Categorias
Análise

Stream de tight ends: Semana 2

Fala, pessoal! Entramos na semana 2 com muito mais clareza sobre a posição de tight end do que há sete dias atrás. Agora que temos mais dados para analisar, podemos prever melhor quais TEs estão em situações que fornecerão mais oportunidades.

Antes, só sabíamos da provável qualidade do ataque, competição por targets e talento do jogador. Agora, além de termos ainda mais segurança para avaliar esses 3 itens, temos dados sobre a utilização dos jogadores.

Quão frequentemente o tight end está em campo? Nas jogadas de passe, ele está correndo rotas ou bloqueando? Ele está se alinhando mais ao lado da linha ofensiva como um TE clássico (onde cada snap resulta em menos pontos) ou na posição de slot (onde cada snap resulta em mais pontos)? Qual a porcentagem e número absoluto de targets que ele está recebendo?

Após uma semana, já temos números respondendo a tudo isso. O stream passa a ser menos no instinto e mais embasado em argumentos. Tendo todos os dados que tenho essa semana, jamais indicaria Irv Smith na coluna como fiz semana passada.

Afinal, ele se mostrou um jogador de poucos snaps, poucos targets, pouca porcentagem de rotas corridas… Estando abaixo do esperado em tudo isso, é dificílimo que ele atinja consistentemente uma pontuação digna de streamer.

Então sim, olhar para essas estatísticas de utilização é super importante, especialmente a porcentagem de rotas corridas. Ou seja, em quantos por cento dos passes tentados pelo time o tight end está correndo rotas. 

Afinal, o TE só pode receber targets e pontuar quando corre rotas, então é claro que um tight end que corre rotas em 90% dos passes do time tem muito mais oportunidades de pontuar do que um tight end que corre rotas em 60% dos passes. Para essa estatística, um número maior que 80% é excelente, coisa que uns 6 tight ends atingem no ano. Um número acima de 70% é o que lhe dá nível para ser escalado aqui na coluna como streamer. Com menos de 70%, o jogador dificilmente terá pontuação consistentemente boa.

Enfim, cabe a você achar o equilíbrio entre as estatísticas de utilização e, é claro, a qualidade do ataque, do jogador e da sua competição por targets para encontrar os TEs mais valiosos.

Para achar essas estatísticas e análises, o twitter é o melhor lugar. Inclusive, nessa semana eu postei no meu twitter, @brettas_FF, três tabelas ilustrando as estatísticas que falei nesse texto. Vale a pena olhar especialmente a que mostra a porcentagem de rotas corridas. E me segue lá!

E agora, vamos ao que interessa.

Na semana 1

O Stream da Semana 1 foi Gerald Everett, dos Chargers, que anotou 14.4 pontos na semana e foi o TE4 da week 1. A coluna começou com o pé direito! Por outro lado, Irv Smith e sua utilização péssima resultaram em 0.0 pontos, com apenas 2 targets. E a terceira dica da week 1, Austin Hooper, também decepcionou, mesmo tendo uma utilização mediana. Fez 1.6 pontos.

Para essa semana, continuarei com Gerald Everett como Stream da Semana, e também recomendarei dois outros TEs que tiveram utilização interessantíssima na semana 1, e que subiram nos meus rankings semanais e nos rankings para o resto da temporada.

Stream da Semana: Gerald Everett vs Kansas City Chiefs

Everett foi incrível na semana 1, e foi ranqueado como meu TE15 na semana. Para a semana 2, gosto ainda mais dele, e estou ranqueando-o como o TE11. E não é somente por ele ter entregado um resultado excelente no último jogo, mas também porque sua utilização foi interessante, porque o confronto é excelente e porque Keenan Allen não jogará hoje contra os Chiefs.

A utilização foi razoável, correndo rotas em 66% dos passes do Chargers. No entanto, são 66% de uma grande quantidade de passes, pois Herbert passa muito a bola, especialmente jogando contra os Chiefs num jogo em que o Chargers entra como azarão. Mais que isso, Justin passa eficientemente, então é claro que um target vindo de Justin Herbert vale mais que um target de, por exemplo, Joe Flacco. Por fim, como Keenan não joga, é natural que Everett tenha mais targets do que de costume e que a chance de touchdown tenha um ligeiro aumento. Talvez na semana 2 eu até prefira Everett ao seu TE titular, e isso você confere no fim do texto, vendo o meu ranking para a semana 2.

Hayden Hurst vs Dallas Cowboys

A utilização de Hurst foi tão boa na semana 1 que ele deixou de ser meu TE26 no pré-draft para virar meu TE18 no meu ranking atual para o resto do ano. E está na mesma prateleira que o meu TE12! Ele correu rotas em 80% dos passes tentados por Burrow, o que é um número que, se mantido, muito provavelmente lhe colocará como TE top12 ao fim do ano. Mas, sendo sincero, eu não espero 80%. Este é um número que uns 6 tight ends têm ao fim do ano. Acredito que correu mais rotas que o normal pois Higgins saiu lesionado cedo no jogo.

De qualquer forma, se ele correr 70% das rotas eu já fico satisfeito, pois são rotas de um time que passa muito a bola, marca muitos TDs e tem um QB de qualidade. E é por isso que eu gosto de Hurst. Se até CJ Uzomah entregou bons jogos em 2021, Hurst certamente irá fazê-lo, pois sua utilização está sendo melhor. A chance de TD essa semana é boa, e a cereja no bolo é que Tee Higgins pode ficar de fora do jogo devido a uma concussão.

Evan Engram vs Indianapolis Colts

Ele está de volta! Um jogador citado várias vezes na coluna do ano passado (por falta de opção) agora está em um novo time que lhe pagou um gordo contrato e mostrou fazer questão de tê-lo no roster. Há motivos para empolgação. Ele correu 80% das rotas, o que é ótimo. E 60% das rotas que correu foram no slot ou outside – TEs pontuam mais por snap no slot, depois por rotas outside e pontuam menos quando correm rotas alinhados inline como um TE tradicional -, sendo a 8a maior porcentagem entre TEs na semana 1. E Trevor Lawrence promete ser mais eficiente passando a bola do que era Daniel Jones.

Esse foi o problema de Engram no ano passado: eficiência. Ele teve um número decente de targets (mais targets que Dawson Knox, ambos jogando 15 jogos no ano), mas pontuou pouco por target e anotou poucos TDs na temporada. Para 2022, estou confiante que o número de targets fica similar e a eficiência por target aumenta. Na week 1, tivemos um bom presságio: foram 4 targets que se traduziram em 4 recepções.

RANKING DA SEMANA:

1- Travis Kelce

2- Mark Andrews

3- Darren Waller

4- Kyle Pitts

5- George Kittle (se jogar)

6- Dalton Schultz

7- Dallas Goedert

8- TJ Hockenson

9- Pat Freiermuth

10- Dawson Knox

11- Gerald Everett

12- Albert Okwuegbunam

13- Tyler Higbee

14- Zach Ertz

15- David Njoku

16- Hunter Henry

17- Hayden Hurst (supondo que Higgins jogue)

18- Cole Kmet

19- Evan Engram

20- Austin Hooper

Por Caio Brettas

Brettas é um amante de fantasy obcecado por trades. Se especializa em estratégia de draft e projeções. Torcedor do 49ers, nomeia todos seus times “CaioShanahan” e também mexe com apostas esportivas.

Uma resposta em “Stream de tight ends: Semana 2”