Agosto está avançando e os drafts estão aumentando. É por isso que a reflexão da nossa coluna de hoje é sobre os jogadores que podem estar inflacionados no mercado atual. O grande problema aqui é que muitos são nomes que agradam na hora de assistir um jogo de futebol americano, mas não estarão em situações confortáveis nesta temporada (ao menos no campo teórico).
Saquon Barkley
Barkley é um dos meus jogadores favoritos da vida — caso você tenha perdido as primeiras colunas, eu sou um torcedor/sofredor do New York Giants — mas entendo que a produtividade do running back corre um risco com sua mudança para os Eagles. Em 2023, Barkley foi responsável por 61% das oportunidades dos Giants na linha do gol. D’Andre Swift teve 37% dos toques contra 38% de Jalen Hurts na temporada passada. Esse é justamente o primeiro ponto de atenção, principalmente se Barkley for escolhido até o início do segundo round. Os Eagles estão projetados para um alto número de touchdowns (11º da liga de acordo com as linhas antecipadas de Vegas), mas quanto desse trabalho na redzone será de Barkley com Jalen Hurts e um grupo de pass catchers que conta com AJ Brown, Devonta Smith e Dallas Goedert?
Mas esse não é o único fator limitante. A média de targets por rota para RBs na NFL é de 18,9%, mas a de Hurts como titular em Phila é de 15,9% e a de Kellen Moore como coordenador ofensivo é 17,5%. Swift teve taxa de 10,2% em 2023 nos Eagles. Outro ponto é que desde que atingiu 121 targets no ano de calouro, Barkley não teve uma temporada acima de 73 alvos e, por isso, tenho dificuldade em projetá-lo com um número superior a 50 targets neste ataque. Vou apreciá-lo operando atrás de uma grande linha ofensiva, mas pouco confiante de que ele seja uma grande escolha até o início do segundo round.
Aaron Jones
Eu acho Aaron Jones um dos jogadores mais legais de assistir. Mesmo saindo da temporada menos explosiva da carreira — ele registrou seu menor número de pontos em Fantasy desde sua estreia na NFL — ele é dinâmico e divertido. Green Bay ainda conseguiu elevar a produção de Aaron Jones nos últimos cinco jogos de 2023, quando ele teve mais de 20 tentativas de corrida em quatro dos cinco jogos (contando com os playoffs) e ultrapassou 108 jardas corridas em todos eles. Mas, além do avançar da idade (está próximo dos 30), me sinto pouco atraído pela forma como o ataque dos Vikings está projetado. A linha ofensiva é incrível e J.J. McCarthy pode fazer um trabalho incrível com Kevin O’Connell. Mas Sam Darnold está listado como titular no início da temporada, com Ty Chandler ainda sendo relevante no backfield e acredito que não há produção suficiente para sustentar os dois. Aaron Jones pode ser incrível se Minnesota mudar a forma como trabalha o jogo corrido, mas não tenho essa convicção.
Jayden Reed
Eu acredito que a parceria Jordan Love e Matt LaFleur será forte. Mas a verdade é que particularmente não vejo nenhum dos recebedores como um grande WR1 e, por isso, todos vão se misturar nas partidas. Christian Watson combina com o estilo de jogo do quarterback, Romeo Doubs tem a confiança da comissão técnica em razão das recepções laterais e Dontayvion Wicks teve amostras que pode ser o melhor vencedor de rotas deste time. Mas o WR mais caro nos drafts é Jayden Reed. Ele é incrível e muito difícil de ser marcado. O grande problema é que essa escolha pode ser arriscada se Christian Watson permanecer mais tempo saudável. Quando todos ficaram à disposição, apenas Romeo Doubs passou dos 70% na participação de rota. Com essa filosofia de explorar um pouco de cada recebedor, além das aquisições de Josh Jacobs e Marshawn Lloyd, é difícil projetar qualquer aumento dramático no volume de passes e Jayden Reed como um valor rentável antes do oitavo ou nono round. É literalmente uma aposta de risco/recompensa. Mas ele é um grande jogador.
Justin Jefferson
Isso é estranho. Eu amo o Jettas. Ele foi incrível mesmo nos quatro jogos saudáveis sem Kirk Cousins, quando teve uma média de 22 pontos PPR e conseguiu targets de dois dígitos em todos eles. Eu não quero ser pouco inteligente e dizer para você não confiar neste homem. Eu acredito que ele pode vencer métricas mesmo com Sam Darnold operando como titular no início da temporada. Por incrível que pareça a média de jardas por rotas percorridas aumentou sem Cousins de 2.63 para 2.94. Minha grande questão é que o volume deve passar por uma regressão.
Os Vikings foram um dos nove times a produzir mais de 3.000 oportunidades de rotas percorridas em 2023. Apenas Chargers (614) e Jaguars (607) produziram mais alvos totais do que Minnesota (6006). 77% dos TDs foram oriundos de passes. A média da liga é de 58%. Minha grande questão é que não consigo encaixá-lo no primeiro round. CMC, CeeDee Lamb, Hill, Amon-Ra, Chase, AJ Brown, Breece Hall e Bijan me deixam mais animados. Talvez até Garrett Wilson. Depois desse pelotão, Jettas não está mais disponível. Será um prazer vê-lo quebrar prognósticos negativos, mas infelizmente terei que enfrentá-lo em praticamente todas minhas ligas.
Justin Herbert
O quarterback dos Chargers é uma das principais discussões na pré-temporada. Herbert atualmente está sendo escolhido entre o 12º e 13º round. Nomes como Trevor Lawrence e Sttaford, que projetam para ataques pesados, estão saindo depois. Herbert vai enfrentar uma grande mudança com a contratação de Jim Harbaugh e Greg Roman. São mentalidades defensivas e que se apoiam na corrida.
Mesmo com a liberação de Ekeler, a equipe conta com Gus Edwards, JK Dobbins e Kimani Vidal. Eles investiram em Will Dissly porque os TEs do ano passado bloquearam mal. Optaram por Joe Alt quando se tinha Malik Nabers e Rome Odunze disponíveis. Esses caras querem correr com a bola. Tanto que as linhas de Vegas estão projetando um over/under de 3.600 jardas para um QB que passou facilmente das 5.000 há temporadas atrás. É um ano de reconstrução e a produção de Herbert, mesmo apreciando seu estilo de jogo, pode variar bastante.
Esses são cinco nomes de jogadores que amo assistir, mas dificilmente estarei draftando em agosto. Agora eu quero pedir uma licença de alguns dias por compromissos matrimoniais. Em 2024, serei um jogador de Fantasy casado e retornei ainda neste mês com mais conteúdos após a gloriosa lua de mel. Até mais, pessoal. A gente se vê por aqui e no Fantasy Podcaos.