Categorias
Análise

Como construir seu roster para os playoffs

Para mim, existe, sim, um jeito certo de preparar o seu roster para a reta final da temporada. Especialmente se você está 7-4 ou melhor, e já está quase garantido nos playoffs em 2021. Esse é o jeito que eu monto todos os meus times na reta final (quando já estou pensando em playoffs) e, por um motivo ou outro, já vi essa estratégia me dando bons resultados em anos anteriores. Vamos analisar posição a posição.

Para referência, anexei ao fim do texto o meu Ranking para o Resto da Temporada, versão final de 2021. Em vários momentos eu te pedirei para consultá-lo.

Quarterbacks

Se você tem um dos top 12 quarterbacks em 2021 (e sua liga não seja superflex, óbvio), jamais fique com dois quarterbacks no roster. A grande dica que eu quero dar sobre a montagem do time é que cada vaga no seu roster vale ouro, e você deve usá-las em bilhetes de loteria, ou seja, jogadores que tem alguma chance de te dar o título ao fim do ano. Por isso, por favor, nada de guardar Kirk Cousins ou qualquer outro quarterback pior que isso como QB2. Afinal, você já tem o seu QB1 estabelecido e irá escalar ele em todos os jogos. Caso ele se lesione, recorra ao Stream de QBs, e eu garanto que irá ter melhor resultado que com Cousins ou outro QB de nível parecido.

E se você tem dois QBs dentro do top 12? Bom, nesse caso eu tenho que te dar uma grande bronca por nunca ter se livrado do seu QB2 numa trade para melhorar outra posição do seu elenco. Basicamente, você perdeu uma oportunidade de trade e morreu com esse ativo valioso no seu elenco – um ativo que nunca será usado.

Running Backs

Para quem não sabe, os RBs handcuffs são aqueles que são atualmente reservas e por isso tem zero valor, mas que se tornariam super relevantes caso o titular se machucasse. Recentemente, vimos Darrel Williams e Mark Ingram serem os 2 RBs cujos titulares machucaram, e, obviamente, eles se tornaram ultra-relevantes no fantasy com pontuações médias de RB2 alto. É esse tipo de jogador que você quer no seu banco. É o RB que é “ticket de loteria”, aquele cara que pode ver seu titular lesionado e assim ganhar a liga para quem lhe tiver no time. Essa é a parte mais importante do texto de hoje: acumule o máximo de handcuffs possível no seu elenco.

Ano passado, logo antes da semifinal do fantasy, vimos Raheem Mostert se lesionar, o que fez com que seu reserva, Jeff Wilson, assumisse o backfield. Wilson anotou 27.4 pontos na semifinal e 23.8 pontos na final, transformando muitos GMs de fantasy que perderiam o campeonato em campeões. Por isso, acumule o máximo de handcuffs e, assim, aumente muito sua chance de já ter o Jeff Wilson desse ano no seu elenco quando algum titular se lesionar. E como saber quais handcuffs deve buscar na free agency? Olhe o meu ranking de resto da temporada, e veja que todos os handcuffs estão ranqueados a partir da posição de RB39.

Wide Receivers

Se você quer acumular o máximo de RBs handcuffs possível no seu banco, evidentemente que você terá que dropar alguns WRs. E é exatamente isso que estou sugerindo. Nesse ponto da temporada, nós já sabemos exatamente como cada jogador produz, então há uma chance quase nula de um WR ruim melhorar miraculosamente e te fazer vencer a liga nos playoffs. Por isso, drope os WRs que forem ficar mofando no seu banco e busque RBs handcuffs.

E quantos WRs deve manter no elenco? Eu criei uma fórmula matemática para isso: some quantos RBs, WRs e Flex a sua liga escala por semana e chame o total dessa soma de X. Analise seu time e decida quais são os (X+2) melhores flex do seu time, incluindo aqui todos os seus RBs e WRs. Todos os WRs que não estão entre os X+2 melhores flex do seu time podem ser dropados. Exemplo: numa liga que escala 2 RBs, 2 WRs e 1 Flex, o seu X=5. Então decida os X+2 melhores jogadores (RB ou WR) do seu time, ou seja, os 7 melhores. Os WRs que não estiverem nessa lista dos 7 melhores do seu time devem ser dropados, e com essas vagas você busca RBs handcuffs.

Tight Ends

O raciocínio aqui é similar aos quarterbacks, você não quer gastar vaga no seu roster com TEs à toa. Então se você tem 1 TE do top 7 do meu ranking (ou seja, um titular absoluto) no seu time, não mantenha 2 TEs no elenco. Se você tem 2 TEs entre o 8° e o 17° no meu ranking, mantenha os dois, pois você pode ir variando os dois semana a semana conforme o confronto deles. Se o seu segundo melhor tight end for o TE18 ou pior, drope. E com a vaga busque RBs handcuffs.

Kicker

Pura e simplesmente, não mantenha 2 kickers no seu elenco sob nenhuma hipótese. Em nenhum momento da temporada você deve ter 2 kickers no elenco, é gastar uma vaga do roster à toa. Se você não tem Tyler Bass, Justin Tucker, Nick Folk, Matt Gay, Matt Prater ou Harrison Butker no elenco, eu recomendo que você faça stream de kicker semana a semana. Na dúvida de quem streamar, é só conferir o texto semanal do Natanael sobre Stream de Kickers que é postado semanalmente aqui no BrFF.

Defesa/Special Teams

Eu sou um grandíssimo adepto de fazer stream de defesas. Eu sempre (literalmente) prefiro fazer stream de defesas do que manter qualquer defesa da liga como minha defesa fixa. Mas se você tem Patriots, Cardinals, Bills ou Saints e quer mantê-los como sua defesa fixa eu aceito (ainda prefiro o stream, mas aceito), mas só se for uma dessas 4.

Outra coisa válida é buscar alguma defesa que tenha 2 ou mais ótimos confrontos nos playoffs e deixar ela no seu banco para usá-la nos playoffs. Esse ano essa defesa é o Seahawks, que enfrenta Bears e Lions na semifinal e final dos playoffs.

No entanto, eu só deixaria a defesa do Seahawks ocupar alguma vaga no meu banco ao invés de um handcuff se eu tivesse 100% garantido na posição de RB. Ou seja, se eu tiver 3 RBs (considerando que sua liga te obriga a escalar 2 RBs por semana) dentre aqueles do top 29 do meu ranking. Se você não tiver um RB3 decente, você está enfrentando o risco de ver um dos seus 2 RBs se lesionar e assim você ficar sem um substituto capaz. Nesse caso em que você só tem 2 RBs decentes, o correto seria você estar acumulando o máximo de RBs handcuffs possível no seu banco para se preparar para a possibilidade dessa lesão.

Ranking para o Resto da Temporada – versão final de 2021

Abaixo segue o meu Ranking para o Resto da Temporada, versão final de 2021, dividido em prateleiras (tiers)! O ranking foi feito logo antes da semana 12 de 2021.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/13f2HXzXVqgOh6CQmT5tEBWfcDOI8doOOGE_q1u7FaDc/edit?usp=sharing

Por Caio Brettas

Brettas é um amante de fantasy obcecado por trades. Se especializa em estratégia de draft e projeções. Torcedor do 49ers, nomeia todos seus times “CaioShanahan” e também mexe com apostas esportivas.

3 respostas em “Como construir seu roster para os playoffs”