Categorias
Análise

O guia completo para avaliação de QBs em Dynasty

Para mim, quarterback é a posição mais fácil de se avaliar corretamente em Dynasty. É a posição que tenho maior taxa de acerto quanto a valorização e desvalorização, com folga.  E, é claro, também é a posição mais importante desse modo de jogo, partindo do pressuposto de que você joga, como deveria, em modo Superflex.

Avaliar corretamente QBs em Dynasty é crucial por dois motivos. O primeiro é que te permite ganhar muito valor para o seu time, conforme você adquire os QBs certos quando estão em baixa e vende os QBs certos quando estão em alta. Não seja tímido ao trocar e destrocar quarterbacks, há muito valor a ser ganho nesses movimentos. O segundo motivo é que te permite montar um bom grupo de QBs na sua liga e assim ganhar uma vantagem tremenda. Afinal, a posição é tão importante em superflex que mesmo um time ruim se torna candidato a playoffs quando ancorado por 2 quarterbacks top 12.

Hoje, analisei meu grupo de QBs nas 5 Dynasties que jogo e percebi que estou extremamente satisfeito com ele:

Titulares:

2 Justin Herbert

2 Kyler Murray

2 Joe Burrow

1 Patrick Mahomes

1 Lamar Jackson

1 Deshaun Watson

1 Kirk Cousins

Reservas:

2 Ryan Tannehill

2 Geno Smith

1 Russell Wilson

1 Matthew Stafford

1 Daniel Jones

1 Marcus Mariota

1 Jameis Winston

Literalmente 100% dos meus QBs rosterizados são jogadores que gosto. Estou acima do consenso em todos eles. Joe Burrow e Deshaun Watson são meus QBs elite menos favoritos, mas acho que ainda estou acima do consenso neles, pois o conceito “QB elite” é menos valorizado do que deveria – eu valorizo todos os QBs elite bem mais do que a comunidade.

Enfim, sem mais delongas, vamos às dicas sobre avaliação de QBs em Dynasty.

Rookie QBs

Resumidamente, minha filosofia é basicamente esta: nunca ter um rookie QB no elenco. Acho que se eu jogar Dynasty por mais 10 anos eu nunca terei um rookie QB sequer no meu elenco. Estatisticamente falando, 50% dos quarterbacks rookies vão virar bust. QBs de primeira rodada de rookie drafts viram busts numa taxa muito maior que WRs de primeira rodada e do que RBs de primeira rodada (menor taxa de bust de todas). Portanto, sim, quarterback é a posição que você mais deve evitar draftar no Round 1 de um rookie draft de Dynasty. Jordan McNamara, grande estudioso do modo Dynasty, fala isso há anos, inclusive criticou dezenas de vezes o fato de Trevor Lawrence entrar na liga como um QB top 10 de Dynasty – e o tempo mostrou que estava correto.

O exemplo de Trevor Lawrence é excelente para ilustrar o segundo problema de se apoiar em rookie QBs em Dynasty. É que mesmo QBs bons (Tua, Trevor) iniciam sua carreira pontuando mal no fantasy. Enquanto você os tem no elenco – e como um dos jogadores mais valiosos – estará se ferrando na liga engolindo a má pontuação. Trevor Lawrence e Zach Wilson pontuaram 12.1 e 12.2 pontos por jogo no ano de calouro, é o tipo de pontuação tão ruim que mata suas chances de playoff. 

“Ah, mas Justin Herbert começou carreira pontuando bem”. Sim, ele é a exceção. A única das últimas 5 classes, talvez. Surge 1 QB assim a cada 20.  E, pior, eles nem sempre são aqueles que esperamos: Herbert era apenas o terceiro QB melhor cotado da sua classe, bem abaixo do segundo melhor. Obviamente, é ineficiente pensar que o seu rookie QB será diferente da regra que rege 90% dos rookie QBs draftados. 

Enfim, o início turbulento e a alta chance de bust tornam rookie QBs uma aposta muito ruim em Dynasty, tanto para contenders quanto para rebuilders. Uma aposta que vem com um custo de oportunidade: ao draftar um rookie QB, você deixa de draftar um RB (menor taxa de bust) ou de trocar a pick por um jogador, talvez jovem, que já produzirá bem imediatamente.

