Categorias
Análise

Evolução do ADP na Offseason 2023

Estudar a variação do ADP dos jogadores ajuda a entender melhor as histórias que os cercam e o impacto disso em seus respectivos valores. Neste artigo, utilizamos os registros de 15/6 a 23/8/2023 da plataforma Sleeper para ligas PPR, 1QB.

Quarterbacks

1º Escalão: Rodadas 1-5

Josh Allen se desvencilhou de Jalen Hurts apenas na última parcial. Sem causa aparente.

Lamar Jackson ultrapassa Joe Burrow, obviamente por conta da lesão do QB dos Bengals.

Trevor Lawrence subiu constantemente, chegando ao meio da 5ª rodada.

2º Escalão: rodadas 6-8

Tua Tagovailoa cresce e se junta a Dak Prescott e Deshaun Watson por volta da 7ª rodada.

Aaron Rodgers aparece ao fim da 8ª rodada.

3º Escalão: rodadas 9-10

Aaron Rodgers sobe muito em agosto e deixa o grupo.

Daniel Jones dá lugar a Geno Smith na décima rodada.

Outros destaques

Os calouros Young e Stroud perdem tração ao longo da offseason.

Trey Lance, em queda livre no período inteiro, já prenunciava sua saída dos 49ers.

Running Backs

Quedas

O ADP de Jonathan Taylor simplesmente caiu de 8 para 20 (uma rodada inteira) em pouco mais de dois meses. A situação contratual, a recuperação de lesão e o desempenho abaixo do esperado em 2022 pesaram na confiança sobre o jogador, que, no entanto, ainda é respeitado e selecionado no topo do draft.

Breece Hall iniciou o pós-draft da NFL encabeçando a 3ª rodada e hoje está mais para o final dela. Foi necessário um Dalvin Cook sair da FA para que Hall perdesse o enorme prestígio que tinha, mesmo vindo de uma ruptura de LCA.

J.K. Dobbins está um ano removido de lesão e deve ter bom desempenho como jogador talentoso que é, mas ele também se viu dando lugar a outros nomes (Dameon Perce, Miles Sanders) no draft.

Alexander Mattison desceu de rodada em julho (6 para a 7), porém se segura entre os preferidos nas rodadas médias.

Javonte Williams, outro jogador recentemente lesionado, só acumulou descidas no ADP, saindo do meio da 6ª rodada para o miolo da 7ª.

Handcuffs (ou não): Damien Harris, Elijah Mitchell e Tyler Allgeier caíram vertiginosamente no mês de agosto, o que deixa clara mensagem sobre o valor que a comunidade dá a James Cook, CMC e Bijan Robinson, respectivamente e guardadas as proporções. Menção honrosa a Khalil Herbert, vencedor da offseason no ADP em relação aos seus companheiros (D’Onta Foreman, Roschon Johnson) que só caíram na offseason.

Oscilações

Ninguém melhorou tanto sua posição média quanto Alvin Kamara depois de revelado o tamanho de sua suspensão (apenas 3 jogos), que o fez saltar mais de 30 posições no ADP na época. Porém também o mesmo sofreu uma queda logo em seguida para números próximos aos iniciais, mostrando que o hype não durou muito.

Wide Receivers

“Calvin Ridley Mania”

No top 50, Ridley é a grande novidade, saltando quase uma rodada inteira (do fim para o início da quarta).

George Pickens vs Diontae Johnson

Em quase todo o processo de preparação para os drafts de fantasy, Johnson era o wide receiver preferido em Pittsburgh. Aí vieram os jogos de pré-temporada e mudaram tudo: Pickens tomou a dianteira nas duas últimas atualizações do Sleeper, assumindo o ADP que já foi do próprio Johnson.

Treylon “Bust”

Treylon Burks caiu pouco mais de uma rodada (atualmente figurando no final da oitava) com a chegada de DeAndre Hopkins aos Titans.

Baltimore Ravens

Rashod Bateman, em recuperação de lesão no pé, caiu bastante no ADP (início de décima para o final da 14ª!). Zay Flowers e Odell Beckham subiram constantemente, embora ainda não cheguem perto de ter a confiança da comunidade sequer como candidatos a WR2.

Tight Ends

Tyler Higbee e Greg Dulcich sem moral

Higbee, que vem caindo no ADP apesar de ser meu preferido a segundo alvo do time, pode ver o WR calouro Puka Nacua tomar-lhe alvos este ano e diminuir suas chances de ser top-12 segundo o ADP, mas é uma teoria que eu não embarco ainda.

Greg Dulcich, outro que caiu bem desde seu pico no fim de julho, terá a companhia de um “velho” amigo do head coach dos Broncos, Sean Payton, dos tempos de Saints: Adam Trautman. Essa é outra narrativa que não me convence, ainda mais com a recente lesão de Jerry Jeudy.

Evan Engram é lembrado novamente

Saltando da oitava para a sétima rodada, Engram veio carregado pela empolgação generalizada em torno do ataque aéreo dos Jaguars.

Darren Waller = league winner?

Sua ascensão não foi meteórica, mas Darren Waller cresceu o suficiente para ultrapassar dois outros tight ends de rodadas médias (Kyle Pitts, Dallas Goedert). Waller tende a ser o principal alvo do ataque dos Giants desde que chegou ao time por troca com os Raiders.

Por Rui Maurício

Editor-chefe, autor de "IDP em Detalhes", co-fundador do BrFF e entusiasta de analytics.