Categorias
Análise

Valor de troca e Ranking para o resto da temporada – Semana 10

Os leitores que conferem esta coluna semanalmente (obrigado pela atenção, e divulgação e retweets são muito bem-vindos) já sabem que eu sempre uso a introdução do texto para dar dicas sobre trades e sobre fantasy de forma mais ampla, antes de citar os nomes dos jogadores para compra e venda. Desta vez, a dica é de ouro, mas será um pouco diferente das introduções tradicionais.

É que eu venho convidá-los para uma live especialíssima do Brasil Fantasy Football. Uma live que falará exclusivamente sobre Dynasty! Eu sinto que o conteúdo sobre Dynasty no Brasil ainda está menor do que deveria, comparado ao de redraft, então acredito que uma live de duas horas abordando tudo o que você precisa saber antes das trade deadlines das Dynasties será um prato cheio para todos.

Eu vejo muita gente cometendo alguns erros graves em Dynasty, e pretendo comentar sobre todos eles na live. Falaremos sobre quando se deve desistir da temporada atual e começar a pensar no ano que vem, e em como fazer isso. Também sobre quando decidir partir para o all-in na temporada atual, e como fazer isso. É claro que dicas sobre trades de Dynasties, de um modo geral, também farão parte da pauta. E os melhores jogadores para compra e venda também serão citados e analisados.

Eu estou empolgadíssimo. Amo fazer lives com as feras do BrFF, mas essa provavelmente é a live para a qual estou mais animado. Sinto que vai acrescentar demais, inclusive para mim. A live acontecerá no dia 17/11, quarta feira, às 19h. Espero que todos estejam lá e que façam várias perguntas, pois respondemos todas!

JOGADORES PARA COMPRA

Compra da Semana – David Montgomery, RB

Eu sempre estou falando nessa coluna sobre número de snaps para RBs. Para mim, é a estatística mais importante, e mais preditiva para o sucesso de um RB. Ora, quem joga muitos snaps está mais disponível para ter corridas e mais targets, e existe total diferença entre um running back ter 60% dos snaps e ter 80%. É como se o RB de 60% só jogasse 3 quartos de uma partida enquanto o de 80% joga o jogo inteiro. Via de regra, é muito difícil que um RB jogando 3 quartos por jogo pontue mais no longo prazo do que um RB que joga o jogo inteiro.

Quer provas da importância dos snaps? Honestamente, são tantas que eu poderia ficar o dia inteiro citando. No ano passado, tivemos Mike Davis, Myles Gaskin e David Montgomery. Davis (jogando 70% dos snaps) foi o RB12 em 2020, mesmo sendo muito ineficiente com seus toques. Gaskin teve média de 16 pontos por jogo em 2020 porque jogava 70% dos snaps. Montgomery foi o RB4 do ano principalmente porque jogava 80% dos snaps. E, nesse ano, Najee Harris é o mais novo exemplo. Mesmo jogando atrás de uma das piores linhas ofensivas da liga, é o RB4 do ano e meu RB2 para o resto do ano, e o motivo é que joga quase 90% dos snaps numa liga em que apenas 4 RBs jogam mais de 75%.

E é por isso que David Montgomery é o buy da semana!

Montgomery voltou de lesão na semana 10, num jogo em que foi uma verdadeira game-time decision (talvez ele nem estivesse 100% saudável), e ainda assim teve 85% dos snaps. Eu poderia encerrar minha recomendação aqui, pois esse fato sozinho já é um motivo gigantesco para comprar Monty. Observe: Khalil Herbert, mesmo após impressionar muito nos últimos jogos, não jogou nem mesmo 20% dos snaps, não roubando quase nada do volume de David. 

No entanto, ainda há mais motivos para comprar Montgomery. É que o seu valor está muito em baixa. Primeiramente, porque ele está em bye, e muitos managers, nessa altura da temporada, estão desesperados para se livrar de jogadores em bye. Em segundo lugar, ele está há muitas semanas sem pontuar bem (por causa da lesão e por ter feito 10.0 no seu último jogo), o que inconscientemente faz os managers esquecerem que estão com um ótimo jogador em mãos. Por fim, ele tem uma tabela muito interessante para o resto do ano, conforme o Rui, editor-chefe do BrFF, sempre nos lembra.

AJ Brown, WR

Derrick Henry se lesionou e dificilmente voltará a jogar durante a temporada do fantasy, o que obriga os Titans a mudarem a sua filosofia de jogo. Simplesmente porque correr mil vezes com um Adrian Peterson de 36 anos não é a mesma coisa que correr com o melhor RB correndo com a bola dos últimos 20 anos. Enfim, os Titans terão que passar mais. E, desde 2020, AJ Brown puxa uma grande fatia do volume de passe dos Titans e é, discutivelmente, o WR mais eficiente da NFL com seus targets. Tudo o que ele precisava para estourar de vez era mais targets, que virão agora. O melhor de tudo é que o primeiro jogo sem Henry criou a oportunidade perfeita para comprarmos em baixa: foi um jogo muito esquisito, os Titans não precisaram passar muito a bola e AJB terminou com 9.7 pontos. No entanto, seus 11 targets (num jogo em que os Titans passaram pouco, frise-se) são o sinal de que o aumento de volume certamente virá. É meu WR4 para o resto do ano. 

