Categorias
Análise

Top 10 WRs prospectos

O draft da temporada 2021 está cada vez mais próximo. Torcedores e entusiastas de fantasy estão querendo conhecer os próximos jovens que eles poderão escolher, seja em ligas Dynasty, redraft ou keeper. É por isso que no texto de hoje nós traremos os dez melhores wide receivers prospectos que estarão no draft do dia 29 de abril.

Os GMs da NFL, que buscam um WR no draft, fazem uma avaliação técnica em que se procura no prospecto um trabalho de mãos para receber a bola, o ganho de separação + habilidade de correr rotas, além dos atributos como porte físico e velocidade. Já no fantasy, a franquia e o sistema em que o wide receiver está contribui amplamente para a produção do atleta.

1 – Ja’Marr Chase, LSU

Um dos prospectos mais prontos dos últimos anos na posição, Ja’Marr Chase optou por não jogar a temporada 2020 do college, algo que não afetou o hype pelo jogador. No time campeão do college em 2019, o ex-LSU alcançou estatísticas absurdas, com 1780 jardas e 20 touchdowns recebidos.

Conhecendo as habilidades do receiver, Chase tem um trabalho de mãos excelente, mantendo-as sempre firme ao receber a bola, além de ter uma técnica de recepção apurada, conseguindo trazer a bola da mão para o tronco com extrema velocidade. Com uma rapidez, agilidade e uma inteligência, Ja’Marr consegue criar separação do cornerback e receber bolas em janelas curtas.

Em termos de fantasy, o impacto do receiver pode ser imediato. Ele é claramente o WR1 rookie em ligas Dynasty. Tendo o Miami Dolphins como possível destino, Chase assume já de cara a posição de wide receiver número 1 do time, podendo ter uma produção absurda (nível Justin Jefferson), a depender da evolução de Tua Tagovailoa.

2 – Jaylen Waddle, Alabama

Até a temporada de 2019, Jaylen Waddle era WR4 de Alabama. Em 2020, o recebedor alcançou uma produção espetacular até a lesão que sofreu no quinto jogo contra Tennesse. Até então, Waddle tinha 557 jardas aéreas e 4 touchdowns.

Em Alabama, o recebedor se destacou por uma velocidade elite, que possibilita um grande ganho de jardas pós-recepção, além de conseguir a separação do recebedor. O prospecto ainda tem como grande destaque a sua habilidade atlética, com grande impulsão, utilizando desse atleticismo para conseguir a recepção, principalmente em bolas difíceis.

Para fantasy, o destino de Waddle no draft afetará a sua produção. Uma provável escolha dos Eagles transformará o ex-Alabama em alvo número um do ataque juntamente de Dallas Goedert. Em ligas Dynasty, Waddle é o WR2 rookie. Ainda assim, ele possui atributos que o possibilitarão a ser um titular de qualidade na NFL e um jovem promissor para pontuações no fantasy.

3 – DeVonta Smith, Alabama

O vencedor do Heisman Trophy é somente o terceiro dessa lista. Smith teve um ano de 2020 muito produtivo. Porém, um dos principais contribuidores para isso é a lamentável lesão de Jaylen Waddle, ainda no quinto jogo da universidade. Os números do companheiro de equipe eram melhores, e DeVonta elevou suas estatísticas após se tornar alvo número um incontestável de Mac Jones.

Além disso, muitos analistas contestam o porte físico do recebedor, alegando que poderá ser um problema na NFL, principalmente na chamada press coverage dos cornerbacks da liga. Em contrapartida, Smith possui uma fantástica técnica de release, facilitando a quebra dessas pressões na linha de scrimmage e minimizando o problema relacionado ao porte físico. O atleta ainda possui uma rápida mudança de direção, rotas precisas, que combinadas com sua velocidade, são bastante eficientes.

Pensando no fantasy, DeVonta Smith já poderá causar impacto, sobretudo se for escolhido por um time como os Lions. Lá em Detroit, Smith poderá ser o incontestável receiver 1 para Jared Goff, que poderá combinar seu braço forte – mas não tão preciso – com a agilidade e rapidez de DeVonta.

4 – Rashod Bateman, Minnesota

Rashod Bateman é mais um bom receiver nessa classe de draft. Ele deverá ser escolhido também na primeira rodada, porém em picks mais tardias. O grande diferencial dele para os primeiros três recebedores da classe são os drops em bolas fáceis.

Apesar disso, o recebedor conta com atributos que o tornam um ótimo prospecto. Corre muito bem as rotas, criando separações de maneira elite, e utilizando de mudanças de direção muito ágeis. Consegue jogar e produzir tanto no outside quanto no slot. Porte físico respeitável, com uma excelente envergadura, podendo tirar vantagem dessa característica. 

O final da primeira rodada conta com times precisando de um wide receiver. Podemos ter uma surpresa com o Bateman caindo para a pick 29 dos Packers, ocupando finalmente a vaga de WR2 da equipe. Ainda assim, o agora ex-receiver de Minnesota pode sair antes na pick 27 dos Ravens. Em qualquer um desses times, Bateman pode ter um impacto já no seu primeiro ano de liga, alcançando snaps, targets e catches em um número considerável. Ele é o WR4 rookie, e pode ser escolha de final de primeira rodada ou início de segunda nos rookie drafts das ligas Dynasty.

