Na coluna de hoje, todos os jogadores citados para compra e venda se referem a temporada de redraft, como sempre é. Mas na introdução, vou sair do tema de redraft e falar sobre trades em Dynasty! Ou melhor, sobre como fazer boas trades em Dynasty a partir de uma análise da temporada redraft.
Há muito tempo eu via vários analistas contando que o mercado de Dynasty demora a se ajustar, e que isso era uma oportunidade de ouro para o bom jogador de fantasy melhorar seus times em Dynasty. O conceito faz sentido, afinal, conforme eu já disse em outras colunas nesse ano, o jogador de fantasy tipicamente demora a aceitar uma nova realidade e luta contra ela. Insiste em esperar mais tempo que o necessário para cravar que um bust realmente é bust ou que um breakout realmente é breakout.
Essa lógica é ainda mais verdadeira em Dynasty. Se um jogador fez um início de 2022 surpreendente, mas jogando o que até agora foram “apenas” oito semanas em alto nível, a comunidade como um todo tende a ser cautelosa ao ranqueá-lo alto em Dynasty e é lenta para sentir segurança em afirmar que o jogador terá sucesso nas temporadas seguintes.
Confesso que eu era assim em anos anteriores. Lembro de um exemplo específico, que envolve Austin Ekeler e Alvin Kamara. No início da temporada passada, Kamara tinha ADP top 5 em redraft e de round 2 em dynasty, enquanto Ekeler era pick 12 em redraft e ADP de round 4 em Dynasty. Acontece que, após 6 semanas da temporada, Ekeler vinha sendo um RB top 3, estava pontuando mais que Kamara e a comunidade inteira já conseguia prever que Ekeler terminaria o ano de redraft pontuando mais que Kamara.
Mas não em Dynasty. Mesmo após essa semana 7, Kamara ainda valia mais que Ekeler. Eis que algum analista, não me recordo qual, postou uma thread no twitter dissertando sobre essa lentidão do mercado se ajustar e citou o exemplo de Ekeler e Kamara, que têm a mesma idade. Ele disse que o mercado ainda não havia se ajustado, visto que, mesmo com Ekeler melhor no redraft, Kamara ainda era algo como RB6 de Dynasty e Ekeler era o RB10. Ele cravou uma aposta de que, ao fim do ano, Ekeler estaria mais valorizado que Kamara em Dynasty.
Li isso e pensei “exagerou… Kamara é Kamara, e Ekeler começou a pontuar bem agorinha”. E obviamente eu estava errado. Era previsível que Ekeler terminaria o ano melhor que o outro RB da sua idade, e isso de fato aconteceu. Logo, conforme o tal analista previu, Ekeler realmente passou a valer mais que Kamara em Dynasty, e com alguma folga.
Ao menos eu aprendi uma lição que me ajudaria muito em Dynasty no futuro. Que é analisar rankings de resto de temporada de redraft e, com base neles, projetar o valor dos jogadores em Dynasty ao fim do ano.
Alguns bons exemplos de jogadores subvalorizados são Chris Olave, Greg Dulcich e Tua Tagovailoa. São meus WR16, TE10 e QB8 para o resto do ano. Todos os três são jovens e estão em situações que não vão mudar muito para o ano que vem, mas ainda não subiram tanto de valor quanto deveriam desde o início da temporada, apesar de terem superado por muito as expectativas.
E exemplos de jogadores que deveriam estar sendo vistos com menor valor são Terry McLaurin, Michael Pittman e D’Andre Swift. Os 3, que são meus WR23, WR17 e RB15 para o resto do ano, decepcionaram um pouco na temporada atual, mas o mercado de Dynasty não lhes colocou tão para baixo quanto deveriam. Os três para mim são vendas em Dynasty, pois, se terminarem o ano conforme minha previsão, certamente estarão valorizados abaixo do que estão agora.
Enfim, o mercado de Dynasty na offseason é fortemente baseado na última temporada de redraft. Se o jogador vai bem, ele cresce muito de valor, e, se vai mal, cai de valor. Mas nesse momento de agora, semana 9, a comunidade de Dynasty ainda não se antecipou a essa mudança de valor.
E agora, vamos aos nomes de compra e venda. De redraft!
JOGADORES PARA COMPRA
Compra da Semana: Jakobi Meyers, WR
Jakobi Meyers é o WR13 em pontos por jogo na temporada. Se você tirar DeAndre Hopkins e Michael Thomas dessa lista, que só jogaram 2 e 3 jogos, respectivamente, Meyers passa a ser o WR11 em pontos por jogo. É muita coisa. No entanto, ele está sendo ranqueado como WR29 no Fantasy Pros. Não existe oportunidade de compra melhor do que essa.