Clyde Edwards-Helaire, RB

Até o fã mais casual de NFL sabe que o ataque dos Chiefs não está a mesma coisa. Eles não estão conseguindo conectar passes longos, e o motivo é que as defesas estão se empenhando muito em colocar o máximo de jogadores possível no fundo do campo. Em média, as defesas da NFL colocam 8 jogadores no box (defendendo a corrida) em 40% dos snaps. Contra os Chiefs, fazem isso em apenas 10% do tempo. Uma das soluções mais óbvias para o problemas dos Chiefs é correr mais com a bola e tentar passes mais curtos, inclusive para os RBs. E se tem um cara que sabe esquematizar passes para RBs, é Andy Reid. É quase consenso que ele é o melhor técnico do planeta em esquematizar passes para RBs, mas ele não estava tentando fazer isso desde 2020, porque simplesmente não era necessário. Ora, os Chiefs já eram o melhor ataque da liga no esquema de passes longos, não precisava mudar. 

No entanto, eu suspeito que irão mudar. Primeiramente porque talvez seja o único jeito. Mas também porque os Chiefs discretamente já começaram a fazer isso. Darrel Williams, que definitivamente não é bom recebedor de passes, teve 23 targets nos últimos 5 jogos, com 4 ou mais em todos eles. Agora (CEH deve voltar na semana 10 ou 11), entra Helaire, cuja melhor qualidade é receber passes. Ou seja, os Chiefs terão que correr mais com a bola e passar mais para RBs. Compre CEH.

Patrick Mahomes, QB

Já deu para perceber que eu estou confiante no ataque dos Chiefs, não é? Pois estou mesmo. Nesse caso, não é nem uma análise complexa como no caso de Helaire, é simplismo mesmo. É que eu não irei apostar contra um ataque que conta com o QB mais talentoso de todos os tempos, uma das melhores mentes ofensivas da liga, um dos melhores TEs da história e um dos 3 melhores WRs da NFL. Apostar contra esse grupo me parece uma estratégia pouquíssimo inteligente. É procurar chifre na cabeça de cavalo, como diz o ditado. Eu acho que os Chiefs já voltam com tudo na semana 10, ou na minha análise mais pessimista após a semana 12, quando estão de bye. Andy Reid, como os narradores falam em todo jogo dos Chiefs depois de bye, é sensacional após a bye e tem record de 20-3 na sua carreira em jogos pós-bye. Ele vai consertar esse ataque na bye. Enfim, a grande dúvida para mim é onde ranquear Mahomes entre o top 3 de QBs. Mas no momento é meu QB1.

Tyreek Hill, WR

Mais um jogador dos Chiefs. Mas mesmo se você estiver apostando contra o ataque dos Chiefs que conta com Mahomes, Reid, Tyreek e Kelce (não aposte), Hill ainda é um excelente jogador para compra. Afinal, Tyreek é, indiscutivelmente ao se olhar os números, o WR mais eficiente com seus targets nos últimos 4 anos, e em 2021 ele finalmente está vendo um aumento nos targets. O máximo de targets que ele teve na carreira numa só temporada foi 137 (em 2018), mas nesse ano ele está num ritmo onde terminaria com 191 (numa temporada de 17 jogos, mas ainda assim). Hill ainda está tendo uma eficiência maior que a média da NFL nesse ano, mas não está sendo tão eficiente quanto outrora. Só que o aumento gigantesco no volume compensa tudo. Ele está sendo o WR2 de 2021 em pontos por jogo, mas eu sinto que ele ainda está em baixa na visão do público devido ao medo maluco de todos com relação ao ataque dos Chiefs.

Outros jogadores para compra:

Tom Brady (Brady acabou de sair da bye, e ainda assim é o QB1 de 2021); Dalvin Cook (nunca fui fã do jogador, mas está em baixa apesar de estar jogando o maior número de snaps da carreira); Darrell Henderson (é o jogador mais citado para compra nessa coluna no ano); Cordarrelle Patterson (números idênticos ao de Swift nos 3 jogos em que Ridley não jogou); James Conner (é um RB top 12 até Edmonds voltar, não acho que seja tão cedo); Diontae Johnson (era meu WR6 para o resto do ano antes da lesão de Claypool, agora fica melhor ainda); CeeDee Lamb (é, notoriamente, o WR1 dos Cowboys, que enfrentam Falcons e Chiefs agora); Tyler Lockett (Russell está de volta, ele é o WR1B desse time e não o WR2); Brandin Cooks (abundância de targets e volume, Tyrod é muito melhor que Mills); Kyle Pitts (está mais próximo de Kelce e Waller do que de Kittle e Andrews)

JOGADORES PARA VENDA

Venda da Semana – Deebo Samuel, WR

Sou torcedor do 49ers e draftei zero Deebo Samuel esse ano. O motivo é que eu não via muito volume de passe nesse ataque que fosse capaz de sustentar Brandon Aiyuk (que era draftado bem antes de Deebo), Kittle e Deebo, e via Deebo como sendo aquele que ficaria em 3° lugar na rotação. É, errei nessa daí. Aiyuk acabou virando um jogador reserva e Kittle perdeu vários jogos no ano. Mas eis que agora Kittle está plenamente saudável, Aiyuk ressurgiu das cinzas… E esse continua sendo um ataque com pouco volume no jogo de passe.

