parte desses números de 2019 se deve à lesão de Preston Williams durante a temporada cujos targets foram absorvidos pelo TE e por DeVante Parker.

No geral, para 2020 deverá ser um TE bem presente no jogo de Miami e relativamente consistente. Seu ADP: 132,9.

(Not so) BOLD PREDICTION: Para mim, Mike deverá terminar no TOP 10 TE.


Com isso concluímos uma breve análise de jogadores que podem surpreender e que estão disponíveis do meio para o final dos drafts.

Qual a desses nomes você draftaria? Quem você acredita que surpreenderá esse ano? Conte para a gente!

Fontes: Rotowire, PFF, NFL.com e playerprofiler.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.