Categorias
Análise

Stacking em BestBall

Agora que você já sabe o que é best ball e como jogar, vamos explorar estratégias? O Derick conta pra gente sobre o stacking.

Enquanto esperamos o final de agosto para começarmos nossos Redrafts e já entramos em mais de 5 Dynasties em menos de 2 semanas (e provavelmente não daríamos conta de mais), vemos ainda necessidade de fazer drafts, não é mesmo?

Sorte a nossa que existe o Bestball! Caso não saiba o que é o modo Bestball, convido você a ver o vídeo do grande André sobre o assunto clicando AQUI e aproveita que está lá e já deixa seu like e inscreva no canal.

No texto de hoje, trago uma da estratégia bem interessante dessa modalidade: O chamado “stacking”.

O que seria esse “Stacking”?

“Stacking” seria parear seu QB com algumas de suas melhores armas ( seja 2 WRs, WR e TE1, etc) de forma a potencializar o rendimento do seu time na semana, já que o objetivo do Bestball não é fazer uma pontuação mínima (maior regularidade de seus jogadores), mas sim tentar pontuar o máximo possível a cada semana (jogadores com potencial de big plays são sempre bem vindos).

Essa estratégia é algo comum em DFS (Daily Fantasy Sport) e pode ser transferido para o bestball (BB) pois o nosso BB seria um meio termo entre um DFS e uma “Season Long” (como por exemplo Redrafts).

De acordo com estudos da Big Dogs Fantasy, em uma liga de 12 pessoas, existe 8,33% de chance de ganhar e 33,3% de chance de ficar entre os 4 primeiros. Quando acabamos fazendo um stack essa probabilidade sobe de conforme dados abaixo:

STACK                 WIN % – TOP 4 %

QB/WR1         10.16%-38.64%

QB/WR2          8.76%-34.54%

QB/TE              9.05%-35.07%

QB/WR1/TE    11.98%-40.36%

QB/WR2/TE     9.83%-36.69%

QB/WR1/WR2 11.00%-40.43%

Conforme observado, quando fazemos um stack de QB/WR1/TE temos a melhor probabilidade de ganhar e segunda melhor em ficar entre os 4 primeiros (11,98% e 40,36% respectivamente).

Mas quando devemos fazer um Stack?

A recomendação é fazer Stack quando não há quebra de Tiers dos jogadores disponíveis no board. Tentar dar Reach para pegar um jogador de um, dois ou 3 Tiers abaixo apenas para fazer Stack acaba ferindo seu time, pois estaria jogando fora um jogador com upside ou valor maior do que você acabou pegando e consequentemente tendo uma probabilidade menor em pontuar bem. Portanto, é importantíssimo entender e saber os Tiers dos jogadores antes de começar seu BestBall.

E quais seriam os melhores stacks?

Abaixo temos alguns stacks interessantes para se draftar:

Ravens:
Lamar (QB) + Mark Andrews (TE),  Marquise Brown (WR), Rashod Bateman (WR)

Chiefs:
Patrick Mahomes (QB) + Tyreek Hill (WR) + Travis Kelce (TE)

Vikings:
Kirk Cousins (QB) + Justin Jefferson (WR), Adam Thielen (WR), Irv Smith (TE)

Giants:
Daniel Jones (QB) + Kenny Golladay (WR), Evan Engram (TE), Sterling Shepard (WR)

O que achou do texto?
Conte pra gente: Você sabia dessa estratégia? Qual seu stack favorito?

Por Derick Bissiguini

Analista de BI, formado em marketing e entusiasta de dados e esportes. Torcedor dos Steelers e viciado em Fantasy nas horas vagas.