O Que as Quatro Primeiras Semanas de 2024 nos Ensinam: Uma Análise Histórica
Passou o primeiro mês de jogos e tenho algumas (embora não definitivas) observações sobre o que vimos até aqui na temporada 2024 da NFL, e que tenho o prazer de compartilhar com você, assinante. Esse tem sido um ano, pra variar, divertido de se assistir por mais imprevistos que acontecem, e aqui eu trago a discussão desses fatos (numéricos e subjetivos), aplicando-os ao nosso amado fantasy football. Vamos nessa?
Disclaimer: todos os números nos gráficos referem-se às quatro primeiras semanas de cada temporada.
Fonte: https://pro-football-reference.com.
[Quarterbacks]
A produção terrestre de QBs consolidou-se na liga desde 2020 e, não, não foi a pandemia de COVID que mudou as coisas, mas o influxo constante de jogadores com o talento duplo de desempenhar como passadores e corredores.
2024 marca o recorde de jardas terrestres produzidas pelos QBs no período histórico.
Ao mesmo tempo, a baixa significativa em todos os principais aspectos aéreos (das tentativas de passe até as jardas e TDs) é notória: os times estão passando menos a bola este ano (fato já discutido por várias mídias e também no bate-papo mais amado da NFL em 2024, vulgo Sideline Talks).
Para efeitos práticos de fantasy football, os konami codes passam a serem mais importantes neste cenário, uma vez que sua produção terrestre se aproxima (embora não se torne) do teto de produção, chegando a 20.59% de todos os pontos fantasy produzidos por QBs (considerando apenas jardas, TDs e interceptações). Pela primeira vez a pontuação aérea baixou de 80% (78.98%, o que ainda é muito superior ao bolo de pontos terrestres).
A tabela a seguir evidencia os números das temporadas 2012-2024.
Se é assinante, faça login para continuar.
Se ainda não assinou, acesse o menu Assinante e assine agora mesmo!