Menu fechado

Valor de Troca para a Semana 4

Adentramos em mais uma semana da temporada 2023 da NFL e de nosso tão amado Fantasy Football. Já estamos na semana 4 e como sempre gostamos de salientar, a temporada passa rápido, em um piscar de olhos, por isso aproveite e deguste cada momento deste esporte que tanto gostamos.

No “jogo dentro do jogo” a situação é bem similar. Já são quatro semanas de disputa e quem começou o ano bem e vencendo precisa se manter na parte de cima da tabela para logo “carimbar” uma vaga nos playoffs. Quem está lá embaixo e começou com derrotas, precisa finalmente “acordar” e buscar uma recuperação antes que seja tarde.

Pensando na sequência da temporada do FF, a equipe do Brasil Fantasy Football resolveu preparar uma lista de bons nomes para você tentar buscar em uma bela troca antes da bola oval subir para os jogos de da semana 4, afim de fortalecer seu time visando os objetivos desta rodada e da sequência da competição.

A ideia é bem simples. Iremos separar os nomes para se vender na alta, os chamados sell high e os nomes que você precisa aproveitar para comprar na baixa, ou como dizem na gringa, buy low.

Essa semana a ideia será um pouco diferente. Além das clássicas dicas para ligas Redraft PPR, iremos separar alguns nomes para você buscar, ou “se livrar” em ligas Dynasty.

Dito isso e sem mais delongas, vamos aos nomes escolhidos da semana!

JOGADORES PARA COMPRA

Austin Ekeler, RB

A dica inicial da semana é de um dos melhores running backs de toda liga. Austin Ekeler começou o ano cheio de hype e colocado no top-5 de melhores jogadores para serem draftados, obviamente devido aos bons desempenhos em 2022 e 2021.

Na semana 1, a expectativa se tornou realidade e Ekeler foi muito bom. No entanto, o RB dos Chargers se machucou e desde então não jogou mais “ligando o sinal de alerta” para GMs que usaram sua pick 1 para selecioná-lo.

Não se sabe exatamente se Ekeler estará de volta ao time na semana 4, mas a tendência é que ele perca mais tempo e volte apenas depois da bye week do Los Angeles Chargers, na semana 6.

Boa chance para se aproveitar de quem está “desesperado” com a ausência de Ekeler para tentar reforçar seu time com esse excelente nome.

Zay Flowers, WR

Uma dica valiosa tanto para ligas redrafts, mas sobretudo sendo nosso primeiro nome escolhido para você buscar em sua Dynasty. Zay Flowers não está indo mal, longe disso. Foram três semanas consistentes para o calouro até aqui.

Porém, os números do wide receiver dos Ravens foram caindo semana pós-semana, algo normal por se tratar de um novato na liga e também pelo fato que no jogo de estreia do ano Baltimore não contou com Mark Andrews, que sem sombra de dúvidas segue sendo o alvo número 1 do ataque comandando por Lamar Jackson.

Com os números de Flowers dando uma sutil abaixada da semana 1 para a semana 3, fica uma boa oportunidade de tentar “buscar” o jogador para seu time. A tendência é que ele cresça com o tempo e renda bons frutos já em 2023. Mas para Dynasty, a opção é ainda mais interessante e duradoura.

Saquon Barkley, RB

Mais um nome que começou o ano como um dos maiores de sua posição e que foi, sem dúvidas, escolha de primeira rodada da grande maioria dos drafts de ligas Redrafts.

Barkley sofreu nos dois primeiros jogos com um ataque que deixou, e muito, a desejar. A linha ofensiva do New York Giants é praticamente nula até aqui e sem a devida proteção, tanto Barkley quanto o QB Daniel Jones não foram bem.

Para piorar, Saquon se machucou na semana 2 contra o Arizona Cardinals e foi desfalque dos Giants no duelo da semana 3, contra o San Francisco 49ers. Ainda não é certo que retorne aos gramados para o jogo da semana 4 contra o Seattle Seahawks, que acontece na segunda-feira (2).

Oportunidade para aproveitar quem precisa de vitórias para tentar “comprar” um dos melhores RBs de toda a liga com preços mais acessíveis.

Darren Waller, TE

Outro nome que sofre devido a inoperância do ataque dos Giants no começo da temporada 2023. Waller foi contratado pela franquia de Nova York para ser o grande recebedor do ataque comandado por Daniel Jones. Na realidade, ele foi a única grande contratação do time que chegou surpreendentemente ao Divisional Round da temporada 2022.

Saúde à parte, Waller se provou um ótimo recebedor em seus tempos de Las Vegas Raiders, mas na até agora “bagunça” dos Giants, pecou até com alguns drops no duelo da semana 3 contra os 49ers, algo raro para um jogador deste calibre.

