O adversário diz muito sobre o potencial semanal de um jogador, e aqui nós sempre pomos a lente de aumento nos confrontos para identificar um teto alto ou um piso baixo. Vamos ver os nomes dessa semana?
Mas, primeiro…
Vamos ver o saldo de nossas indicações da semana passada:
Boom
- James Robinson – se machucou (Aquiles) e não joga mais na temporada; Dare Ogunbowale o substituiu na partida e marcou 15 pontos!
- Miles Sanders – quebrou um osso da mão contra os Giants e saiu de campo com apenas 5.8 pontos, mas, se você somá-los aos 17 marcados por Jordan Howard e Boston Scott, temos mais de 20 cedidos aos RBs dos Eagles contra os Giants.
- Evan Engram – finalmente o TD saiu pra ele contra os Eagles! 11.7 pontos tá ótimo pra tight end!
- Jamison Crowder – outro afetado por lesão (tornozelo); Braxton Berrios, o nome que indiquei como substituto, não fez um primor de jogo enquanto recebedor, mas anotou um TD de retorno de kickoff!
- Jimmy Garoppolo – fraca atuação que incluiu 2 interceptações e resultou em apenas 13 pontos contra o Tennessee Titans…
Bust
- Gerald Everett – quebrou a sina de tight ends irem mal contra os Bears; na nevada Seattle, o jogo de Everett fluiu! 16.8 pontos.
- Foster Moreau – só pra me contrariar, ele teve volume e jardas: 10.7 pontos contra os Broncos.
- Mike Gesicki – 5.2 pontos num confronto pouco movimentado e de fraca atuação ofensiva dos Saints.
O que tenho aprendido até agora?
Já sabemos da importância que o volume tem para running backs e wide receivers, bem como os confrontos.
Na coluna da semana passada, os confrontos foram determinantes para meus acertos (se o jogador não foi, o time dele foi). Os maiores erros foram nas posições de QB e tight end, em que a volatilidade é maior e temos menos nomes ainda para cravar no stream.
Quem me acompanha já me viu falar sobre como encontrar QBs top-12, e 2021 demonstrou que alguns dos melhores passadores do fantasy estavam em times vitoriosos.
Ainda que consistência tenha sido extremamente difícil de achar, os QBs que mais apareceram no topo dos rankings semanais estavam em times que venceram seus jogos:
Entre os tight ends eu já falei da importância que um touchdown possui para eles, e, na temporada, exatos 60% dos top 12 semanais receberam passes na endzone:
Na posição de tight end, assim como para running backs e wide receivers, o volume obviamente está relacionado a TDs recebidos, afinal não existe recepção sem alvo. Porém, como o fator touchdown é preponderante, embora “imprevisível”, temos que analisá-los.
Até aqui, 68 tight ends anotaram TDs e, destes, 16 foram responsáveis por metade deles:
- Dawson Knox
- Hunter Henry
- Mark Andrews
- Pat Freiermuth
- Travis Kelce
- Dalton Schultz
- George Kittle
- Rob Gronkowski
- C.J. Uzomah
- Zach Ertz
- Dallas Goedert
- Gerald Everett
- Jared Cook
- Mo Alie-Cox
- T.J. Hockenson
- E qualquer um dos vários que anotou 3 TDs pra fechar a conta.
Entre os 32 times da NFL, 11 foram responsáveis por metade de todos os TDs entre tight ends:
- Buffalo Bills
- New England Patriots
- Tampa Bay Buccaneers
- Baltimore Ravens
- Dallas Cowboys
- Cleveland Browns
- Kansas City Chiefs
- Los Angeles Chargers
- Pittsburgh Steelers
- Indianapolis Colts
- San Francisco 49ers
Alguns adversários cederam mais TDs que outros, e isso foi útil no atart/sit semanal:
- Eagles, Chargers – 11
- Raiders – 10
- Seahawks – 9
- Colts, Browns, Ravens – 8
Os Eagles foram um confronto excelente para explorar, com poucas exceções.
Falando de jogadores e ADP (posição média de draft), tivemos casos esperados (Kelce, Kittle, Andrews) e inesperados (Knox, Freiermuth) entre os líderes de TDs. Kyle Pitts, o TE calouro que saiu mais cedo em um draft, sofreu pela falta de TDs, mas compensou com recepções… ao menos em ligas PPR:
Ficou demonstrado mais uma vez que a estratégia “elite ou nada” se repetiu, com a posição de tight end se tornando uma loteria de TDs para quem não pegou um TD cedo.
QBs de times vitoriosos, TEs altos no draft (ou pegos no stream com confrontos superfavoráveis). Estas foram as estratégias mais interessantes para as “onesie positions” (ou posições de um jogador só, traduzindo o jargão do fantasy football) e seguirão relevantes nas próximas temporadas.
BOOM
DAVID MONTGOMERY vs Giants
O time de Nova York desmoronou em 2021 e agora deve transformar Monty em league winner de novo.
RONALD JONES II vs Jets
Jones recebeu um presente de Natal nesse mês de dezembro e vai fechar sua participação no fantasy contra a pior defesa da liga contra RBs.
D’ANDRE SWIFT vs Seahawks
Um dos melhores segundanistas está de volta e deve ter bom jogo contra os Seahawks, já que ambos os times estão eliminados e jogam para cumprir tabela.
JAYLEN WADDLE vs Titans
A única certeza em Miami é o calouro Waddle, que será muito lembrado por Tua nesse confronto difícil.
MARQUISE BROWN vs Rams
Os Ravens tropeçam nesse fim de temporada regular, mas ainda são um time respeitável. Os Rams não tem nada a ver com isso e querem ganhar para manter o sonho da bye week vivo. Assim, Marquise Brown, seja quem for o QB do time, é um dos poucos caminhos que o time possui para vencer.
BUST
MYLES GASKIN vs Titans
Se Jaylen Waddle promete muito, não podemos dizer o mesmo de Gaskin. Miami tem jogo difícil, o que favorece mais os passes que as corridas.
CHUBA HUBBARD vs Saints
O confronto nem precisa ser enfatizado, já que Hubbard não é um jogador que faz muita coisa pelo ataque dos Panthers.
MICHAEL PITTMAN JR. vs Raiders
Como se não bastasse o jogo não ser favorável a wide receivers (Las Vegas é um dos que menos cedeu pontos à posição), não sabemos se Carson Wentz vai passar a bola para Pittman e cia.
KYLE PITTS vs Bills
Claro que, em ligas PPR, Pitts deve ter algum piso, mas certamente seu teto é limitado, sobretudo pelo confronto e pela falta de TDs para o calouro em Atlanta.
DALTON SCHULTZ vs Cardinals
Schultz é um dos melhores tight ends do ano, mas os Cardinals são uma das melhores defesas contra a posição (7.5 pontos/jogo).
JARED COOK vs Broncos
Só os Chargers de Cook foram bem contra os Broncos marcando pontos através dos tight ends, e isso pode se repetir, porém é mais fácil apostar na defesa dos Broncos que nos tight ends dos Chargers neste jogo.
JOSH JACOBS vs Colts
Chase Edmonds fez a festa contra os Colts semana passada, mas eles também não tinham Darius Leonard (COVID). Só que Leonard está liberado e Indy é uma das melhores defesas contra RBs.