A target share de Meyers continua alta como sempre foi, de 26%, mas a diferença é que agora seus targets estão sendo de muito mais qualidade que em anos anteriores. Em 2022, estão sendo mais longos e muitas vezes estão sendo na endzone. Em 2020 e 2021, Meyers totalizou 31 jogos e anotou 2 touchdowns, mas nesse ano já tem 3 em apenas 6 jogos. E nesse ano seu target médio está viajando 9.0 jardas, enquanto no ano passado viajava 6.8 jardas. É um jogador que está tendo utilização diferente esse ano. Lembra o caso de Mike Williams no ano passado, que passou a ser utilizado de forma diferente e, por isso, pontuou muito mais.
Dameon Pierce, RB
Pierce está listado como compra mais pelo potencial do que por aquilo que é atualmente. Atualmente, vejo ele como um RB1 baixo ou RB2 alto, mas o potencial dele é ser league winner, ou seja, RB top 5 daqui em diante. A diferença entre esses dois cenários é ele finalmente se consolidar como RB recebedor dos Texans. Não me entenda mal, ele já vem tendo bom número de targets (20 nos últimos 4 jogos), mas ainda não é o RB recebedor do time. Nos dois últimos jogos, Pierce teve 9 targets, mas os Texans passaram 24 vezes para running backs, o que fez Pierce ter 37% dos targets para RBs do time. Se ele absorver uns 60 ou 70% disso, o céu é o limite. Ele não vinha pra campo em terceiras descidas longas nem em 2-minute-drills, mas isso mudou no jogo passado. Ficou mais em campo nas terceiras longas e foi o único RB em 2-minute-drill, coisa que não era. A ver se isso se mantém. A competição, representada por Rex Burkhead e Dare Ogunbowale, é das mais fracas da liga, Texans seriam espertos em privilegiar Pierce.
Davante Adams, WR
Nos 6 primeiros jogos da temporada, Adams teve média de 19,5 pontos por jogo. Com essa média, se o draft fosse hoje, Adams seria pick top 10. Target share também estava excelente antes do jogo passado, era de 31%. No entanto, semana passada, Adams foi para o jogo com “gripe forte”, e teve atuação patética, de 1.2 pontos PPR. Mas ele claramente não estava saudável (inclusive jogou apenas 72% dos snaps, geralmente joga 95%), então prefiro descartar completamente essa partida da análise. Isso cria uma janela de buy-low interessante. Independente disso, minha visão é de que Adams já estava sendo subvalorizado mesmo antes do jogo passado. Enfim, o Fantasy Pros atualmente o coloca ranqueado abaixo de AJ Brown, jogador que está uma prateleira abaixo de Davante no meu ranking. Daqui em diante, a química de Carr e Adams pode estar ainda melhor que no início do ano, e Adams já teve sua bye. Compre.
Joe Mixon, RB
Mixon ainda lidera a liga em expected fantasy points na temporada. Ou seja, é o RB com mais volume da NFL inteira. Está sendo muito pouco eficiente com seus toques na bola, mas sempre gosto de comprar jogadores com volume alto e torcer para a eficiência regredir à média. Mesmo sendo ultra-ineficiente e tendo muito azar do questio touchdowns, Mixon é o RB8 do ano. E se a eficiência fosse apenas média, seria um RB top 3. É surpreendente que Mixon esteja tendo tantos targets nesse ano: tem 45 em 8 jogos, sendo que no ano passado teve 48 em 16 jogos – e ainda assim foi o RB4 da temporada. E a ausência de Ja’Marr Chase pode ser boa para Mixon, afinal, o único jogo sem Chase foi o jogo em que Mixon teve mais targets na temporada, 9.
Garrett Wilson, WR
Nas 7 primeiras semanas do ano, Wilson recebia muitos targets quando estava correndo rotas, o problema é que os Jets não estavam lhe colocando para correr um número decente de rotas. Talvez por ser rookie, talvez porque o corpo de WRs estava cheio… não sei, mas fato é que isso mudou. Agora mais experiente, e sem a competição de Elijah Moore, Wilson passou a correr rotas em 90% dos passes do time, sendo que anteriormente ficava em torno de 66%. Mais rotas significam mais targets. Além disso, algo que já disse aqui anteriormente é que WRs calouros aumentam muito de produção na segunda metade da temporada. Por isso, embora eu ainda veja Wilson como um WR35 para o resto do ano, não me surpreenderia nem um pouco se ele fosse um WR top 15 na segunda metade do ano. Compra interessantíssima para times com campanhas ruins que precisam investir em apostas para vencer jogos.