Quarterbacks veteraníssimos

Quando diante de QBs veteraníssimos, aqueles com mais de 8 anos de liga, a gente já sabe o que esperar. Eles já tem um espaço amostral grande na NFL, já sabemos o que esperar deles em termos de pontuação. O segredo aqui é olhar a média de pontos por jogo dos últimos anos, são um preditor relativamente bacana do que eles irão pontuar no próximo ano ou nos próximos dois.

No entanto, o mercado ainda é fraco nessa avaliação. O exemplo de Kirk Cousins e Derek Carr é excelente. Kirk Cousins pontuou mais de 17.3 pontos por jogo em 6 das últimas 7 temporadas, com média de 18.0 pontos por jogo. Derek Carr não pontuou os mesmos 17.3 pontos por jogo em nenhuma das últimas 7 temporadas, com média de 15.6. Apesar de uma diferença de apenas 3 anos – quase irrelevante em Dynasty se você pensar na produção de ambos para os próximos 3 anos – o mercado estava avaliando os dois igualmente há 6 meses. Chute o que aconteceu desde então. Carr está pontuando 15.0 pontos por jogo e, Cousins, 17.4 pontos por jogo. Diferença entre um QB top 12 e um QB desses que todo mundo tem no time.

Mas acha que após mais essa evidência de que Cousins é superior (já é a sétima), o mercado se ajustou? Não. Ambos ainda são avaliados igualmente. E é aqui que entra sua vantagem: agora, se você for adquirir um QB de valor médio, provavelmente (tomara), irá preferir Cousins a Carr.

Mas o maior exemplo de todos é aquele que acho o jogador mais mal avaliado de Dynasty dentre todas as posições: Ryan Tannehill.

Nos últimos 4 anos, espaço amostral gigante, Tannehill tem média de 17.9 pontos por jogo, meio ponto a mais do que o já subestimado Kirk Cousins. Tannehill é ultra-eficiente, as estatísticas avançadas e PFF amam ele, ele faz uns bons pontinhos correndo com a bola e é da mesma idade de Cousins. Sendo tão eficiente e ganhando tantos jogos – Titans vão aos playoffs regularmente, excederam as expectativas de vitórias das casas de apostas por 4 anos seguidos -, acho muito improvável que ele não continue sendo titular na NFL, mesmo se Malik Willis assumir a titularidade nos Titans. 

No entanto, Tannehill custa muito mais barato até que Derek Carr, que pontua muito pior. F***, ele custa mais barato que quase todo mundo! QB31 no KeepTradeCut e QB24 no Fantasy Pros.

Quarterbacks de elite

Você deve buscar adquirir todo e qualquer QB de elite sempre que tiver qualquer oportunidade. E se não for um dos seus QBs elite favoritos? Adquira mesmo assim, e se for o caso tente trocar por outro elite depois. É muito difícil adquirir um QB superstar sem pagar um rim, exceto se você ceder outro QB superstar. Por isso, nunca faz mal adquirir um, pois quando você os tem no elenco, tem o poder de adquirir qualquer jogador de Dynasty, até os tipicamente inegociáveis como Justin Jefferson, Ja’Marr Chase, Kyle Pitts, outros QBs elite.

E a oportunidade que você tem de adquirí-los é quando estão em baixa ou quando vão parar no trade block. No ano passado, além de Deshaun Watson, você conseguia adquirir Lamar Jackson em baixa, quando ele era valorizado abaixo de Joe Burrow (loucura, eu sei). Nesse ano, Kyler Murray e Justin Herbert são os principais exemplos. Nunca custarão tão barato quanto agora.

Murray, aliás, é minha compra favorita entre QBs de Dynasty. Ele corre muito com a bola e é bom passador, um cara que pontua tão bem que mesmo na pior temporada dos últimos 3 anos continua sendo um mid-range QB1. E ao fim do ano Kliff Kingsbury deve sair do Cardinals. Imagina se o talentosíssimo Kyler tiver um playcaller decente? Melhor ainda, imagina se o novo playcaller pensar que Kyler é o melhor QB corredor da liga (na minha humilde opinião, é) e decidir utilizá-lo mais como corredor, tal como Lamar ou Hurts? Nesse caso, considerando que já produz mais que ambos como passador, ele pode pontuar no nível de Josh Allen.

