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O Que É Fantasy Football

Se você não sabe como a NFL funciona, então dá uma olhada aqui primeiro. Se já tem uma noção, então eu vou lhe dizer que troço é esse de fantasy football.

Aqui no Brasil muitos já conhecem o Cartola, que é um fantasy game do futebol da bola redonda, em que você compra e escala jogadores semanalmente. Mas bem aqui no fundamento o fantasy football já tem diferença: enquanto no Cartola o mesmo jogador pode estar em milhares de times, no fantasy football o jogo acontece dentro de ligas, e um jogador pode estar em apenas um time dessa liga.

Na prática, o fantasy football é um jogo em que você escala um número de jogadores de variadas posições para pontuar com eles de acordo com seu desempenho em campo (jardas conquistadas, TDs, passes recebidos…).

Toda semana você tem um time adversário e deve pontuar mais do que ele para vencer a partida e subir na classificação da liga.

Após certo número de semanas, os times com mais vitórias vão para os playoffs decidir quem será o grande campeão da liga!

AVISO: este é um artigo vivo, que sofrerá alterações ao longo do tempo, e eu lhe convido a trazer críticas e sugestões que melhorem este miniguia para mim, para você e para todos que encontrarem este conteúdo.

Tópicos

Ligas

Uma liga nada mais é que um conjunto fechado (de 4 a 32 times) em que os times, no formato tradicional:

  • São formados por jogadores diferentes entre si;
  • Travam duelos semanais contra todos os times para definir quem vai para o mata-mata;
  • Aqueles classificados para o mata-mata jogam de duas a três semanas para definir o campeão.

Tipos de Ligas

Quanto à estabilidade do elenco, existem três tipos mais difundidos de ligas.

  • Redraft — formato mais comum, é aquele em que todos os times de uma liga são formados do zero mesmo que a liga seja renovada por outras temporadas.
  • Dynasty — neste formato, os jogadores presentes numa liga ao final de uma temporada são mantidos para a próxima. Para saber mais, clique aqui.
  • Keeper — misto de dynasty e redraft, parte dos jogadores são mantidos de um ano para o outro (dynasty) e de acordo com regras próprias de cada liga. Os jogadores não mantidos farão parte de um draft (redraft) em que todos os times podem concorrer por eles.

Fazemos um destaque para as ligas best ball, que consiste em draftar um time, porém a escalação é feita automaticamente pela plataforma, selecionando os maiores pontuadores para ocupar o time titular.

Posições

Na maioria das ligas, a formação titular conta com:

  • 1 quarterback (QB), o que sempre pega na bola e joga pra cima ou sai correndo com ela;
  • 2 running backs (RB), os que ficam atrás ou ao lado do QB e pegam a bola dele (e saem correndo com ela);
  • 2 wide receivers (WR), os que saem correndo em várias direções e, depois que pegam a bola caindo do céu, saem correndo com ela;
  • 1 tight end (TE), um grandão que finge que é wide receiver quando pega a bola e sai correndo com ela;
  • 1-2 flex (podendo escalar RB/WR/TE). Para saber mais sobre flex, clique aqui;
  • 1 kicker (K), que chuta a bola porque não tem habilidade pra sair correndo com ela;
  • e 1 defesa/special teams (DST), um monte de gente oposta ao ataque pra ninguém sair correndo com a bola.

Em ligas mais competitivas, kickers e defesas já são obsoletos, já que há muita aleatoriedade na pontuação. Em outras ligas ainda mais malucas, o pessoal joga com jogadores individuais de defesa (IDPs, ou individual defensive players).

A posição superflex é aquela em que é possível escalar qualquer jogador das posições QB/RB/WR/TE. Em ligas que empregam a posição, QB é a posição mais importante e escassa. Para saber mais, clique aqui.

Pontuação

O que acontece no jogo se reflete no FF, mas o jogo de mentirinha não é uma cópia fiel do jogo de verdade.

QBs (Jogo de Passe)

Os QBs são pontuados pelas jardas que conquistam nos passes (0,04 por jarda ou 1 ponto para cada 25 jardas) e corridas (0,1 por jarda), além de ganharem 4 pontos para cada TD que lançam ou 6 pontos quando chegam na endzone correndo. Interceptações (tentativas de passe que são recebidas pelo adversário) tiram 2 pontos do QB.

Jogo Terrestre / Aéreo

RBs, WRs e TEs também são pontuados com base nas jardas corridas ou recebidas (0,1 por jarda), além de 6 pontos para cada TD anotado. Em ligas PPR (ponto por recepção), cada bola recebida num passe soma 1 ponto também. Nas ligas Half-PPR, essa pontuação cai para 0,5 por recepção.

Outros

  • Os kickers ganham pontos pela distância de cada field goal que acerta (chute que vale 3 pontos no jogo real): 3 para chutes de até 39 jardas, 4 para 40-49 jardas e 5 pontos para 50 ou mais jardas. Cada extra point (XP) acertado também rende 1 ponto extra ao kicker no FF.
  • Defesas/special teams ganham pontos quando conseguem um sack (1 ponto), interceptação (2 pontos) ou fumble (bola perdida) recuperado. O número de pontos marcados pelo time adversário soma ou diminui pontos da defesa:
    • 0 pontos do adversário: 10 pontos para a defesa;
    • 1-6: 7 pontos;
    • 7-13: 4 pontos;
    • 14-20: 3 pontos;
    • 21-27: 0 pontos;
    • 28-34: -1 ponto;
    • 35+: -4 pontos.