Apesar dos diversos problemas na linha ofensiva dos Giants, é bem possível que o time melhore de desempenho com o tempo e Waller tende a seguir como maior recebedor da equipe e pode crescer. Ótimo tight end para tentar “pegar” para seu time.

Calvin Ridley, WR

Calvin Ridley foi contratado para ser o WR1 dos Jaguars e chegou ao time cheio de expectativas. Jacksonville fez excelente temporada 2022 e Trevor Lawrecence levou a franquia ao Divisional Round, onde a equipe acabou derrotada pelo Kansas City Chiefs, mas para 2023 manter a base e trazer um jogador do calibre de Ridley parecia uma ótima solução para “aumentar o poder de fogo” do ataque.

Na semana 1 as expectativas se tornaram realidade e Ridley passou das 100 jardas, anotou um TD e mostrou excelente conexão com “Sunshine”. Entretanto, nos duelos da semana 2 e 3 o ataque dos Jaguars simplesmente ruiu, Lawrence passou a ser alvo de algumas críticas na imprensa americana e somando as duas atuações, Ridley chegou a somente 72 jardas, sem anotar touchdowns.

Nível para crescer sabemos que tanto Ridley quanto o ataque de Jacksonville têm. Portanto, segue aqui uma excelente dica para “comprar” na baixa.

Joe Burrow, QB

Um dos quarterback elite tanto da NFL quanto do “jogo dentro do jogo”, Burrow até o momento não decolou. Convivendo com uma lesão na panturrilha, o QB dos Bengals fez três jogos bem abaixo do esperado com a equipe perdendo nas semana 1 e 2 e conseguindo a primeira vitória na semana 3, muito devido a boa defesa e ao jogo terrestre.

Tudo bem que no duelo da última rodada contra o Los Angeles Rams, Burrow já mostrou um pouco daquele entrosamento incrível com seu principal recebedor Ja’Marr Chase, porém ainda muito aquém do Burrow que conhecemos.

Duvido muito que os Bengals permaneçam em má fase por muito tempo e a volta por cima da equipe passa pelo crescimento de Joe Burrow. Aposta interessante para a posição de QB, seja em ligas Redrafts PPR quanto em ligas SuperFlex.

JOGADORES PARA VENDA

Raheem Mostert e DeVon Achane, RBs

Vamos começar a lista das vendas com uma dupla de RBs, do Miami Dolphins. O que vimos os Dolphins fazerem com os Broncos na semana 3 foi algo surreal e até de certa forma inimaginável.

Foram 70 pontos para o ataque de Miami contra uma defesa que está longe de ser terrível. Falando de Mostert e Achane, foram oito TDs combinados para a dupla de RBs, sim, OITO touchdowns sendo quatro de cada running back. Surreal, não é mesmo? Mas em números isso fica ainda mais impressionante.

Achane correu 18 vezes com a bola, para 203 jardas e dois TDs por terra, além de quatro recepções para 30 jardas e dois TDs aéreos. Mostert teve 13 carregadas para 83 jardas e três TDs por terra, com sete recepções para 60 jardas e um TD. A dupla “explodiu”, mas ficam alguns questionamento a serem feitos.

Miami tem até o momento um dos grandes ataques – se não o melhor – de toda liga. Mas vai manter esse domínio e esse alto volume? Mesmo que mantenha, a dupla seguirá “voando” como comitê ou um dos dois irá assumir a condição de titular e o outro terá uma queda brusca de produção? Se um assumir, quem será?

Vale lembrar que os Dolphins não contaram com Jaylen Waddle no jogo contra Denver e que voltando ao time, o WR é mais uma arma que pode fazer com que a produção dos RBs diminua. Aqui a dica é vender os dois na alta e trazer bons valores para somar ao seu time ao invés de arriscar.

Adam Thielen, WR

O veterano Adam Thielen vem de uma partida arrasadora contra o Seattle Seahawks. Sem o QB titular Brice Young em campo, o veteraníssimo Andy Dalton assumiu a condição de titular e usou Thielen como sua bola de segurança na partida.

O wide receiver dos Panthers apareceu com 11 recepções para 145 jardas e anotou um TD, lembrando aquele Thielen dominante dos tempos de Minnesota Vikings antes da chegada de Justin Jefferson ao time.

Porém, são 33 anos para o jogador e Young deve retornar logo ao time na posição de QB, fazendo com que a produção de Thielen caia um pouco.

Dalton deve seguir como titular na semana 4 contra os Vikings, que têm uma defesa que até o momento permitiu muitos pontos. Indicativos de outra boa atuação de Thielen. Porém, a dica aqui é tentar “se livrar” do veterano o quanto antes conseguindo bons valores para seu lugar, sobretudo em ligas Dynasty.

