Categorias
Análise

Rankings Redraft 1.0 (PPR, 1QB)

O primeiro ranking do BrFF da temporada 2021 está pronto. Confira agora como nossa redação avalia os jogadores há três meses do kickoff.

Nós sabemos que a temporada 2021 da NFL só chega em Setembro, mas é bom entrar no hype e sentir aquele gostinho de futebol americano já em Junho, com as análises e o trabalho de produção dos early rankings.

O Brasil Fantasy Football conta com os melhores analistas de fantasy do país, e cada um deles ordenou do maior a menor valor nas quatro principais posições para fantasy (QB, RB, WR, TE).

Enfim, o setor de análise de dados do BrFF – mais conhecido como Rui Maurício, nosso editor-chefe – realiza a média de posição de cada jogador nos rankings dos nossos sete analistas para formar a opinião final.

Destaca-se ainda que estamos falando somente dos Early Rankings, e que muitas opiniões podem mudar ao longo que os Training Camps das franquias da NFL vão ocorrendo.

Metodologia

A nossa redação (André, Caio Brettas, Caio Ribeiro, Dérick, Eduardo, Rui e Sérgio) escolheu 30 QBs, 60 RBs, 60 WRs e 20 TEs cada um.

A pontuação final de cada jogador nos rankings foi calculada pelo número de votos que recebeu e pela posição que ocupou em cada voto. Enfim os tiers (prateleiras) foram determinados utilizando essa pontuação final.

Baseamos esse ranking 1.0 em ligas PPR e somente 1QB. Vamos à análise.

Rankings: Quarterbacks

A posição de quarterback destaca-se sempre por um alto número de touchdowns passados, somados com as jardas aéreas. Entretanto, na NFL atual, quarterbacks movéis que conseguem jardas e touchdowns com a bola na mão, ganham um valor a mais em termos de fantasy. Além disso, como estamos falando de ligas redraft, ou seja, duração de somente um ano, a idade do quarterback influencia minimamente.

Um dos grandes destaques para esse ranking de quarterbacks fica para a alta posição que Jalen Hurts atingiu, uma vez que seu excelente trabalho terrestre cobre a incerteza do próprio Eagles sobre ele. Além disso, ressalta-se a grande queda de Deshaun Watson em relação a 2020, principalmente nesse modelo redraft, já que a participação dele na temporada 2021 é de extrema dúvida, e uma suspensão pode ainda ocorrer.

Rankings:Running Backs

Cada vez mais nós estamos vendo as franquias da NFL preterirem comitês de running backs, ao invés daquele conhecido workhorse. Porém, ainda vemos Derrick Henry como um grande exemplo de um domínio de carregadas.

As ligas PPR valorizam ainda mais os corredores que conseguem receber passe. Por isso um jogador como Alvin Kamara – que não é um Nick Chubb em corridas – tem um ranking mais elevado que o jogador do Browns.

Dentro do ranking, vemos que Najee Harris já alcançou uma posição elevada, a frente de nomes como JK Dobbins, Josh Jacobs, Miles Sanders, sobretudo por ele estar inserido em uma franquia que deseja um workhorse.

Ainda, é perceptível um grande “gap” após David Montgomery, que ocupa a 22ª posição e tier 6. Após essa prateleira, há um grande número de veteranos que não passam de incertezas, além de rookies com fits ruins ou que estão inseridos em um comitê.

Rankings:Wide Receivers

Com as ligas sendo PPR, a constância em targets e recepções é fundamental para que seu recebedor consiga ser produtivo em termos de fantasy. É o caso de Davante Adams, Stefon Diggs, Allen Robinson e Keenan Allen em 2020.

Mesmo sendo grandes recebedores, Mike Evans e Chris Godwin são exemplos da falta de consistência durante as semanas da temporada e por isso uma queda em relação à expectativa do início de 2020.

Ainda, o grande sonho de um entusiasta de fantasy é conseguir aquele wide receiver que não divide targets. Em 2021, A.J. Brown caminhava para isso, todavia a troca envolvendo Julio Jones prejudicou de certa forma essa grande dominância e alterações foram feitas neste próprio ranking.

Rankings:Tight Ends

A posição de tight end é aquela que possui o maior gap entre os jogadores. O top três que é composto por Travis Kelce, George Kittle e Darren Waller apresenta consistência durante toda a temporada. Em seguida vemos em T.J Hockenson, Mark Andrews, Kyle Pitts e Dallas Goedert certo valor. A partir disso, problemas com quarterback, falta de consistência e pouco volume são a marca desses jogadores.

Dúvidas, críticas, sugestões? Comenta aqui embaixo ou fale conosco por email!

Por Eduardo Filho

Eduardo Camargo Oliveira Filho, 20 anos e estudante de jornalismo na PUC-MG. Fã de Matthew Stafford. Torço para meu time no fantasy.