Cada liga pode variar sua formação titular, quantidade de reservas e pontuação. Antes de entrar numa liga e participar do draft, é muito importante conhecer esses detalhes para saber quais posições (e em que quantidade) importam para seu time.

O Draft

Um dos momentos mais aguardados (se não o mais), o draft é o momento da temporada em que os times selecionam seu elenco inicial para o início da disputa. Aqui começa a se desenhar a forma e o caminho que uma liga vai tomar.

Quanto à forma de se fazer o draft, os principais tipos são Snake, Linear e Auction.

Snake (“Cobra”)

Nesse formato de seleção, o mais comum em ligas redraft, o primeiro time a selecionar na rodada x é o último a selecionar na rodada seguinte e o curso do draft é invertido a cada rodada, como demonstrado na figura a seguir.

Linear

Formato comum em ligas dynasty, especialmente na seleção de calouros, no draft linear um time seleciona jogadores sempre na mesma posição em cada rodada, ou seja, o curso do draft segue sempre a mesma direção.

A ordem é geralmente dada pelo inverso da classificação final dos times no ano anterior (na temporada regular para os eliminados, nos playoffs para os classificados).

Auction (Leilão)

Formato em que a seleção de jogadores é por meio de concorrência.

  • Cada time recebe um mesmo orçamento no início do draft para dar lances nos jogadores;
  • Os times indicam um jogador por rodada e um lance inicial para ele.
  • O time que deu o maior lance ao final de um tempo específico adiciona o jogador ao seu elenco.
  • Um time encerra o seu draft quando preenche o elenco com o número máximo de jogadores ou quando não tem mais orçamento para dar lances.

Estratégias de Draft

Nos drafts mais comuns (snake, linear), há diversas estratégias que podem ser usadas no sentido de trazer o máximo de valor possível para seu elenco. Vejamos alguns.

Melhor Jogador Disponível

Ou Best Player Available — BPA — prega selecionar o melhor valor entre os jogadores disponíveis no board (quadro). Para melhor aproveitamento dela, é desejável que você tenha seu próprio ranking de jogadores.

Robusto em Running Backs

Estratégia derivada da antiga pontuação padrão (0 PPR), consiste em começar forte nos running backs de elite por serem garantia de toques na bola, piso e teto altos, quando comparados com wide receivers em ligas que não premiam as recepções.

Ela possui um viés otimista em relação ao histórico de lesões sofridas pelos corredores e pode deixar o time desequilibrado caso este perca jogadores machucados.

Zero RB

Estratégia derivada do cenário mais atual da pontuação PPR, a mais utilizada atualmente, é pessimista em relação aos RBs, portanto oposta ao Robusto em Running Backs, e que prega a antifragilidade, ou seja, estruturar o time a partir de outras posições, em especial wide receivers de elite, cujos jogadores tendem a se lesionar menos e produzir em alto nível.

QBs e TEs de topo complementam a estratégia, e running backs só são procurados com maior frequência a partir de rodadas mais baixas (ex.: 7ª rodada em diante).

É importante frisar que não existe estratégia perfeita, tendo em vista que seus adversários eventualmente são imprevisíveis e podem (e vão) selecionar jogadores valiosos, portanto cabe a você, jogador, estar sempre atento a cada escolha feita na liga e ajustar a sua estratégia ao momento.

Jogadores

Os jogadores da NFL são o elemento central do jogo: são eles que vão, por suas ações em campo, trazer pontos para o seu time a cada semana. Conhecê-los, bem como saber o potencial de cada um (posição, talento, volume etc.) é vital para o seu sucesso.

  • Posição — Quarterbacks não pontuam igual a tight ends, por exemplo. Assim, saber como a pontuação e a formação do time titular afetam a importância de cada posição é essencial.
  • Talento e volume — nem sempre um jogador com volume (proporção de oportunidades de ter a bola nas mãos) é talentoso, e o contrário também é possível. A união desses dois elementos é o que produz os melhores nomes que podemos ter em nosso time.

Diversos elementos modificam a realidade de uma liga de fantasy football, portanto acompanhar notícias, conhecer o histórico de um jogador, de seu time e técnicos traz ainda mais material para a nossa tomada de decisões.

Adquirindo Jogadores

Além do draft, as principais formas de adquirir jogadores são:

Free Agency (FA) / Waiver Wire (WW)

Na maioria das ligas, um jogador dispensado por um time entra numa fila de prioridades, chamada de waiver wire. Cada liga possui um critério (pior time pega primeiro, o último time a ter pego um jogador pega primeiro, leilão etc.). Quando o jogador passa determinado período sem ser solicitado nesta fila, ele se torna um free agent (agente livre) e um time pode adicioná-lo a qualquer momento.

Trocas

Por vezes, jogadores na FA não são bons o bastante para atingirmos nossos objetivos numa liga. Portanto, obter jogadores de outros times pode (e deve) ser um caminho a se explorar nesse sentido.

O valor de um jogador em trocas não é fácil de determinar, assim é normal uma proposta que você considere justa não tenha a concordância do seu parceiro.

Alguns passos podem ajudar a conseguir trocas mais facilmente:

  • Os dois times devem ganhar — tanto a sua necessidade quanto a do seu parceiro devem ser atendidas;
  • Converse — mostre claramente ao parceiro de troca o seu objetivo e ouça o dele também;
  • Evite propostas bizarras — é improvável que mandar aqueles três ou quatro jogadores do seu banco por um super titular do colega resulte numa troca bem sucedida.
  • Seja paciente — por vezes precisamos ajustar diversas vezes uma proposta para chegar nos termos que agradem os dois lados.