Trocas por picks futuras ou jovens jogadores promissores são uma boa pedida nesse caso.

Sam LaPorta, TE

LaPorta vem se consolidando e se provando um excelente tight end. Jogo após jogo o calouro dá mostras que é muito bom e parece um experiente jogador em campo, devido à sua dominância.

Até o presente momento, LaPorta é o 2º jogador com mais números de fantasy points na posição de TE e isso faz dele uma excelente opção para nossa coluna.

Eu particularmente gosto muito do nome de LaPorta e acho que ele deve se manter no top-5 da posição durante todo ano. Mas então porque colocá-lo em “vender na alta”? A explicação aqui é simples. Se você usar LaPorta para tentar um TE mais alto, como Mark Andrews, a “jogada” será excelente. Vale aproveitar o bom momento do tight end dos Lions para buscar um dos grandes nomes da posição.

Mike Evans, WR

Maior nome do corpo de recebedores do Tampa Bay Buccaneers, o veterano Mike Evans segue sendo um excelente jogador. No entanto, não podemos deixar de falar que os Bucs venceram os dois primeiros jogos da temporada surpreendendo até o torcedor mais otimista do time que tem o ataque comandado por Baker Mayfield.

Na semana 3, derrota acachapante para o excelente Philadelphia Eagles, confirmando que o 2-0 inicial de Tampa Bay era um tanto quanto “surreal”.

Evans seguirá sendo o principal recebedor de Mayfield e tende a seguir bem na temporada. No entanto, até o momento o jogador está no top-5 de melhores wide receivers do FF e é bem difícil que se mantenha nesse nível até o fim do ano. Boa chance de trocá-lo por valores que tendem a crescer e entregar mais que ele, não é mesmo? Dica ainda mais excelente se sua liga for Dynasty.

Kirk Cousins, QB

Melhor quarterback do fantasy football após três semanas, surpreendendo muitos. Na “vida real”, Cousins não está com esse prestígio todo, visto que já cometeu três fumbles e lançou duas interceptações no ano.

É bem verdade que são 9 TDs para o veterano em três jogos, médias excelentes, mas os Vikings estão 0-3 e correndo a todo jogo atrás do placar, fazendo com que Cousins precise lançar a bola e buscar seus excelentes recebedores.

Se fosse apostar, diria que Kirk não termina nem no top-5 dos melhores quarterbacks do FF, por isso, a ideia é buscar uma trade para o jogador agora mesmo e procurar um excelente nome para colocar no lugar dele na posição, tal como Hurts, Mahomes ou Josh Allen, que são nomes bem mais confiáveis. Resta convencer o adversário de liga a topar negociações nesse sentido!

Observações rápidas:

  • Já são três semanas sem Cooper Kupp no ataque dos Rams e a expectativa é que o jogador volte na semana 5. Não creio que Puka Nacua será um “bust”, mas no jogo contra os Bengals o wide receiver já deixou a desejar. Kupp volta em breve e obviamente assume a condição de WR1 da equipe e com certeza vai render como sempre rendeu ao lado de Matthew Stafford. Olho na situação do jogador.
  • Jonathan Taylor é mais um que está fora de combate até aqui, mas talvez ainda volte. Se voltar, deve ser dominante como sempre foi e um dos grandes RBs da liga, fazendo com que a produção do até aqui titular Zach Moss diminua. Mas e se Taylor não voltar? Existem notícias que dão conta que o RB não quer retornar aos Colts e segue buscando uma trade. Observar de perto o desenrolar dessa “novela” é fundamental.
  • Alvin Kamara finalmente estreia no ano, na semana 4 contra Tampa Bay, após cumprir suspensão. Um dos grandes nomes da posição de RB em anos anteriores, fica aqui a expectativa de como Kamara irá se portar com o ataque do New Orleans Saints. Eu particularmente gosto do jogador e estou ansioso para vê-lo em ação.
  • Confirmando o que muitos especialistas previam, o ataque do Tennessee Titans é uma verdadeira bagunça até aqui e nomes de peso como DeAndre Hopkins e Derrick Henry estão rendendo bem abaixo do previsto por GMs. A situação de Henry é um pouco pior, visto que o RB vem caindo de produção ano após ano e começa a ver a “sombra” do RB2 Tyjae Spears “assombrá-lo”. Vale ficar ligado em Spears, que pode assumir essa vaga no backfield dos Titans.
  • Outros nomes que não começaram bem em 2023, tais como CeeDee Lamb, Josh Jacobs, Rhamondre Stevenson e Tee Higgins, merecem observação. Podem ser boas opções para seu time.

Contribuiu para este artigo: João “Jones” Bortolucci.