Categorias
Análise

Valor de troca e Ranking para o resto da temporada – Semana 12

Como a grande maioria das trade deadlines das ligas já passaram ou acontecerão agora na semana 12, esse é o último texto de valor de troca do ano. Gostei muito de estar aqui com vocês semanalmente e agradeço os leitores que vieram conferir as dicas em toda semana. Espero que as dicas das introduções tenham te ajudado a se tornar um trader melhor! E que as trades que você executou seguindo as dicas da coluna tenham se mostrado boas com o tempo.

Não dá para acertar tudo (no fantasy nunca dá), mas estou satisfeito com o resultado desse ano. Quem gostou dessa coluna, ou até quem tenha alguma crítica ou sugestão, me dê um feedback no meu twitter (@brettas_FF), que ficarei muito agradecido. Espero que ano que vem estejamos juntos novamente pensando em trades a se fazer.

Agora, sem mais delongas, vamos à dica da introdução da semana! A dica da semana é uma das mais importantes da temporada e é sobre:

COMO CONSTRUIR SEU ROSTER NA RETA FINAL DA TEMPORADA.

Ficou um texto bem completo (e grande) e eu achei que, pela importância que tem, ele merecia ser transformado num texto à parte no BrFF. Enfim, segue o link abaixo! Recomendo fortemente a leitura, pode ser o diferencial entre você ganhar a sua liga ou perder.

Clique aqui para ler o post!

JOGADORES PARA COMPRA

Compra da Semana – Odell Beckham Jr, WR

Sim, eu estou falando sério. E antes que você leia a justificativa, preciso que limpe a sua mente de qualquer preconceito que tenha contra Odell. Por favor, sem pensamentos simplistas como “Odell já era e ponto”. Até porque não é isso que a grandíssima maioria dos analistas de tape está dizendo.

O consenso (Matt Harmon e pelo menos dois scouts respeitados que eu leio) é que Odell ainda é um ótimo corredor de rotas. Jogador disciplinado nos treinos – ainda que fora deles não o seja – Odell sempre foi um WR extremamente técnico ao correr rotas. Matt Harmon analisou o tape de OBJ em 2021 e chegou a conclusão de que ele “ainda é um dos melhores corredores de rotas da liga, mas definitivamente não tem a mesma explosão de outrora”. Se antes ele era um dos melhores route-runners da liga e também um dos jogadores mais explosivos (combinação que lhe deu a melhor temporada de calouro da história), hoje não tem mais os dois. Então, segundo Harmon, você não deveria esperar aquela quantidade avassaladora de big-plays de antigamente, mas deve, sim, esperar que Odell seja muito produtivo na sua carreira.

E é por isso que Odell Beckham Jr é a compra da semana!

Eis que Odell faz a decisão de ir para os Rams (onde enfrentaria grande competição por targets) e vê Robert Woods rompendo o ACL logo em seguida. De repente, a competição por targets é pequena, composta apenas por Cooper Kupp, Van Jefferson e Tyler Higbee. O WR4 do time é Ben Skowronek, diga-se de passagem. E o ataque dos Rams certamente continuará sendo pass-heavy. Para onde irão os targets que era de Robert Woods?

Certamente, não para Cooper Kupp. Afinal, Kupp já está atingindo níveis históricos de target share e Stafford já está forçando muito a bola nele, é difícil que isso aumente ainda mais. Sobra então o questionável Tyler Higbee… e a principal competição, Van Jefferson. E até o hater mais forte de OBJ precisa admitir: Jefferson não é melhor que Beckham. Jefferson corre rotas melhor? Não, especialistas dizem que Odell é top 20 na liga nisso. Jefferson é mais explosivo? Não, já que ele é um dos WRs mais lentos a entrar na NFL nos últimos 10 anos.

A única coisa que pode impedir Odell de ser o WR2 do time e ter o papel de Woods é o tempo para aprender o playbook. E, ainda que Odell esteja motivado nos Rams, eu acho justo esperar algumas semanas para confiramos plenamente nele. Mas nos playoffs do fantasy, 1 mês e meio após sua chegada nos Rams? Confio plenamente que ele tenha desempenho similar ao que Woods teria. No preço atual de Odell, quero comprá-lo.

