Com o passar da temporada, vamos identificando tendências e tendo mais ou menos certeza de determinadas situações de jogo. Aqui você confere algumas delas em que dou destaque. Mas antes disso, vamos revisar o que deu certo, errado ou mais ou menos nas previsões da semana 9.
Deu Certo
Escalar Josh Palmer vs Falcons (o objetivo era ver 20+ pontos, mas ele saiu com 18.6, que é muito bom)
Evitar Deon Jackson (Jonathan Taylor) vs Patriots (Jordan Wilkins foi o RB1 do time com apenas 6.8 pontos), Justin Herbert vs Chargers (12 pontos), Christian Kirk vs Raiders (75% de snaps e 21.6 pontos)
Apostar em baixo target share de Aaron Jones vs Lions (não pelo motivo certo, pois Jones se lesionou na partida), tight ends de Arizona Cardinals vs Seattle Seahawks (Zach Ertz, Noah Fant)
Duvidar que o WR1 dos Seahawks não pegaria TD contra os Cardinals (Tyler Lockett foi o premiado)
Deu Errado
Escalar Tyler Conklin vs Bills (CJ Uzomah roubou snaps e alvos dele, quebrando o teto dos dois)
Apostar em interceptação do Zach Wilson vs Bills, participação de Josh Jacobs no jogo aéreo (3 tgt / 3 rec / 20 yds / 0 TD), Rex Burkhead com participação relevante vs Eagles, Chris Godwin/Mike Evans com target % alto vs Rams (tiveram 18 e 20% respectivamente, Scott Miller foi o WR1 em pontos), piso de recepções para Romeo Doubs vs Lions (outro Packer que se machucou na partida), snap % alto para o WR3 dos Texans vs Eagles (Johnson teve apenas 42%)
Evitar Cade Otton vs Rams (pegou TD e fechou a semana com 17.8 pontos)
Subestimar Miles Sanders vs Texans (17 car / 93 yds / 1 TD)
Ver Samaje Perine dividindo o backfield com Joe Mixon vs Panthers (erradíssimo, foi apenas a segunda vez que um RB1 teve 65%+ de carregadas dos RBs, Mixon teve 78.6%!)
Duvidar de que Kenyan Drake seria bellcow vs Saints (85%, recorde do time este ano).
Mais ou Menos
Escalar Trevor Lawrence vs Raiders (16 pontos, nada de mais), Jalen Hurts vs Texans (18 pontos é pouco pra ele), Davis Mills vs Eagles (11.9 pontos é lucro, bom pra superflex)
Evitar Dameon Pierce vs Eagles (27 car / 139 yds / 0 TD, 13.9 pontinhos tá na média)
Quarterbacks
- Nenhum QB sai com fome de bola contra os Raiders: só Andy Dalton não foi top 10 (foi 16 na semana 8) contra Las Vegas. Sam Ehlinger, apesar de tudo que acontece nos Colts, é uma opção de streaming possível.
- Pode dropar Malik Willis (e bancar Ryan Tannehill) porque essa semana os Titans pegam os Broncos, contra quem só Geno Smith passou de 12 pontos.
- Patrick Mahomes elevou os Titans ao posto de 2º time contra quem o QB mais passa a bola. Russell Wilson, voltando da bye week dos Broncos, vem com o braço descansado para quem sabe “cozinhar” bastante nesse ataque anêmico de Denver.
- Os Packers estão jogando mal, porém os QBs adversários não estão protagonizando as partidas. Assim Dak Prescott só vai trabalhar se Tony Pollard e Ezekiel Elliott não fizerem o serviço por ele.
- Justin Fields tem seis semanas consecutivas marcando mais pontos que na partida anterior, e anotou, nas últimas três partidas, 23, 26 e 40 (QUARENTA) pontos. Nesta semana ele pega os Lions, que gostam de jogo aberto e QBs dinâmicos, como o rival de divisão Fields.
- Com exceção de Malik Willis, todo QB1 passou pra 2 ou mais TDs contra os Chiefs. Trevor Lawrence dos Jaguars, próximo adversário, bem que está precisando de um adversário assim, e nós vamos ver se ele está mais para Mahomes ou para Willis.
- Os Eagles pegaram interceptação de todo mundo menos os Commanders esse ano, mas os rivais se enfrentam de novo na rodada 10 e o mais saudável entre Taylor Heinicke e Carson Wentz pode ser vítima dos únicos invictos da liga.
Running Backs
- Saquon Barkley volta do descanso para enfrentar os Texans. Cinco RB1s (de oito) foram top 5 na semana contra Houston.