Enfim, adquira QBs de elite. São o ativo mais importante da Dynasty superflex. Aliás, quando for participar de startups de Dynasty, privilegie fortemente QBs na primeira rodada. São o primeiro passo para conquistar a tão sonhada dupla de QBs elite.

Ah, não poderia deixar de dizer: se você tem Hurts ou (principalmente) Fields, eu aconselho vendê-los por outro QB elite. A magia dos QBs elite é justamente a segurança que têm em termos de pontuação e valor estável no longo prazo. E com esses dois “novatos” da categoria, essa segurança é bem menor que com os já consolidados Allen, Mahomes, Herbert, Kyler, Lamar, Burrow.

As outras duas variáveis importantes

A primeira variável a ser considerada é a habilidade do jogador como corredor. Óbvio, se um QB corre com a bola, o piso dele será mais alto em todas as temporadas, e o teto também. Tipicamente eles pontuam mais do que os não corredores. Mas outro fato interessante é que o teto de valor deles também fica muito superior. Se você aposta num QB não-corredor e acerta, você ganha X em valor. Se você aposta num QB corredor e acerta, você ganha 2X em valor.

Exemplos este ano são Tua, Fields e Hurts. Os 3 deram certo nessa temporada e viram seu valor aumentar. Tua e Hurts estão jogando em nível de MVP, mas Tua virou um QB top 10 em Dynasty enquanto Hurts virou um QB top 3. Fields não está em nível de MVP como Tua, mas hoje já vale mais que o Dolphin apesar de ter iniciado a temporada com valor parecido.

A segunda variável é o playcaller do time. É o aspecto que eu acho mais subestimado no fantasy. A qualidade de um ataque está diretamente relacionada à qualidade do playcaller. E a posição de QB no fantasy é totalmente dependente da qualidade do ataque, então naturalmente o playcaller (ou seja, a qualidade do ataque), é determinante para o sucesso e valorização de um QB.

Nathaniel Hackett é playcaller ruim: Russ cai de valor. Urban Meyer é tenebroso: Trevor caiu de valor. Mike McDaniel é um gênio: Tua cresce muito. Brian Daboll cumpriu as expectativas altas sobre ele: Danny Dimes se valorizou demais.

Nem preciso falar que, unindo positivamente as duas variáveis citadas aqui, Daniel Jones era um dos QBs que eu mais apostava em Dynasty esse ano. Jalen Hurts mesma coisa. Aliás, na offseason cravei no meu twitter o nome dele como o QB que eu mais apostava em crescimento de valor em Dynasty dentro de 1 ano. 

Outro adendo interessante: talvez valha a pena ampliar a variável playcaller para “suporte ofensivo”, incluindo OL, pass-catchers e playcaller. A maioria dos sucessos (Hurts, Tua) e fracassos (Stafford, Russ, Herbert) na posição de QB este ano podem ser explicadas pela qualidade – ou falta de qualidade – do suporte ofensivo como um todo, ainda que com alguma ênfase em playcalling.

Conclusão

Dá para encontrar vantagens competitivas no mercado de QBs de Dynasty, seja adquirindo jogadores que irão se valorizar ou vendendo aqueles que estão no auge do valor, seja adquirindo aqueles que entregam as melhores pontuações pelos menores custos possíveis. 

De modo geral, evite ser excessivamente reacionário, ou seja, superestimar o desempenho recente, na avaliação de QBs em Dynasty. Tipicamente, produção de QB é estável ao longo da carreira, então não jogue um QB muito para baixo no seu ranking quando ele tiver uma temporada que foge do padrão da sua carreira, nem jogue ele muito para cima quando tiver uma temporada muito acima do seu padrão. No mais, desejo boa sorte nas suas Dynasties! Espero ter ajudado.

Por Caio Brettas

Brettas é um amante de fantasy obcecado por trades. Se especializa em estratégia de draft e projeções. Torcedor do 49ers, nomeia todos seus times “CaioShanahan” e também mexe com apostas esportivas.