Categorias
Análise

O que bicicleta e fantasy football têm a ver ?

NFL voltou, feliz ano novo! E, com ela, chegaram as minhas primeiras pedaladas! Sim, aos 35 anos eu aprendi a andar de bicicleta; obrigado Leandro! Também chegou a primeira queda: pense num raladão no joelho!

E como isso se conecta à primeira rodada de jogos e fantasy? Simples: estamos muito empolgados com o que está por vir, mas a queda do cavalo (ou da bike) eventualmente acontece, afinal não temos controle de um mundo tão complexo como o futebol americano profissional. Moral da história: start your studs, ou seja, ponha seus melhores nomes pra jogar!

Depois dessa introdução tiaguiana (quem leu as crônicas dos confrontos e os artigos de waiver wire do Tiagão há mais tempo vai entender), vamos falar do que interessa: os jogos da tão esperada semana 1 da NFL!

Pittsburgh Steelers x Buffalo Bills

Promessa de jogo aéreo para ambos os times, portanto vale a pena escalar Diggs, Diontae, Beasley, Claypool e Juju, além, claro, do QB Josh Allen. Eu só iria no Big Ben para flex.

Nos backfields o único nome de confiança é Najee Harris, pick de 1ª rodada em 2021 e que deve ser o jogador com mais toques na bola de longe.

Eric Ebron e Dawson Knox são apostas para rezar por um TD.

Philadelphia Eagles x Atlanta Falcons

O encontro de passarinhos pode ir pra qualquer lado, como um bom jogo em Atlanta nos proporciona. Assim, Matt Ryan e Jalen Hurts devem ter muitos snaps ofensivos para buscarem a vitória. Entre eles eu sou mais Ryan, porém Hurts promete correr com a bola, o que limita o potencial de Miles Sanders no papel.

Calvin Ridley é escalação certa e Kyle Pitts também, embora esse último, por mais que exista toda a hype, ainda é um TE calouro. Mesmo assim, será o seu titular essa semana. Russell Gage vai brigar pelo 2º posto em alvos no time com Pitts. Se a 4ª escolha geral de 2021 entrar frio na temporada, poderemos ver o veterano Hayden Hurst surpreender. Olho nele.

Por fim, alguns nomes que podem render uns pontinhos: Mike Davis, Zach Ertz e/ou Dallas Goedert.

Los Angeles Chargers x Washington Football Team

Outro jogo interessante que não tem dono, e isso é bom para os QBs, e, entre eles, Herbert deve ser o mais responsável e Fitzpatrick o mais instável. Ambos são escaláveis essa semana pelo teto, mas Herbert vai pegar uma linha defensiva muito pesada pela frente.

Se completarem muitos passes, esses QBs vão alimentar Austin Ekeler, Keenan Allen e Terry McLaurin garantidamente, e alguns coadjuvantes devem aparecer, como Mike Williams, JD McKissic (teremos um termômetro de sua relevância), Logan Thomas e Jared Cook.

Antonio Gibson vai ter volume, mas seu teto depende do que já falamos acima sobre o McKissic.

Quase me esqueço que Curtis Samuel não joga, então o calouro Dyami Brown pode ser outro alvo bom para o tio Fitz.

Arizona Cardinals x Tennessee Titans

A semana 1 está lotada de jogos abertos, e este é mais um. Por isso, esse confronto é bom para os QBs Murray e Tannehill.

Seus alvos principais serão DeAndre Hopkins (muita atenção, pois Antoine Wesley testou positivo para COVID e não se surpreenda se Hopkins for um contato próximo), AJ Brown, Julio Jones, Chase Edmonds e Christian Kirk. Rondale Moore, calouro, vai nos dizer a que veio ainda.

James Conner? Teto baixo, pois Murray corre bem com a bola e Edmonds vai tomar snaps dele, portanto espere pra ver.

Derrick Henry? Dispensa apresentação.

Anthony Firkser? Vamos torcer por ele na endzone.