Kareem Hunt, RB

Antes de se lesionar, Hunt era o RB11 da temporada. Mais que isso, ele estava ganhando cada vez mais snaps de Nick Chubb, e seu papel vinha crescendo comparativamente ao seu início de temporada. E desde a sua lesão, o que aconteceu nos Browns é que o time perdeu seu WR que puxava mais targets, que era Odell. E, discutivelmente, Odell era o melhor playmaker desse fraco corpo de WRs. Agora, eu tenho grande confiança de que o esquema de Kevin Stefanski vai evitar passar a bola para seus WRs e conta muito com a capacidade de Kareem Hunt de ser playmaker. Enfim, antes da lesão, Hunt era o RB11 no ano, e podemos dizer que sua situação é até melhor agora do que era antes da lesão. Aproveite o preço barato e compre, ele já deve voltar a jogar nessa semana.

David Montgomery, RB

Resumidamente, Montgomery tira nota 10 nas duas coisas que eu mais estou procurando em RBs para adquirir nesse momento da temporada: número de snaps e confrontos nos playoffs. Ele poderia facilmente ser a compra dessa semana, só não o coloquei pois ele já foi a compra da semana no texto de 15 dias atrás, então quis citar outro jogador. David jogou 85% dos snaps na sua volta da lesão na semana 10 (número que apenas 1 RB tem no ano, Najee), e conseguiu superar esse número na semana 11, jogando 95% dos snaps. Ou seja, praticamente 100% do volume do backfield dos Bears vai pra ele e, num mundo onde poucos RBs tem mais de 70%, isso vale ouro. A tabela é a cereja no bolo: ele enfrenta Seahawks e Giants na semifinal e final dos playoffs do fantasy, que são ambos confrontos sensacionais para RBs. A tabela de David Montgomery para os dois últimos jogos dos playoffs é a mais fácil da liga, sem a menor sombra de dúvida.

Lamar Jackson, QB

Raramente eu estou obcecado em adquirir algum QB específico, mas Lamar é a exceção. É porque eu acho que ele tem um potencial real de destruir ligas nessa reta final do ano. Pense no Lamar de 2019, que foi o segundo jogador mais valioso do fantasy no ano, perdendo apenas para a temporada histórica de Christian McCaffrey. Jackson continua correndo muito com a bola como sempre correu, e isso nos dá um piso e teto sensacionais. A diferença é que agora os Ravens deixaram de ser um dos 2 times mais run-heavy da liga como foram em 2019 e 2020 para se tornarem um dos 10 times mais pass-heavy da liga nas últimas 5 semanas. Um QB que corre como Lamar corre, que é dos 10 que mais passam a bola na liga, que joga num ataque bom que marca muitos TDs e que é a principal arma do seu time na redzone é o pacote completo que você busca num QB.

Clyde Edwards-Helaire, RB

Eu citei Helaire como compra no texto de 15 dias atrás, pois vi que Darrel Williams estava recebendo um caminhão de targets cumprindo o papel que seria de Clyde quando ele voltasse. Então Darrel Williams teve um jogo de 29 pontos PPR e 10 targets, o que confirmou minha hipótese.

Por isso, citei novamente Clyde como compra na semana passada, logo antes de ele voltar de lesão. Então CEH anotou 15.6 pontos no seu primeiro jogo de volta, quando ainda estava baqueado e jogou apenas 47% dos snaps. Agora Clyde tem a semana de bye para descansar e voltar a ficar 100% fisicamente.

Por isso estou citando CEH como compra (e fazendo texto de justificativa) pela terceira vez seguida, o único jogador para quem fiz isso no ano. É, eu gosto muito dele. Tem potencial de league-winner, e está custando muito barato.

Kyle Pitts, TE

Pitts é o TE8 no ano até agora e está sendo valorizado pela maioria das pessoas como o TE5 no ano (no FantasyPros é o TE5). Mas eu sou capaz de apostar que no resto do ano ele terá média de pontos melhor do que teve até agora e que terminará o ano como um dos 5 melhores na sua posição. Afinal, ele é a notória primeira opção dos Falcons no jogo de passe, então certamente os targets virão. Também me atrai o fato de que ele é rookie, e rookies WRs/TEs historicamente pontuam melhor na segunda metade do ano do que na primeira. Seu target share desde a semana 4 é excelente para tight ends, e deve se manter, ou provavelmente melhorar. Os próximos 2 jogos do Falcons são contra duas defesas que convidam o adversário a passar a bola: Jaguars e Buccaneers. Num desses jogos Pitts já irá sair da má fase recente em que se encontra.

