Categorias
Análise

PDC: Previsões Malucas para 2023

PDC: Prestação de contas.

Texto original: clique aqui.

A temporada 2023/24 nos trouxe gratas surpresas como Detroit vencendo a divisão depois de décadas e Houston levando a AFC South saindo da segunda escolha-geral no draft.

No entanto, podemos afirmar que ela foi, de certa forma, previsível em relação aos contenders não tendo grandes dificuldades para irem adiante na competição, bem como os times em reconstrução passando apertos.

Minha taxa de erro (soma de vitórias a mais ou a menos dividida por 272 jogos de temporada regular) foi de 22,8%. Bom, mas quero melhorar muito ainda!

AFC East

Buffalo Bills (Previsão: 10-7, Real: 11-6). O time de Buffalo ganhou a divisão na última partida e mostrou que é um dos maiores candidatos a Super Bowl da conferência.

Miami Dolphins (Previsão: 10-7, Real: 11-6). Miami perdeu para Buffalo na decisão pela AFC, porém foi um time muito forte na temporada regular.

New York Jets (Previsão: 9-8, Real: 7-10). Se conseguiram sete vitórias sem Rodgers, imagine com ele. 2024 é promissor para o time de Robert Saleh.

New England Patriots (Previsão: 8-9, Real: 4-13). A última temporada de Bill Belichick à frente da franquia foi melancólica, com problemas em todos os cantos. Agora os Patriots precisam buscar nova identidade. Errei, por muito, a previsão.

AFC North

Cincinnati Bengals (Previsão: 10-7, Real: 9-8). O único time que conseguiu campanha positiva mesmo sendo último em sua divisão. Nos dez jogos que pisou em campo, Joe Burrow deixou 50% de aproveitamento, e Jake Browning conseguiu outras quatro vitórias, mostrando que o time (e o QB reserva) são competentes e vão incomodar na próxima temporada.

Baltimore Ravens (Previsão: 10-7, Real: 13-4). O time, que já tem identidade forte na defesa e special teams, veio forte no ataque com Todd Monken de coordenador ofensivo. Lamar Jackson não foi excepcional como passador em números absolutos, mas trabalhou bem com a bola quando lhe foi exigido, e foi o mesmo corredor eficaz e eficiente de sempre. Aqui não previ um desempenho tão bom da equipe, a melhor da conferência.

Pittsburgh Steelers (Previsão: 9-8, Real: 10-7). Foi mais uma campanha positiva de Pitt APESAR do seu ataque insuficiente. O coordenador Matt Canada saiu no meio da temporada, e agora o time precisa ir atrás de um novo chefe do ataque, mas, em minha opinião, de um franchise QB também.

Cleveland Browns (Previsão: 8-9, Real: 11-6). Joe Flacco assumiu o ataque dos Browns por um Deshaun Watson lesionado e sustentou a equipe para muito mais do que se esperava sem o QB titular, tudo isso apoiado em uma defesa excepcional. 

AFC South

Jacksonville Jaguars (Previsão: 10-7, Real: 9-8). Os Jaguars perderam o título da divisão na última semana em derrota para os rivais Titans e assim uma vitória abaixo do que previ. 2024 precisa do próximo passo da evolução de Trevor Lawrence como QB profissional.

Tennessee Titans (Previsão: 8-9, Real: 6-11). Não foi um ano de 2023 ruim para Tennessee, mas certamente abaixo das expectativas de um time comandado por Mike Vrabel. Ryan Tannehill, além de perder semanas por lesão, não foi um franchise QB, e o novato Will Levis mostrou brilho em poucos momentos.

Indianapolis Colts (Previsão: 6-11, Real: 9-8). Indy bateu na trave dos playoffs, porém competiu muito bem entre jogos com Anthony Richardson e Gardner Minshew. Shane Steichen trouxe elementos que esse time precisava muito desde que perderam Andrew Luck. Fui pessimista demais com eles.

Houston Texans (Previsão: 5-12, Real: 10-7). Mas aqui foi onde o pessimismo foi exagerado: Houston simplesmente ganhou a divisão com HC (DeMeco Ryans) e QB (C.J. Stroud) calouros, um feito explêndido e numa divisão com três times tendo campanha positiva!

AFC West

Kansas City Chiefs (Previsão: 12-5, Real: 11-6). Os Chiefs não jogaram por música como falei no artigo original (exceto pelo romance entre Travis Kelce e Taylor Swift), mas ainda assim levaram sua divisão com um pé nas costas. Mas faltam recebedores mais ligados nesse ataque, pois Kelce dá claros sinais de que o fim da carreira está próximo. Rashee Rice hoje é o principal candidato a colaborar com Patrick Mahomes pelas próximas temporadas.

Denver Broncos (Previsão: 9-8, Real: 8-9). Mesmo com as controvérsias dentro (Wilson bancado em dezembro) e fora de campo (comentários polêmicos de Sean Payton), os Broncos quase bateram minha previsão, com vitórias sobre alguns dos times nos playoffs (Bills, Chiefs, Packers, Browns).