Jacksonville Jaguars x Houston Texans

Ninguém vai assistir a esse jogo, mas certamente alguém vai escalar James Robinson, Brandin Cooks, Trevor Lawrence e alguém entre Marvin Jones, DJ Chark e Laviska Shenault.

David Johnson tem vantagem no backfield dos Texans porque sabe pegar passes, e olhe lá.

E Tyrod Taylor vai nos surpreender positiva ou negativamente.

San Francisco 49ers x Detroit Lions

O Detroit Lions será uma rodovia e os 49ers vão pavimentá-la. Dito isto, eu tenho absoluta confiança de que Raheem Mostert e Trey Sermon vão comandar o atropelo, seguidos de George Kittle, Brandon Aiyuk e o superflex Jimmy G.

Para “honrar” a franquia em eterno rebuild, D’Andre Swift e TJ Hockenson devem ser os melhores do “ataque” “comandado” por Goff, que não vale a escalação essa semana.

Tyrell Williams pode ver um número interessante de alvos, mas não o trate mais que como um flex.

Seattle Seahawks x Indianapolis Colts

Esse é um jogo bom de assistir, pois Russell Wilson sempre dá um jeito! E isso é bom para DK Metcalf e Tyler Lockett. Tenho mais fé no segundo pela versatilidade, experiência e parceria com Wilson.

Nos Colts, Jonathan Taylor é escalação certa mas ainda não tem comando total do backfield, pois Frank Reich parece gostar muito de Nyheim Hines (um bom flex PPR). Sem TY Hilton, Michael Pittman pode render bem, e podemos ver o início da breakout season de Mo Alie-Cox.

Chris Carson vai ter dificuldade nessa partida, então seu RB titular tem teto baixo essa semana, assim como Carson Wentz, que deve jogar depois de tratar uma lesão no pé.

Minnesota Vikings x Cincinnati Bengals

O Cincinatti Bengals será uma rodovia e os Vikings… você já entendeu.

Dalvin Cook e Justin Jefferson eu escalo de olho fechado e peito aberto. Mas eu ponho Joe Mixon pra jogo também, claro. Sem Gio Bernard, está muito claro que o backfield é dele.

Joe Burrow deve fazer uma partida interessante, pois os Vikings não devem passar o carro parando completamente o ataque de Cincy, o que é bom para Tee Higgins, Ja’Marr Chase e Tyler Boyd.

Participação especial: Adam Thielen.

E eu me recuso a falar bem de Chris Herndon, mesmo que o Irv Smith não jogue esse ano.

New York Jets x Carolina Panthers

Sam Darnold e Robby Anderson contra a sua velha casa! Haja motivação, amigos! É jogo pra botar eles no time e ver o fogo no parquinho! DJ Moore? Quem sabe ele não pega um TD como coadjuvante? CMC já deve ter o dele garantido.

E vamos entender o que serão os Jets de Saleh: novo QB em Zach Wilson, novos recebedores (Corey Davis – eu escalo –, Elijah Moore – terá chances com Jamison Crowder na IR), backfield confuso (Tevin Coleman, Michael Carter – acho que o Carter comanda esse ataque)…

Será que o Tyler Kroft vai render? Se você não pegou um TE no draft, ele tá por aí para o seu stream.

Denver Broncos x New York Giants

Eu acredito que será um jogo feio, então eu tô apostando nas defesas e nos tight ends (como é de costume), sobretudo os de Denver. Assim, Noah Fant pode ser o xodó de Teddy Bridgewater neste domingo. Temos outros nomes muito talentosos em Jerry Jeudy e Courtland Sutton por lá, mas esse confronto truncado não me apetece a usá-los com total confiança.

E Daniel Jones? Que dureza alguém precisar dele… Kyle Rudolph vai precisar e deve ter alvos, já que Evan Engram não joga. Entre os WRs, esperamos que Kenny Golladay seja muito procurado também, enquanto Sterling Shepard e Kadarius Toney sejam situacionais.

Saquon Barkley deve ir pra jogo, mas não crie muitas expectativas ainda. No outro backfield, Melvin Gordon deve ter as primeiras carregadas, mas Javonte Williams deve ter snaps também. Teto baixo pros dois.

