Categorias
Análise

A Dynasty e o seu draft…

Com o hype da Free Agency chegando ao fim, vemos pela frente um novo Hype surgindo: O draft da NFL.

Fazemos mocks e mais mocks torcendo e fazendo contas mirabolantes e propostas indecentes para que seu time magicamente consiga draftar aquele jogador que você sonha tanto (sim, tô de olho nessa sua ilusão de Lawrence nos Pats….). Mas o que isso tem a ver com o meu Fantasy? Ah pequeno gafanhoto, muita coisa.

No vídeo texto de hoje daremos um foco especial às ligas Dynasty (principalmente as superflex) e como o draft da NFL poderá impactar nos jogadores e nos picks do seu rookie draft.

Primeiramente, vamos falar o que é uma liga Dynasty: diferentemente das ligas Redraft e Keeper, onde você ou começa um time do zero e não mantem nenhum jogador para a próxima temporada (Redraft) ou seleciona apenas alguns jogadores para ficar contigo para a temporada seguinte (Keeper), a liga Dynasty é aquela onde você mantém TODOS os jogadores para a temporada seguinte, ou seja, nesse tipo de liga a idade do jogador, situação contratual, picks futuros e diversos outros fatores são levados em conta no valor percebido pelo seu jogador ou pick.

Então, Derick, quais “tipos” de Dynasty existem? Como é o draft desse tipo de liga? Que dicas você pode passar para quem quer começar uma liga desse tipo?

Os “Tipos”

Quando falo em tipos, refiro-me à 2 fatores: posições adicionais e Premiums.

As posições adicionais mais comuns nas ligas Dynastys são o “Superflex”(SF) – posição Flex que inclui a posição de QB além dos tradicionais RB, WR e TE, ou seja, possibilita escalar até 2 QBs no seu time titular o que faz com que haja uma BAITA valorização da posição, e as posições de defesa, conhecida também como IDP (que inclui DL, LB, DB além de um flex defensivo).

Para se ter uma ideia da influência dessas posições no draft da sua liga temos como exemplo o pick 1.01 que atualmente, para ligas dynasty com 1QB, é o CMC enquanto o 1º QB, Mahomes, sai por volta da 3ª rodada.

Já em ligas SF, o Pick 1.01 é justamente o Mahomes (e ainda temos em média 4 a 5 QBs escolhidos na 1ª rodada). Do ponto de vista do draft de rookies, para 2021 no primeiro tipo de liga, a escolha 1.01 seria Najee Harris enquanto para SFs, seria nosso menino Sunshine Lawrence.

Por sua vez, no caso de IDP, o fato de ter mais posições, faz com que os picks tenham ainda mais valor, uma vez que um top LB pode ter a mesma pontuação (ou até maior) de um dos top 5 RBs dependendo da pontuação de defesa utilizada na liga. Além obviamente de ter bons prospectos na defesa esse ano (Roi, Micah Parsons né?).

Já as pontuações Premium referem-se a um bônus para determinada posição de acordo com alguma ação. O Premium mais comum é o de TE Premium, onde o TE ganha geralmente 1,5 pontos por recepção versus apenas 1 ponto para as demais posições (se tratando de PPR) para valorizar a posição de TE que é relativamente esquecida pelos jogadores de Fantasy.

Tal bônus pode fazer com que Kelces, Kittles e Wallers da vida acabem sendo draftados ainda na primeira rodada enquanto o segundo tier de TEs pontuem tão bem quanto WR2s (e esquentando os drafts de calouros com Kyle Pitts).

Percebeu como esses detalhes mudam e bem o draft? Falando nele, vamos falar dos dois tipos de Drafts que temos nesse tipo de liga.

