Alvo – É cada ocorrência em que a tentativa de passe vai na direção de um jogador.
Catch radius – na tradução literal, raio de recepção. Ou seja, é o alcance da bola que um jogador possui quando ela vem em sua direção. Para um prospecto, a medida leva em conta os tempos marcados em combine/pro day e também as suas medidas, como altura, envergadura e salto vertical.
Carregada (corrida) – É cada ocorrência em que um jogador tenta uma corrida com a bola quando recebe a bola em suas mãos a partir do snap sem ser por um passe.
Defensive Back (DB) – Posição defensiva representada por Cornerbacks (SB) e Free/Strong Safeties (FS, SS).
Defensive Lineman (DL) – Posição defensiva representada por Defensive Tackles (DT) e Defensive Ends (DE).
Defesa / Special Teams (D/ST) – É uma posição do fantasy que acumula a unidade defensiva e os times especiais. Sua pontuação vem em função de jogadas defensivas (sacks, interceptações, fumbles recuperados, TDs…) ou de chutes (field goals, extra points).
Draft – Marco inicial da liga, em que todos os jogadores, com ordem geralmente sorteada, escolherão seus jogadores para começar a temporada. O formato padrão é o snake (cobra), no qual o primeiro a selecionar o jogador numa rodada será o último na rodada seguinte.
FAAB (Free Agency Acquisition Budget) – Forma de waiver em que um valor virtual é gasto num leilão para solicitar um jogador disponível na WW.
Field goal – Pontuação em que um chute é realizado e a bola atravessa o Y, presente na endzone, que vale 3 pontos. No fantasy, a distância do chute pode acrescentar mais pontos.
Free Agency (FA) – Conjunto de jogadores que estão disponíveis para adicionar ao time sem restrições (ao contrário da WW, que segue uma fila de prioridade ou leião).
Half-PPR – Formato de pontuação em que cada recepção garante 0,5 ponto ao recebedor.
Individual Defensive Player (IDP) – Jogador individual de defesa. Em ligas com posições IDP, a unidade defensiva (D/ST) é substuituída por posições individuais: DL (DT/DE), LB, DB (CB/S).
Jarda – É a distância de aproximadamente 91cm.
Jogador qualificado – jogador em cuja temporada alcançou alguma das seguintes marcas:
- 160+ passes tentados numa temporada;
- 50+ corridas;
- 15+ alvos (running backs, tight ends);
- 30+ alvos (wide receivers).
Kicker – Posição em que o jogador é responsável por (quase) todos os chutes que seu time realiza, sobretudo field goals (FG), extra points e kickoffs. Sua pontuação vêm quase exclusivamente de field goals e extra points acertados, com bônus para FGs mais longos.
Linebacker (LB) – Posição defensiva representada por Inside (ou Middle) Linebackers (ILB, MLB) ou Outisde Linebackers (OLB).
Pontos Cedidos – Ou Fantasy Points Allowed (FPA), são os pontos que a defesa adversária cede em média para uma posição específica. Medida útil para avaliar se o próximo jogo de um jogador é um confronto (des)favorável.
Pontos corridos (ou terrestres, PDC) – Pontos fantasy produzidos em corridas (jardas e TDs corridos).
Pontos de passe (PDP) – Pontos fantasy produzidos em passes (jardas e TDs de passe, interceptações).
Pontos recebidos (ou de recepção, PDR) – Pontos fantasy produzidos em recepções (jardas e TDs recebidos, recepções).
PPR – Formato de potuação em que cada recepção garante 1 ponto ao recebedor.
Quarterback (QB) – A posição mais importante do ataque do time. O QB é responsável por fazer as chamadas de jogadas no ataque, e sua pontuação no fantasy é fruto de sua produção principalmente nos passes e corridas.
Reach – quando um jogador é escolhido no draft mais cedo que o esperado (geralmente em função do ADP).
Recepção – É cada ocorrência em que o jogador recebe um passe.
Running Back (RB) – Geralmente a posição mais importante no fantasy, é o jogador que joga ao lado ou atrás do QB, que realiza a maioria das carregadas e também pode receber passes. Sua pontuação no fantasy é fruto de sua produção em corridas e recepções.
Snap – Medida de oportunidade. É cada vez que uma jogada se inicia. Para o fantasy é cada vez em que o jogador está em campo. Assim, quanto mais snaps, mais chances de volume para um jogador.
Standard – Formato básico de pontuação no fantasy.
Stream – Estratégia na qual se escala uma posição a partir de jogadores disponíveis na WW/FA.
Superflex – Formato de liga em que se pode escalar um QB/RB/WR/TE na posição flex.
Target share – A porcentagem de alvos que um jogador possui entre todos de seu time.
Tight End (TE) – Jogador híbrido de WR e OL, é responsável por bloqueios e participação no jogo aéreo. Sua produção no fantasy ocorre de forma similar aos WRs.
Toque – Medida de volume de RBs correspondente à soma de carregadas e recepções.
Touchdown – Pontuação máxima do futebol americano, em que um jogador anota 6 pontos por cruzar a endzone com a bola em suas mãos.
Touch share – Geralmente é a porcentagem de toques na bola que um RB possui entre todos os RBs de seu time.
Volume – Uma das medidas fundamentais de qualidade para um jogador no fantasy, em que alvos, recepções e carregadas são contados bem como comparados a jogadores do mesmo time e do resto da liga. Quanto mais volume, maior a chance de pontuar.
Waiver Wire (WW) – Momento em que os jogadores disponíveis (liberados por um time da liga ou que acabaram de jogar uma partida) podem receber solicitações para serem adicionados a um time. Geralmente as solicitações são processadas de um dia para o outro seguindo 1) uma ordem de prioridade (em geral, os piores times são os primeiros da fila) ou 2) FAAB.
Wide Receiver (WR) – Jogador do ataque o qual alinha ao lado da linha ofensiva (OL), nas laterais do campo ou mais próximo à OL. Sua produção no fantasy é fruto geralmente de suas recepções.