On the Clock: RB ou WR? E agora?

em

Boa noite, senhoras e senhores. Já estamos em julho e extremamente ansiosos pelo retorno da nossa querida NFL.

No capítulo de hoje, levo até vocês o grandioso “EMBATES DAS POSIÇÕES NAS PRIMEIRAS RODADAS DO DRAFT” (imaginem uma música de ação tocando ao fundo)!

Independente do formato da sua liga ou posição do seu draft, sempre vem àquelas dúvidas: “será que pego esse WR na 1ª rodada?” “Aquele TE poderia ser uma boa também” “Se eu pegar tal RB na primeira, pego outro na 2a rodada ou vou atrás de um QB top?”. Pensando nisso, resolvi comparar os TOPS QB (25), RB (50), WR (75) e TE (25) com base na pontuação do ano passado (Sleeper Standard para motivos de comparação).

Ao passar todos os dados para um gráfico, temos o seguinte resultado:

Quarterbacks

Observa-se que, com exceção do QB 1 (Lamar), não há grande variação entre o QB 2 e QB 5, em seguida, há uma queda de Tier, formado pelo QB 6 até o QB 12 e por fim um último tier do QB 13 ao 25.

A diferença de pontuação do QB6 (em 2020, ADP 56,9, Dak Prescott, 4ª rodada) e do QB 12 (em 2020, ADP 98,2, Baker Mayfield, 8ª rodada) foi de apenas 21,6 pontos. Tal diferença faz com que haja cada vez mais adeptos da estratégia de “LATE QB” já que na 4ª rodada ainda existam no board excelentes nomes para a posição de WR por exemplo.

Wide Receivers vs Running Backs

Devo priorizar WR ou RB no início do draft?” Bem… De acordo com o gráfico existe um salto maior entre os RBs do que os WRs conforme tabelas abaixo:

PosiçõesΔ pts
 Δ RB 10 – 1524
Δ RB 10 – 2041
ΔWR 10 – 2018
ΔWR 10 – 2532
Tabela Variação de pontuação entre os RBs e WRs
PosiçãoPontuação final 20192020 ADP
RB 10Saquon BarkleyJoe Mixon (12.1)
RB 15Miles SandersAustin Ekeler (26.5)
RB 20Raheem MostertMark Ingram II (34.7)
WR 10DeAndre HopkinsAmari Cooper (26.4)
WR 20Michael GallupRobert Woods (50.3)
WR 25Tyler BoydMarquise Brown (137.0)
Tabela 2: Nome dos RBs e WRs do ano passado e ADP 2020 das posições

Perceba que a diferença de pontos entre o RB10 e 15 foi maior (24 pts) que a diferença entre o WR10 e 20 (18 pts).

A linha de tendência dos RBs (gráfico) tem queda MUITO mais acentuada do que a tendência dos WRs tendo sua intersecção na posição 39, ou seja, até a posição 39, RBs pontuaram mais que WRs. Obviamente que a comparação se deve no mesmo número da posição – um WR 10 (164 pts) pontuou mais que o RB 19 (162 pts), porém, menos que o RB 10 (192).

OBS: Essa comparação está sendo feita considerando uma liga standard; para ligas PPR, por exemplo, essa diferença é menor – portanto, é PRIMORDIAL conhecer a regra de pontuação da sua liga ANTES do draft.

Além disso, para o draft 2020, existem muito mais opções sólidas e confiáveis para a posição de WR no meio do draft (4ª, 5ª e 6ª rodadas) – em parte, devido ao bom desempenho dos rookies do ano passado, excelente classe de recebedores deste ano, além de uma melhora nos QBs da liga no geral – enquanto a posição de RB, apesar dos rookies caírem em bons lugares e maioria da classe de 2019 terem mostrado resultados positivos, ainda existem muitas dúvidas em volta de nomes importantes como, por exemplo, Gurley, Gordon, Bell, Conner, Chubb, Hunt, Carson e David Johnson.

Para mim, nas duas primeiras rodadas, draftaria os melhores RBs disponíveis, em seja pela escassez de nomes sólidos na posição, seja por saber que os meus adversários da liga que participo costumam também draftarem mais RBs nas primeiras rodadas – Com isso, temos a segunda observação:  Conheça os seus adversários e as estratégias que costumam fazer; quem é mais suscetível à trades, quem costuma apostar mais em rookies e quem segue um draft voltado a consistência.

Tight Ends

Assim como a posição de QB, para esse ano temos um bom depth com nomes como Austin Hooper (APD 87,1), Tyler Higbee (132,0) Mike Gesicki (133,3) Will Dissly se saudável (159,5), além da “santíssima trindade” Kelce, Kittle e Andrews (ou Ertz se preferir) que você sabe o que esperar por eles, mas terá que gastar um capital de draft alto.

Portanto de forma resumida, tente agarrar a sua dupla de RBs o mais rápido possível pois há uma grande discrepância de pontos entre eles, enquanto isto não é observado entre os WRs, TEs e o QB6 em diante em uma liga redraft. Diz aí: O que achou dessa análise? Qual sua dupla de RBs e WRs favoritas? Abriria mão de RB1s por WR1 e QB1?

Nos vemos na próxima análise 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.