E é por isso que Deebo é a venda da semana!

Simplesmente há muita competição por targets dentro de um ataque que não passa o suficiente. Uma boa comparação é o ataque dos Ravens, já que eles também tem 2 WRs bons e um TE de elite. Repare que Andrews e Kittle são valorizados de forma similar, mas atualmente Deebo está sendo melhor valorizado que Marquise Brown e Aiyuk atualmente é melhor valorizado que Rashod Bateman. E a verdade é que os Ravens atualmente passam a bola até mais que os 49ers (e marcam mais pontos por jogo), então você vê que a conta não fecha: ou o grupo de Ravens estão subvalorizados (é possível), ou o grupo de 49ers está supervalorizado. E eu acho que Deebo é o que está mais erroneamente valorizado. Especialmente quando você leva em conta que Aiyuk provavelmente é até mais talentoso que Samuel, embora Shanahan relute um pouco em aceitar isso. Enfim, existe uma possibilidade muito real de Deebo e Aiyuk pontuarem parecido até o fim do ano, ambos como WR20-WR25, talvez. Deebo é valorizado como WR top 10, mas tem chance de ser muito pior que isso daqui pra frente.

Courtland Sutton, WR

Jerry Jeudy jogou com Sutton em 3 jogos nesse ano, e foram em 3 confrontos excelentes para WRs, contra Giants, Cowboys e Washington. Nesses 3 jogos, Sutton tem média de 4.1 pontos, tendo pontuado 2.4, 6.0 e 3.9 pontos. Isso é muito, mas muito preocupante. Especialmente porque Jeudy pontuou 13.2, 7.9 e 12.9 pontos em cada um desses 3 jogos. Jeudy tem 19 targets no período e Sutton tem 9. Então sim, está parecendo que Jeudy é o WR1 desse time, e Sutton é o WR2. Todos nós já ouvimos a narrativa de que o estilo pouco arriscador de Teddy Bridgewater combinava melhor com o estilo de jogo de Jeudy do que com o de Sutton, e isso parece estar se mostrando realidade. Enfim, eu acho muito difícil argumentar que Sutton vale mais que Jeudy, mas atualmente eles estão sendo valorizados de forma parecida. Por isso você vende Sutton, ou por Jeudy ou por qualquer outra coisa.

DeAndre Hopkins, WR

Eu elenquei DeAndre Hopkins como venda pela terceira vez nesse ano porque o número de targets dele é extremamente baixo para justificar seu valor. Mas fui conferir a estatística e fiquei assustado: ele é o 57° jogador com mais targets por jogo na NFL, incluindo aqui RBs e TEs. É absolutamente inexplicável que um jogador com 6.1 targets por jogo (essa é a média que eu busco nos meus textos de Stream de TEs) seja valorizado como um WR top 12, ou até top 10, no fantasy. Esse número não deve continuar tão baixo nesse ano, até porque é quase impossível ficar pior do que está atualmente (empatado com Laviksa Shenault e abaixo de Sammy Watkins), mas acho difícil que suba para mais de 7.5, número atingido por 35 jogadores na NFL. O motivo é que Arizona tem uma abundância de WRs, joga num esquema que gosta de passar para diferentes jogadores e está constantemente à frente do placar.

Outros jogadores para venda:

Kyler Murray (está correndo menos de 50% do que corria ano passado, assim não dá); Jalen Hurts (tabela difícil por vir, não há garantia de que será titular); Austin Ekeler (volume não é tão alto, está se apoiando em eficiência e TDs); Aaron Jones (AJ Dillon crescendo e ameaçando seu volume); Antonio Gibson (não duvido que vá para a IR quando Washington sair de vez da competição por playoffs); Melvin Gordon (Javonte deve crescer muito quando Broncos sair da competição por playoffs); Adrian Peterson (Titans deu indicativo de que usará comitê de 3 RBs, Foreman jogou muito melhor que Peterson); Hunter Renfrow (muitos acham que crescerá pós saída de Ruggs, não me parece ser o caso); Noah Fant (Albert Okwuegbunam rouba alguns targets e snaps muito importantes dele).

RANKING PARA O RESTO DA TEMPORADA

Abaixo segue meu Ranking para o Resto da Temporada. O ranking é dividido em prateleiras (tiers)!

https://docs.google.com/spreadsheets/d/13f2HXzXVqgOh6CQmT5tEBWfcDOI8doOOGE_q1u7FaDc/edit?usp=sharing

Por Caio Brettas

Brettas é um amante de fantasy obcecado por trades. Se especializa em estratégia de draft e projeções. Torcedor do 49ers, nomeia todos seus times “CaioShanahan” e também mexe com apostas esportivas.