Greg Dulcich, TE
Dulcich pontuou mais de 10 pontos PPR em cada um dos 3 primeiros jogos de sua carreira. Isso nunca foi feito por nenhum tight end na história do fantasy. Bom início, né? Pois é, e a utilização também está muito boa: 81%, 72% e 91% de rotas corridas em cada um dos 3 jogos. Interessante que no jogo mais recente ele tenha corrido 91%. Será que isso se mantém? Não sei, mas se sim, Dulcich provavelmente será um tight end top 6 na segunda metade da temporada. Por enquanto, ainda não tenho certeza disso, então estou ranqueando-o como meu TE10 para o resto da temporada. Os Broncos têm sua bye agora, e isso é bom por dois motivos: o primeiro é que isso abre uma oportunidade para que você adquira Dulcich barato, o segundo é que, após a bye, ele pode estar ainda mais incluído no plano de jogo do time, se é que isso é possível.
JOGADORES PARA VENDA
Venda da Semana: D’Andre Swift, RB
Swift está tendo volume absurdamente baixo, mas está sendo o RB mais eficiente da NFL inteira em fantasy points por toque na bola. São apenas 4.4 targets por jogo e 8 carregadas por jogo. Com uma eficiência boa, isso significa pontuação de RB2 médio. Mas, como sua eficiência está sendo a melhor da liga, ele tem 16 pontos PPR por jogo. Acho praticamente impossível que essa média se mantenha caso ele mantenha esse volume, pois a eficiência é insustentável no longo prazo.
No jogo passado, ele teve 5 carregadas, e Dan Campbell deu entrevista falando que eles deram mais carregadas para o Swift do que deveriam. Isso, para mim, significa que ele ainda não está 100% saudável, ou, pior ainda, que sua lesão não vai melhorar completamente até o fim do ano. Nesse caso, seu número de toques continuaria sendo observado de perto pelos Lions.
Antonio Gibson, RB
Nas duas últimas semanas, Gibson fez 16.7 e 20.7 pontos PPR. Mas jogou apenas 36% e 39% dos snaps. Ou seja, é um caso similar ao de Clyde Edwards-Helaire no início do ano, época em que todo mundo sabia que ele iria cair de produção pois sua pontuação não conseguiria ser mantida com o pouco volume que vinha tendo. As situações são parecidas mas a de Gibson é ainda pior. Primeiro porque ele está jogando menos snaps do que Helaire no início do ano. Segundo, porque ele joga no Washington Commanders, e Helaire no Kansas City Chiefs, ou seja, num ataque muito superior que lhe dá muito mais chances de marcar touchdown. Enfim, se Helaire era uma venda óbvia no início do ano, Gibson é ainda mais nesse momento da temporada.
Courtland Sutton, WR
Já são 3 jogos seguidos em que Jerry Jeudy tem mais targets que Sutton. Nesse período de 3 jogos, o total de pontos de Sutton foi 11. Por isso, Jeudy já está com mais pontos do que Sutton na temporada, mas Sutton ainda é ranqueado à frente de Jeudy pela maioria das pessoas (WR29 e WR34 no Fantasy Pros). Por isso, acho que você deve vender Sutton enquanto pode. Russell Wilson está tendo mais eficiência passando para Jeudy, e tem preferido o WR mais baixo por aquilo que já é um longo período de 3 jogos, razões pelas quais acho que isso pode ser uma tendência a ser mantida. Confesso que nunca fui fã de Sutton e draftei zero esse ano. Acho um jogador superestimado. Mas para além da minha opinião, os números já estão dizendo que Sutton não é isso tudo em fantasy. É o WR41 em pontos por jogo na temporada.
Observações rápidas:
*Tua Tagovailoa é meu QB8 para o resto do ano.
*Errei na análise sobre Christian McCaffrey na semana passada. O coloquei como venda, mas na última semana ele deixou de ser meu RB4 para virar RB2 para o resto do ano
*Interessante como temos 17 RBs muito bons esse ano e depois uma quebra de prateleira gigantesca
*Pé no freio com D’Onta Foreman. No primeiro jogo após saída de CMC, ele jogou menos snaps que Chuba Hubbard até este lesionar. Hubbard volta essa semana, provavelmente.
*Após muito refletir, decidi colocar Ja’Marr Chase como WR9 para o resto do ano.
*Tyler Higbee viu seu número de rotas e de targets cair muito nas duas últimas semanas. Já não é um TE1 no meu ranking.
RANKING PARA O RESTO DA TEMPORADA
Abaixo segue o meu ranking para o resto da temporada, dividido em prateleiras (tiers)!
https://docs.google.com/spreadsheets/d/11olJ17B3g-eiKySx-SvckvoOKzXBcfT-gNctkaA-NaA/edit?usp=sharing