Menu fechado

PDC 2024: Notas de Rodapé

Projeções foram feitas para não serem levadas a sério, ou seja, elas devem ser um apoio à nossa busca por teto, aquilo que realmente faz um jogador ganhar jogos para nossos times. Aqui está a minha prestação de contas para as já tradicionais Notas de Rodapé.

[Mahomes vem pro crime?]

Demorou, mas veio. Quem o pegou cedo certamente queria que ele produzisse as vitórias que Lamar Jackson e Josh Allen, por exemplo, estavam entregando. Mas, na reta final, apareceu o QB de 2018 e 2020 (numa versão reduzida, convenhamos). O custo de seu piso alto e teto tardio foi mesmo alto, e apostar em nomes mais baratos, como Jayden Daniels, teria sido melhor.

[Caleb Williams: o novo C.J. Stroud?]

Não faltou esforço da parte dele, mas Caleb não conseguiu levar o Chicago Bears a uma boa campanha, por diversos motivos: NFC North foi uma divisão fortíssima, a linha ofensiva não foi boa o bastante para ajudar seu estilo de jogo versátil e improvisado. Embora não tenha entregue o esperado de um “fringe QB1”, o investimento não foi alto a ponto de comprometer a temporada de quem arriscou.

[Derrick “King” Henry ainda reina?]

Ele reina, e como reina. Henry foi o símbolo de um ano muito bom para running backs, e especialmente para os “velhinhos” (8+ anos de liga): oito* desses jogadores tiveram médias de 10+ PPG em 2024, sendo Henry um deles, maior número desde 2015 (10). E, ao contrário do que eu disse, a vinda do “King” para Baltimore rendeu frutos: a melhor temporada de Lamar como passador e a “ressurreição” de Henry.

[Gibbs + Monty = sucesso repetido?]

O ataque dos Lions continuou quente a ponto de sustentar a dupla de RBs, agora batizada de “Sonic & Knuckles”. No fim da temporada, entretanto, vimos Montgomery se lesionar e todo o potencial de Gibbs se manifestar na parte mais importante da temporada, o que deve fazê-lo estar no top 8 dos próximos drafts.

[O “Cão Cérbero” de Houston]

A temporada instável de Houston passou por uma OL ruim e diversas lesões, em especial dos recebedores mais importantes do time: Nico Collins foi o único dos três a terminar a temporada, enquanto Stefon Diggs e Tank Dell sofreram lesões no joelho que encerraram suas temporadas.

[A.J. Brown, WR1 geral no papel]

AJB não foi uma completa decepção, mas ele perdeu jogos e alternou boas e más partidas, sendo muito bom mas não excelente. Tenho dúvidas se já vimos o melhor que ele poderia oferecer.

[A balada de Brock Bowers e Ben Sinnott]

O maior dos erros entre os destaques das projeções que fiz está aqui: Brock Bowers fez história e deve ser um top 5 por muitos, muitos anos. Quando os Raiders derem a ele um QB e sistema ofensivo melhores, seu teto pode ser ainda maior.

[Taysom Hill. Não saiam de seus drafts sem ele.]

De fato Hill produziu jogos memoráveis no fantasy, mas ele foi outra vítima de lesão “season-ending” e imagino que não veremos mais o canivete suíço ter grandes lampejos como antes.

* Entre jogadores qualificados.