Los Angeles Chargers (Previsão: 9-8, Real: 5-12). Brandon Staley encerrou seu ciclo nos Chargers antes mesmo do fim da temporada em uma atuação triste do time contra os rivais Raiders. Justin Herbert perdeu alguns jogos lesionado e mal pôde ajudar o ataque, e o time venceu apenas equipes de campanha negativa.

Las Vegas Raiders (Previsão: 8-9, Real: 8-9). Minha primeira cravada, os Raiders tiveram seus percalços, com trocas de QB (Jimmy Garoppolo por Aidan O’Connell) e HC (Josh McDaniels por Antonio Pierce, que deve seguir em 2024).

NFC East

Philadelphia Eagles (Previsão: 11-6, Real: 11-6). Segunda cravada: apesar de uma campanha invejada por muitas franquias, os Eagles seguiram aos playoffs com pontos de interrogação, especialmente na secundária. Ainda assim o time bateu alguns adversários gabaritados (Chiefs, Bills, Cowboys).

Dallas Cowboys (Previsão: 11-6, Real: 12-5). Dallas venceu a divisão aproveitando um calendário fraco. As derrotas foram quase todas para times de playoff.

New York Giants (Previsão: 9-8, Real: 6-11). Os G-Men tiveram vários QBs titulares (Daniel Jones, Tommy DeVito, Tyrod Taylor) por conta de lesões, e um calendário cheio de pedreiras. Fui ingênuo ao avaliar que a franquia repetiria uma campanha positiva depois da sorte de um calendário favorável em 2022.

Washington Commanders (Previsão: 6-11, Real: 4-13). Falta muita coisa para a franquia da capital mostrar serviço: um HC mais moderno, um QB mais seguro, e playmakers de ataque e defesa.

NFC North

Minnesota Vikings (Previsão: 10-7, Real: 7-10). Kirk Cousins fez muita falta ao time de Kevin O’Connell, e meus favoritos ao título de divisão ficaram atrás de Lions e Packers.

Chicago Bears (Previsão: 9-8, Real: 7-10). O único momento de brilho da equipe foi uma vitória sobre os Lions. Justin Fields ainda não cresceu e ainda perdeu alguns jogos lesionado, o que pode ter decretado sua última temporada como principal QB de Chicago.

Detroit Lions (Previsão: 8-9, Real: 12-5). Um título de divisão depois de 30 anos marcou a boa campanha dos Lions, que começou com vitória sobre o atual detentor do Super Bowl. Calendário foi generoso, mas o time soube aproveitar, e assim Detroit foi muito além do que eu previ.

Green Bay Packers (Previsão: 7-10, Real: 9-8). Por falar em calendário favorável, os Packers foram aos playoffs no primeiro ano de Jordan Love como titular de um ataque muito jovem; o time, aliás, teve a menor média de idade da liga, e mesmo assim eles avançaram a pós-temporada como segundo melhor time da divisão.

NFC South

Atlanta Falcons (Previsão: 8-9, Real: 7-10). Havia a possibilidade, mas os Falcons não conseguiram aproveitar e ficaram para trás na divisão.

New Orleans Saints (Previsão: 8-9, Real: 9-8). Os Saints tiveram campanha igual a do campeão da sua divisão, mas eles não foram páreo em duelos contra times mais capacitados.

Tampa Bay Buccaneers (Previsão: 6-11, Real: 9-8). Baker Mayfield (com o apoio do bom OC Dave Canales) ressurgiu e levou os Bucs à melhor campanha do canto sul da NFC.

Carolina Panthers (Previsão: 5-12, Real: 2-15). A primeira campanha de Bryce Young quase não foi a pior possível: apenas duas vitórias e troca de head coach no meio da temporada, o que não ajudou o seu desenvolvimento.

NFC West

San Francisco 49ers (Previsão: 10-7, Real: 12-5). Os 49ers foram o melhor time da conferência e o fizeram tendo diversos adversários de campanha positiva, como Steelers, Rams, Cowboys, Jaguars, Bucs e Seahawks.

Seattle Seahawks (Previsão: 9-8, Real: 9-8). A terceira e última cravada foi aqui em Seattle que, mesmo com campanha positiva, viu Eagles, Rams e Packers tomarem as vagas de wild card da NFC.

Los Angeles Rams (Previsão: 9-8, Real: 10-7). Os Rams merecem aplauso pela campanha em 2023, pois o calendário foi pesado, com todas as derrotas para times com 60% ou mais de aproveitamento.

Arizona Cardinals (Previsão: 5-12, Real: 4-13). Uma agenda difícil e o retorno tardio de Kyler Murray dificultaram o que poderia ser um ano bem mais interessante para o time de Arizona.

Por Rui Maurício

Editor-chefe, autor de "IDP em Detalhes", co-fundador do BrFF e entusiasta de analytics.