Categorias
Análise

Prospectos IDP 2022

Chegamos na hora dos drafts de calouros, e como ficamos nas ligas IDP? Aqui estão os meus nomes favoritos!

Edges

Aidan Hutchinson, Lions

A segunda escolha-geral do draft era considerado, por alguns, o melhor edge da classe e ele caiu para Detroit. Numa divisão que tem dois bons passadores em Aaron Rodgers e Kirk Cousins, os Lions precisavam muito de um talento superior para pressionar o adversário e ajudar Romeo Okwara na função.

Kayvon Thibodeaux, Giants

Mais um grande nome que era uma necessidade para o time de Nova York, Thibodeaux terá a chance de brilhar na camisa que já foi vestida pelo recordista de sacks numa temporada (Michael Strahan). Na NFC East de Dak Prescott, Jalen Hurts e Carson Wentz (Sam Howell), o calouro pode fazer seu nome numa divisão competitiva.

Travon Walker, Jaguars

Walker foi a primeira escolha-geral do draft e os Jaguars não quiseram saber dos outros edges. O time de Jacksonville precisava de quase tudo e não é mais sombra da Sacksonville de 2017. O seu atleticismo é fora de série e isso vai ajudá-lo, mas é um projeto a ser trabalhado em nível profissional.

Jermaine Johnson, Jets

Ser escolhido na primeira rodada credencia muito um jogador e foi isso que os Jets fizeram com Johnson. Ele chega para reforçar a defesa de Robert Saleh, que fez história nos 49ers. Jermaine é muito atlético e vai jogar na AFC East, que lhe permite ter um piso alto de sacks na temporada contra Mac Jones, Tua Tagovailoa e Josh Allen.

George Karlaftis, Chiefs

A AFC West explode em talento de QBs com a chegada de Russell Wilson, assim os Chiefs não perderam tempo no draft e buscaram Karlaftis na primeira rodada. KC precisa dessa infusão de talento se quiser voltar a decidir a conferência e o Super Bowl e o calouro pode entregar isso desde o começo.

David Ojabo, Ravens

Se Baltimore recrutou, olhe com atenção: Ojabo chega numa defesa que já é muito boa e não deve ter dificuldade em desenvolver seu talento, ainda mais aprendendo com nomes como Calais Campbell.

Linebackers

Devin Lloyd, Jaguars

Já falamos da extinta Sacksonville aqui, então você já sabe que Lloyd também era uma necessidade nos Jaguars. O calouro tem capital e situação excelentes para ser um bom IDP desde já.

Quay Walker, Packers

Green Bay costuma reservar a sua primeira rodada para defensores que trazem impacto imediato, e não deve ser diferente com Walker, a primeira das duas escolhas do time no último draft. É um jogador forte e explosivo, portanto tem teto alto de tackles (e piso baixo enquanto não melhora o refinamento).

Nakobe Dean, Eagles

Duas vezes melhor linebacker do país (ensino médio, 2018; universitário, 2021), Dean é talvez o melhor prospecto da classe e caiu para os Eagles provavelmente pelo histórico de lesões. O teto é muito alto e o risco compensa.

Christian Harris, Texans

Um bom projeto para os Texans, que assinaram novamente com Kamu Grugier-Hill por mais um ano apenas. Não deve ter grande impacto no primeiro ano concorrendo com KGH e Christian Kirksey, mas pode render bons jogos ainda em 2022 caso um dos dois perca jogos e ele se adapte rápido ao nível profissional.

Secundária

Kyle Hamilton, Ravens

O safety nº 1 inconteste dessa classe foi selecionado por Baltimore, o que eu considero sempre um fator muito importante. Há especialistas que preferem até outros safeties para IDP, mas não há como deixar passar um talento deste tamanho.

Daxton Hill, Bengals

O calouro saiu cedo, mas para um time que já possui dois bons nomes em Jessie Bates e Vonn Bell, embora nenhum deles tenha contrato em 2023, o que pode abrir o caminho para Hill assumir o meio da secundária de Cinci antes do que imaginamos. Vale o investimento na quarta rodada de calouros ou buscar nas waivers.

Lewis Cine, Vikings

Minnesota mudou seu staff e precisa melhorar a defesa há um bom tempo, sobretudo a secundária. Cine chega para complementar Harrison Smith, o porradeiro titular do setor, o que diminui o teto do calouro no início da sua carreira. Eu não pegaria no draft, mas após.

Jalen Pitre, Texans

Pitre chega para jogar desde já na secundária de Houston e em situação positiva para um IDP, que é um time que vai correr atrás do placar na maioria dos jogos. Outro nome que pode cair fora do draft na sua liga IDP e ir para o seu taxi squad.

Cornerbacks

Em geral, a posição é desvalorizada em ligas IDP, mas obviamente temos nomes que podem render bem com o tempo se a liga em questão premia passes defendidos e interceptações, e eu destaco Trent McDuffie (KC), Kaiir Elam (BUF), Roger McCreary (TEN), Kyler Gordon (CHI), Andrew Booth (MIN).

E por que não Derek Stingley e Ahmad “Sauce” Gardner?

Cornerbacks calouros demoram a se desenvolver, encarar os melhores wide receivers, portanto dou preferência nesta classe aos corners que caíram nos melhores times ou que vão enfrentar QBs que passam melhor a bola, de modo que estes calouros tenham mais chances de atacar a bola caso consigam correr a rota junto com os receivers que estão marcando. Gardner e Stingley não devem ter muito jogo aéreo contra seus times e, quando tiverem, ainda vão estar se adaptando ao tempo de bola da NFL e sendo desafiados por recebedores diferentes daqueles que costumavam marcar no college.

Por Rui Maurício

Editor-chefe, autor de "IDP em Detalhes", co-fundador do BrFF e entusiasta de analytics.