Categorias
Análise

Russell Gage

Você está deixando Russell Gage passar no seu draft? Então leia este artigo e ajuste seus rankings!

Russell Gage: Origem

Russell Gage é produto de LSU, celeiro de WRs que deu à NFL nomes como Brandon LaFell, Odell Beckham, Jarvis Landry, DJ Chark e Justin Jefferson. Só pelo pedigree já teríamos boas expectativas do jogador.

Alvos / Share de Gage

Falando em termos práticos, os números de Gage cresceram a cada ano que passou: alvos, participação e produção, como podemos ver a seguir.

2020 não foi o primeiro ano em que Russell foi acionado com maior frequência. Em 2019, quando Austin Hooper e Calvin Ridley sofreram lesões, Gage recebeu a confiança de Matt Ryan nos passes. Na última temporada, foi a vez de Julio Jones e Olamide Zaccheus perderem jogos por estarem machucados, abrindo caminho outra vez para nossa promessa ser mais visto por seu QB.

Alvos de Russell Gage na carreira.
Alvos de Russell Gage na carreira. Linha: média na temporada.
Target share de Russel Gage (2018-2020).
Target share de Russel Gage (2018-2020). Linha: média na temporada.

Nos pontos não foi diferente: sua média de pontos cresceu ano após ano, e a temporada 2020 deu a Gage semanas muito boas, sobretudo quando o volume era favorável.

Russel Gage: pontos PPR.
Russel Gage: pontos PPR. Linha: média na temporada.

Para ilustrar melhor o contexto do ano passado, aqui estão as porcentagens de alvos de Atlanta, com destaque para os quatro principais WRs da equipe. Para mais detalhes, confira nosso post de utilização dos jogadores.

Target share dos recebedores do Atlanta Falcons em 2020.
Target share dos recebedores do Atlanta Falcons em 2020.

Como podemos ver, Gage atuou a temporada inteira e com participação consistente, em especial no início e no fim da temporada.

Quarterback

Não precisamos entrar muito em detalhes sobre Matt Ryan, que já foi MVP em 2016, portanto Gage terá um ótimo passador – mais uma vez – nos Falcons.

Concorrência

Para o time, não é uma ótima notícia, mas a franquia desejava se livrar do astro que já está na descendente de sua carreira. Ficaram Calvin Ridley, claro WR1 da equipe, o próprio Russell, Olamide Zaccheaus, entre outros jogadores mais ou menos conhecidos.

Quem veio a preço alto no draft foi o tight end Kyle Pitts, cujo hype está nas alturas. No entanto, para quem joga fantasy há muito tempo, existe a máxima de que é raro um tight end explodir enquanto calouro. Mas Pitts é a raridade que pode ser a exceção da regra, podendo, quem sabe, segurar o breakout de Gage.

Calendário

Os Falcons passarão longe de ganhar a NFC South tendo os atuais campeões, Tampa Bay Buccaneers, em sua divisão. Mais que isso, a AFC East estará em seu caminho, com Dolphins, Bills e Patriots brigando por vagas nos playoffs na outra conferência americana, e defesas pesadas como Washington e 49ers prometem dar muito trabalho, o que sugere um game scripts voltado ao jogo aéreo para a equipe comandada por Arthur Smith.

Previsão

Russell Gage é um dos melhores candidatos a WR2 que você vai encontrar do meio pro fim do seu draft, pois a situação em que está lhe favorece: promessa de scripts negativos, um QB competente que gosta de soltar o braço, e um enorme vácuo deixado por Julio Jones.

Por Rui Maurício

Editor-chefe, autor de "IDP em Detalhes", co-fundador do BrFF e entusiasta de analytics.