- Kenneth Walker teve 70%+ de snaps nas últimas três partidas pelos Seahawks. Contra Tampa Bay, seu status de workhorse será posto à prova contra o time que cede pior ranking semanal para o RB1 adversário (RB31 em média).
- Josh Jacobs terá outra chance de receber mais passes de Derek Carr contra o novo líder em target share para RB1s: os Colts, que, depois de atuações de Antonio Gibson e Rhamondre Stevenson, agora cede em média 16.4% de alvos para o principal corredor adversário. Josh McDaniels, me ajude a te ajudar!
- A semana será complicada para Austin Ekeler: só três RB1 (de oito) passaram de 10 carregadas contra os 49ers (Gordon, McCaffrey e Caleb Huntley). O craque dos Chargers vai precisar de alvos e goal line para ir bem.
- Kenneth Walker aqui de novo: ele teve 92.9% das carregadas de Seattle contra os Cardinals, time que mais vê workhorses atuando (média de 78.9% de carregadas do RB1). Será que Darrell Henderson vai ter o respeito que merece de Sean McVay e trabalhar muito no jogo entre rivais de NFC West?
- Seis de oito RB1s foram top 10 contra os Chargers, e eles enfrentarão ninguém menos que Christian McCaffrey. Outros quatro foram top 24, o que é animador para Elijah Mitchell caso retorne nesta semana 10.
Wide Receivers
- Os Steelers foram adversários de dois WR1 gerais neste ano (Gabriel Davis e AJ Brown) e mais: o WR1 que enfrenta Pittsburgh é, em média, o WR10 da rodada, sendo que 6/8 pegaram TD. Isso é bastante animador para Chris Olave.
- Os Texans são a mãe dos RBs, mas eles são o 2º time contra quem o WR1 mais fica em campo (88% de snaps). Darius Slayton, na falta de opções, pode ver uma boa quantidade de alvos se ficar esse tanto em campo.
- Atlanta é quem mais cede recepções para o WR1, 2 e 3. DJ Moore, Terrace Marshall e Shi Smith serão bons nomes em ligas PPR rasas e profundas.
- Rondale Moore roubou o volume de DeAndre Hopkins contra os Seahawks, e eles são candidatos a monopolizar os alvos de Kyler Murray contra os Rams, que ainda lideram o target share de WR1 adversário.
- Christian Kirk teve 31% de alvos contra os Raiders, primeira vez a alcançar 30% desde a semana 4. No entanto, ter uma boa fase vai ser difícil contra os Chiefs, que só permitiram 30% ou mais ao WR1 oposto uma única vez (Stefon Diggs, 34.2%).
- Cooper Kupp só não pegou TD em dois jogos este ano: 49ers (semana 4) e Cardinals (semana 3), que é o próximo adversário.
Tight Ends
- Kyle Pitts tem tido uma temporada sofrível para as expectativas mesmo fazendo os Falcons terem o 2º maior target share médio para TE1 (26.9%). A boa notícia é que ele reencontra o time que mais lhe cedeu pontos no ano, os Panthers.
- TJ Hockenson chegou nos Vikings mostrando o cartão de visitas com 23% de alvos e 16 pontos contra Washington. Contra os Bills ele tem prato cheio, já que Buffalo é o time que mais vê % de alvos na direção do TE1 em média.
- Desde o retorno da bye, os Rams cedem TD para todo TE1: foi assim com George Kittle e o calouro Cade Otton. O próximo tight end a enfrentá-los é a lenda viva Zach Ertz, que também vem de dois jogos seguidos com TD (Vikings, Seahawks).
- Os 49ers tinham target share baixo para tight ends até a semana 3. Da 4 em diante eles viram nomes relevantes em campo (Higbee 2x, Pitts, Kelce) e a média subiu. Gerald Everett vai nos dizer o seu nível nesta semana 10.
- Os Raiders, tirando Zach Ertz e Travis Kelce, só enfrentaram tight end meia boca. Os Colts, de Jelani Woods, Kylen Granson e Mo Alie-Cox, levam zero expectativas para este confronto, então se você já está zerando no stream, não tem nada a perder com eles.
- David Njoku pode retornar aos campos nesta rodada e pegar os Dolphins, que estão cedendo em média 5.3 recepções por jogo ao TE1 nas últimas 3 partidas. Caso Njoku ainda não tenha condições, fica a cargo de Harrison Bryant, Pharaoh Brown e Miller Forristall (famosos quem?) pegarem passes de Jacoby Brissett.