Os Drafts

O primeiro tipo de draft é o chamado startup draft, onde você escolhe os jogadores para o seu time do zero. Esse sem dúvidas é o draft mais importante e que ditará se você irá brigar pelo campeonato esse ano, acumular bons valores ou se por algum erro, será fadado ao rebuild ao final da temporada. Normalmente nesse draft temos os jogadores veteranos e calouros desse ano – há quem faça esse draft apenas de jogadores veteranos e outro apenas com jogadores calouros. Nesse caso específico, o primeiro a escolher do draft veterano será o último a escolher no draft calouro e vice-versa (particularmente prefiro fazer o start up draft com os calouros e veteranos juntos, mas aí vai de cada um, tá autorizado).

Já o rookie draft, ou draft dos novatos é o draft nos moldes do draft da NFL, onde só é possível escolher os calouros e é feito todo ano enquanto o startup draft é feito apenas no 1º ano de liga. O rookie draft é linear e com apenas 3 a 5 escolhas, dando uma importância maior nas picks de 1ª rodada.

O tipo de liga Dynasty acaba influenciando e muito no valor desses picks já que, para ligas com 1 QB, os picks mais valiosos são 1.01 até 1.06 dependendo da qualidade dos prospectos do ano (e esse ano tem nomes BEM INTERESSANTES), já em ligas com SFs, seria algo em torno de picks 1.01 até 1.10. Adicionando as posições de IDP, gera uma valorização de picks de segundas e terceiras rodadas também.

Apenas para exemplificar vejamos, na minha visão, os 10 primeiros picks em ligas SF e 1QB no mock abaixo. (Obviamente que com o draft da NFL esses nomes poderão mudar, assim como suas posições na lista).

Um Breve Mock

1QB

  1. Najee Harris (RB)
  2. Travis Etienne (RB)
  3. Javonte Williams (RB)
  4. Ja’Marr Chase (WR)
  5. Kyle Pitts (TE) – se for TE premium, caso contrário seria pick 6
  6. Devonta Smith (WR)
  7. Jaylen Waddle (WR)
  8. Rashod Bateman (WR)
  9. Rondale Moore (WR)
  10. Kenneth Gainwell (RB)

SuperFlex

  1. Trevor Lawrence (QB)
  2. Justin Fields (QB)
  3. Zack Wilson (QB)
  4. Najee Harris (RB)
  5. Ja’Marr Chase (WR)
  6. Travis Etienne (RB)
  7. Javonte Williams (RB)
  8. Kyle Pitts (TE) – se for TE premium, caso contrário seria pick 9
  9. Devonta Smith (WR)
  10. Trey Lance (QB)

Dá uma boa diferença, né? Por isso é importantíssimo saber o formato de liga e suas respectivas pontuações.

Outras Dicas

Conheça seus concorrentes e tenha certeza que continuarão com você no ano que vem. Em ligas que tem buy in, normalmente ocorre o pagamento desse ano do Fantasy e do ano seguinte. Caso acabe fazendo uma trade envolvendo picks futuros, é recomendável que também adiante parte do pagamento da temporada do pick trocado. Vale também fazer um documento com as regras da liga e enviar para todos os participantes (na internet existem vários modelos desse tipo de documento).

Acumule picks no startup draft – faça trade down e up com consciência e, se conseguir, obtenha picks 1 e 2 dos anos seguintes ainda no startup já que normalmente todo mundo quer sair campeão já no 1º ano e não dão o devido valor a esse tipo de pick.

Divirta-se e interaja com o pessoal: forme uma boa relação com a galera, já que deverá jogar um bom tempo com eles.

Por fim, para saber mais dos prospectos desse ano para ficar ligeiro no draft… bem, isso é fácil:

Só seguir a @brffootball que temos vídeos (YouTube) e textos sensacionais dos estreantes André Amaral (Vencedores e Perdedores da FA), Caio Brettas (Top 5 QBs calouros para Dynasty) e Eduardo Filho falando de WRs como Will Fuller em sua nova casa.

Conte pra gente qual seu tipo de liga favorita e precisando daquele help, só chamar!

Por Derick Bissiguini

Analista de BI, formado em marketing e entusiasta de dados e esportes. Torcedor dos Steelers e viciado em Fantasy nas horas vagas.

4 respostas em “A Dynasty e o seu draft…”