Categorias
Análise

Top 5 QBs calouros para Dynasty

Um ranking de quarterbacks calouros para fantasy não deve ser, necessariamente, igual ao ranking dos melhores prospectos da vida real. Enquanto os times da NFL sempre estão procurando por jogadores que protegem a bola e processam bem o jogo, nós, GMs virtuais, procuramos simplesmente pelos jogadores que produzirão as melhores estatísticas e mais fantasy points. Isso significa que nós valorizamos mais os jogadores que correm com a bola, como Justin Fields e Trey Lance, em detrimento das estátuas de pocket, como Mac Jones e Kyle Trask. Nós também nos importamos menos que a NFL com o fato de um QB ter muitos turnovers e sacks (olha o Fields de novo). A sabedoria ao se ranquear QBs calouros está justamente em saber quais jogadores têm mais valor no fantasy do que na vida real. Dito isso, vamos aos rankings.

1- Trevor Lawrence, Clemson

Lawrence é um daqueles prospectos raros, que definem gerações. O consenso é que ele é um dos quatro melhores prospectos QB de todos os tempos, sendo os outros três John Elway (draft de 1979, está no Hall da Fama), Peyton Manning (draft de 1998, irá para o Hall da Fama) e Andrew Luck (draft de 2012, 4x Pro Bowler). Trevor é completo e não existem lacunas no seu jogo. É o QB mais seguro desse draft e tem o potencial mais alto.

Comparação: Andrew Luck

Para o fantasy, o Sunshine também é o rookie QB1. Trata-se de um jogador com teto altíssimo, que realisticamente pode ser MVP algum dia. Ele também corre com a bola, e provou isso ao acumular 766 jardas e 17 touchdowns corridos nas suas duas últimas temporadas em Clemson. Lawrence certamente será a primeira escolha no NFL Draft e se tornará jogador do Jacksonville Jaguars, que não é dos piores destinos para um QB. Por isso tudo, é um jogador que vem para ser QB2 no fantasy já em 2021.

2- Justin Fields, Ohio State

Justin Fields é o quarterback mais móvel dessa classe. Correu o 40-yard dash em 4.44 segundos e já entrará na NFL como um dos três QBs mais ameaçadores em corridas. Ele também é muito preciso em seus passes (de acordo com o PFF, teve a melhor porcentagem desta classe de passes considerados precisos) e muito resiliente a pancadas. Por outro lado, não é considerado um dos melhores processadores de jogo e também segura muito a bola, o que leva a muitos sacks. Embora não seja um prospecto de draft melhor que Zach Wilson, tem todas as ferramentas físicas necessárias para virar uma estrela.

Comparação: Kyler Murray

Para o fantasy, Fields é o claro rookie QB2 por conta de sua habilidade em corridas. A previsão é que já entrará na NFL correndo mais que Josh Allen e Deshaun Watson, e isso é ouro no nosso game. No futuro, caso evolua como passador e processador de jogo, pode ser um QB top 3 de fantasy. Quanto ao seu time de destino, os melhores cenários seriam 49ers ou Broncos, times com ótimos skill-players e esquemas amigáveis para QBs.

3- Zach Wilson, BYU

Wilson é amplamente considerado o segundo melhor QB dessa classe. Trata-se de um jogador com potencial gigantesco e incrível capacidade de playmaker e improviso. Há algo de Mahomes e Rodgers no seu jogo. Por outro lado, é um QB que foi titular por 3 anos mas só jogou bem no terceiro, ano em que teve excelente linha ofensiva (Wilson foi o QB menos pressionado entre os draftáveis de 2020) e enfrentou universidades muito mais fracas que a sua. A diferença das stats do primeiro e segundo ano para as do terceiro é impressionante: 12 TD e 3 INT em 2018; 11 TD e 9 INT em 2019; 33 TD e 3 INT em 2020. Oferece muito potencial, mas muito risco.

Comparação: Aaron Rodgers

Para o fantasy, Wilson é o nosso QB3, superando por pouco Trey Lance. O principal motivo que o jogou para baixo no nosso ranking é o fato de que ele será o QB do NY Jets, time que tem uma das piores linhas ofensivas da liga, coordenador ofensivo inexperiente e um corpo de recebedores abaixo da média. Não é exagero dizer que o Jets seja o pior cenário possível para um QB, entre os 32 times. Aĺém disso, muito embora Wilson não seja um QB estático e até ofereça mobilidade, ele corre menos que Lawrence e muito menos que Fields e Lance.

4- Trey Lance, North Dakota State

Lance é um quarterback que tem todas as ferramentas para o sucesso, mas que ainda é bastante cru. Afinal, Lance jogou apenas uma temporada no College, na qual tentou apenas 288 passes, e isso foi na FCS (um nível de College que não abriga as melhores faculdades). Por isso, muitos pensam que o ideal para Lance é ser draftado por um time que não o coloque para jogar no ano de calouro, deixando que amadureça. Trey é um QB muito móvel, com braço forte e que não comete muitos turnovers (teve uma interceptação na sua carreira de 17 jogos no college), mas é o menos preciso entre os QBs top 5 e não tem experiência contra competição de alto nível.

Comparação: Cam Newton

Para o fantasy, Lance disputa a posição de rookie QB3 com Wilson, mas fica na nossa quarta posição. A transição dele para os profissionais envolve muitas incertezas, e isso também se aplica ao fantasy. É provável que Lance não comece 2021 como titular, e é possível que ele nunca supere seus problemas como passador para se firmar como titular na liga. No entanto, pode ser que ele evolua bem e se torne uma estrela do fantasy como um QB que passa e corre. Sem dúvidas, o melhor cenário para ele seria ir para o 49ers e contar com Kyle Shanahan esquematizando receivers livres.

5- Mac Jones, Alabama

Mac Jones é um típico pocket passer, que processa bem o jogo e tem pouca capacidade atlética. O jogo de Jones é construído em timing, antecipação e precisão. Ele tem boa presença de pocket, processa bem o jogo e é um bom líder. Por outro lado, tem pouquíssima mobilidade (42 jardas corridas em 17 jogos como titular) e baixa capacidade de improviso e de playmaking. Seu corpo de WRs em 2020 era melhor até do que de alguns times da NFL, e existe o medo de que a boa temporada de Jones tenha sido apenas fruto do cenário perfeito em que ele se encontrava.

Comparação: Matt Ryan

Para o fantasy, Mac Jones é o rookie QB5, mas vem com potencial baixíssimo. Quarterbacks não-móveis como Mac Jones precisam ser excepcionais para serem relevantes no fantasy, e Mac Jones não apresenta características que nos façam acreditar que ele o seja. Na verdade, ele é o QB com teto mais baixo do top 5, mesmo na vida real. Pode ser até que se firme como titular na NFL, mas, para o fantasy, seu teto é se tornar um QB nos moldes de Jimmy Garoppolo ou Andy Dalton.

Por Caio Brettas

Brettas é um amante de fantasy obcecado por trades. Se especializa em estratégia de draft e projeções. Torcedor do 49ers, nomeia todos seus times “CaioShanahan” e também mexe com apostas esportivas.

Uma resposta em “Top 5 QBs calouros para Dynasty”