Miami Dolphins x New England Patriots

Mac Jones vai cometer o crime em Foxborough, eu acredito! E, nessa crença, Jonnu Smith e Hunter Henry são os principais suspeitos, seguidos de James White (passes) e Damien Harris (corridas). A bagunça dos WRs eu deixo pra depois.

E Miami? É só dor de cabeça na minha escalação. O Mike Gesicki pode ir bem, o Tua pode correr (isso é ruim pro Myles Gaskin), mas eu tô de olho mesmo é no kicker Jason Sanders.

Green Bay Packers x New Orleans Saints

Detentores de Alvin Kamara, regozijai-vos, pois Jameis Winston é o titular. Não é o ideal, mas seria pior com Taysom Hill. Além disso, cá entre nós, que alvo é mais confiável no time com o Michael Thomas lesionado e o Tre’Quan Smith na IR? E ainda tivemos o Latavius Murray dispensado essa semana!

Fora o #41, o Marquez Callaway é um nome bacana também.

Nos Packers, não há dúvidas sobre Aaron Rodgers, Davante Adams e Aaron Jones.

Randall Cobb e Robert Tonyan, com sorte, serão relevantes também.

Cleveland Browns x Kansas City Chiefs

Haja coração porque esse jogo promete ser o melhor da rodada, e quem pode realmente se aproveitar disso é Kareem Hunt, porque o caminho óbvio do jogo é Patrick Mahomes, Travis Kelce e Tyreek Hill. Hunt, bom pegador de passes que é, tem que ser acionado por Baker Mayfield para correr atrás do placar, principalmente se Odell Beckham não jogar (bom para Jarvis Landry e Austin Hooper) ou não estiver 100%.

Nick Chubb e Clyde Edwards-Helaire são escalações obrigatórias, porém eu não os vejo como RB1 essa semana.

Chicago Bears x Los Angeles Rams

Junto com Broncos x Giants, outro jogo pegado, a menos que a defesa de Chicago não acompanhe o ritmo da unidade californiana. Mas o ataque dos Rams promete sobressair, agora que tem Matthew Stafford no comando, portanto vamos escalar Robert Woods e Cooper Kupp. Pode até sobrar algo pro Tyler Higbee.

E as coridas de LA? Eu vejo Henderson e Michel se anulando, e o último comandando as tentativas em algum momento da temporada (que pode ser desde já).

David Montgomery deve ter imenso volume, ainda que com menor produtividade neste confronto ruim, pois Tarik Cohen ainda está indisponível.

Baltimore Ravens x Las Vegas Raiders

Não há palavras para descrever o mesmo time perder TRÊS RBs numa PRÉ-TEMPORADA. O Ravens não contará com JK Dobbins, Gus Edwards e Justice Hill, que tiveram sérias lesões nas últimas semanas.

Isso abre espaço para o (até então) desconhecido Ty’Son Williams, que deve correr muito com Lamar Jackson contra os Raiders, e produzir bem, já que a defesa de Jon Gruden não deve ter melhorado muito de 2020 pra cá, e Baltimore é um ataque terrestre muito eficaz.

Por outro lado, o jogo aéreo é menos aclamado e não devemos esperar grandes apresentações de Mark Andrews (talvez o único que valha) e companhia, a menos que você não tenha nenhuma opção válida.

Darren Waller é um tight end fora da curva e não há melhor opção ofensiva no ataque de Las Vegas. Josh Jacobs é uma incógnita, portanto segure sua escalação até o último momento se possível. Quem tem Kenyan Drake pode vê-lo ganhar mais snaps e toques na hipótese de Jacobs não estar completamente saudável. Mas o teto deste backfield é bem baixo contra os Ravens.

Ainda nesta seara, Henry Ruggs e Bryan Edwards correm por fora na briga por alvos de Derek Carr, que pode ser uma opção improvável de QB1 e um superflex confiável.

Por Rui Maurício

Editor-chefe, autor de "IDP em Detalhes", co-fundador do BrFF e entusiasta de analytics.