5 – Rondale Moore, Purdue

O wide receiver de Purdue chega para o draft com uma grande dúvida. Altura e peso questionáveis para a NFL. Apesar disso, Moore compensa com uma velocidade e agilidade incrível. É um wide receiver que abusa dessa velocidade de elite para conseguir jardas após a recepção, separação dos defensores e vencer rotas verticais. Muito ágil, realizando moves para o ganho a mais de jardas. Além disso, é considerado um wide receiver moderno, comparado com Curtis Samuel, conseguindo ser utilizado em várias chamadas ofensivas diferentes.

Em contraste com tudo isso, Moore pode criar preocupações. O recebedor teve o 1º ano em Purdue muito produtivo, porém sofreu uma lesão na coxa em sua segunda temporada, perdendo oito jogos.

Rondale Moore também é um wide receiver que pode aparecer no final da primeira rodada. Depedendo do time em que for escolhido, com um técnico explorando a melhor maneira de utilizá-lo, Moore pode ser uma das grandes surpresas em questões de produção, já que possui habilidade suficiente para jogos explosivos. No atual momento, ele é o WR5 rookie em ligas Dynasty.

6 – Terrace Marshall Jr. – LSU

Com a decisão de Ja’Marr Chase em não participar da temporada 2020 do college, Terrace Marshall passou a ser o principal alvo de LSU. A produção do recebedor se elevou consideravelmente, alcançando 731 jardas aéreas e 10 touchdowns recebidos em apenas sete jogos. O atleta tem um porte físico invejável e ótimo para a posição. Analisando mais o seu jogo, Marshall Jr. tem como destaque ótimos releases, manipulando o defensor e obtendo vantagens essenciais.

Ele ainda tem uma boa velocidade e consegue vencer com frequência os cornerbacks. Ainda precisa melhorar na busca de espaços em jogadas estendidas pelo quarterback. Além disso, mesmo obtendo boa vantagem criando separações, as rotas corridas por Marshall são somente sólidas.

Terrace Marshall Jr. está no bloco de wide receivers que podem pintar no final de primeira rodada, ou até mesmo ser um steal na segunda. Ele é o WR6 rookie em ligas Dynasty. Seu porte físico mais velocidade é uma combinação importante para conseguir produzir na liga e consequentemente pontuar no fantasy.

7 – Kadarius Toney – Florida

Kadarius Toney é mais um daqueles wide receivers versáteis que vem para NFL. Ele pode atuar tanto como recebedor quanto retornador. Dessa forma, ele possui uma agilidade e aceleração excelentes. Essa agilidade é muito utilizada para conseguir vantagens nas rotas. Observa-se que produz muito em profundidade, com a utilização de moves e mudanças de direção para conseguir a separação do defensor. Mãos firmes, com poucos drops na temporada.

Toney precisará entrar para uma franquia que explore seu potencial em campo. Provável escolha de segunda rodada, o recebedor é o WR7 rookie em ligas Dynasty. Seus atributos prometem jogadas explosivas, dando a ele um potencial de pontuação, mas não com uma grande consistência.

8 – Elijah Moore – Ole Miss

Elijah Moore é mais um daqueles com um limitador na altura, porém com uma ótima velocidade e agilidade. O ano de 2020 foi muito produtivo com 1193 jardas aéreas e 8 touchdowns recebidos. Destaca-se pela mudança de direção boa, mãos excelentes e utiliza de sua velocidade para conseguir a separação nas primeiras jardas da rota.

O atleta pode garantir um espaço na liga com um dos atributos mais importantes: jardas após a recepção. O jogador consegue atacar os espaços do campo e utiliza moves para conquistar terreno. Ele deve ser utilizado no slot pela franquia que o escolher. Pode ser um grande steal em ligas Dynasty, visto que já o vimos produzir altos números.

9 – Amon-Ra St. Brown – USC

Amon-Ra sai um pouco do perfil dos últimos receivers dessa lista, já que ele não conta com uma velocidade tão boa. Ainda assim, jogou muito no slot na universidade. Possui uma boa mudança de direção com uma agilidade sólida. Corre boas rotas e consegue quebras importantes para conseguir a recepção. Falta atleticismo e não vence sempre em bolas contestadas. Além disso, carece de inteligência e rapidez para ganhar espaços no campo após a recepção.

É um prospecto já para a terceira rodada. Porém, pode contribuir já em seu primeiro ano de liga jogando no slot. Entretanto, ainda é uma opção muito mais profunda para a maioria das ligas no ano de 2021.

10 – Nico Collins – Michigan

Mais um wide receiver que escolheu não jogar a temporada de 2020, Nico Collins fecha a nossa lista de prospectos da posição. O jogador conta uma altura e peso ótimos para um recebedor que, combinados com sua aceleração, tornam-no uma arma vertical. Tem seu valor por poder ser utilizado como bloqueador. Consegue desempenhar muito bem em rotas verticais, porém sofre em rotar horizontais, algo que nunca lhe foi exigido na universidade. Seu ótimo físico possibilita a recepção de bolas contestadas.

Dessa forma, Collins é polido em alguns atributos ofensivos, porém muito fraco em outros. Por ser muito cru, não deverá causar impacto imediato para o fantasy, ainda que desenvolva seu jogo ao logo dos anos na liga.

Por Eduardo Filho

Eduardo Camargo Oliveira Filho, 20 anos e estudante de jornalismo na PUC-MG. Fã de Matthew Stafford. Torço para meu time no fantasy.