Outros jogadores para compra:

Jalen Hurts (é o QB1 do ano; corre com a bola; se mostrou bom QB na vida real); Russell Wilson (é bom demais para continuar jogando o mau football que vem jogando); Saquon Barkley (exemplo clássico de compra na baixa, é meu RB8 para o resto do ano); Darrell Henderson (um RB bell-cow num ataque ótimo é algo valiosíssimo); CeeDee Lamb (é o WR1 claro dos Cowboys, que enfrenta a melhor tabela para jogo de passe nos playoffs); AJ Brown (outro exemplo de compra na baixa, é meu WR9 para o resto do ano); Ja’Marr Chase (WR calouro, teve 3 jogos ruins seguidos seu valor caiu muito); DK Metcalf (improvável que Russell Wilson não produza bem daqui para a frente); Tyler Lockett (pelo mesmo motivo que Metcalf: Russell Wilson é bom QB); Brandin Cooks (domina o volume dos Texans, que enfrenta a tabela de jogo de passe mais fácil da semana 12 até a 15); Marvin Jones (é o último homem que sobrou entre os WRs do Jaguars, Laviska não me assusta); Logan Thomas (nunca bloqueia, corre número de rotas de uma elite muito seleta).

JOGADORES PARA VENDA

Venda da Semana – Austin Ekeler, RB

Ao invés de manter meus melhores jogadores a qualquer custo, eu estou sempre buscando trocas que melhorem meu time para o resto da temporada. É por isso que elenquei (acertadamente) Ja’Marr Chase como venda após seu início avassalador nas 8 primeiras semanas. Não porque ele não era um craque do fantasy (ele é), mas porque você certamente conseguiria jogadores melhores que ele se o trocasse naquele momento. Com Ekeler, é a mesma lógica.

E é por isso que Austin Ekeler é a venda da semana!

Quando um jogador tem o jogo sensacional que Ekeler teve – principalmente quando é um jogo de horário nobre que todo mundo estava assistindo -, seu valor seguramente sobe. E sobe mais do que deveria, a meu ver. No caso de Ekeler, já tivemos a temporada inteira para ver que esse jogo é o seu teto absoluto. Nos dois jogos anteriores, ele tinha feito 14.9 e 11.2 (num confronto que era muito bom para RBs). Enfim, Ekeler vem pontuando muito bem, mas está fazendo isso apoiado num número de TDs insustentável, principalmente para um RB que não tem corridas em goal-line como seu ponto forte e que joga num ataque que não pontua tanto. Ekeler anotou 13 TDs no ano, média de 1.3 por jogo, e isso muito dificilmente será mantido. 

Não me entenda mal, não estou falando para você vender Ekeler barato, ele é um ótimo jogador e é meu RB5 para fantasy. Mas acho muito provável que você consiga Dalvin Cook ou Najee Harris por ele, jogadores que estão uma prateleira acima dele no meu ranking. Ou talvez consiga Swift ou Kamara (mesmíssimo nível do Ekeler para mim) e ainda ganhe um troco. Essas são sugestões de troca que eu adoraria fazer. Comece demonstrando interesse no RB top do seu colega, e pergunte o preço. Provavelmente ele dirá que é o seu Ekeler, e a partir daí você vai negociando.

Darnell Mooney, WR

No momento em que eu escrevo esse texto, Darnell Mooney está pontuando muito bem no jogo contra os Bears e aumentando ainda mais o seu valor, após dois jogos com excelente pontuação. Acontece que foram 2 jogos sem Allen Robinson, e essa é a chave da questão. O corpo de WRs do Bears conta com seus dois alfas e depois temos um abismo gigantesco para o resto. É evidente, portanto, que caso um dos dois alfas perdesse jogos, o outro receberia um caminhão de targets e pontuaria bem. Foi o que Mooney fez. Mas Allen Robinson voltará em breve e continuará a dividir targets de forma muito igual com Mooney, ambos jogando num dos piores ataques de passe da liga, um jogo de passe em que aprendemos a não confiar.

DeAndre Hopkins, WR

Como o último jogador a ser citado como venda na temporada, eu não poderia deixar de citar DeAndre Hopkins, o jogador que tem sido a venda mais óbvia da temporada para mim por muito tempo (Antonio Gibson é o 2° lugar nessa categoria). Hopkins tem um número absurdamente baixo de targets para a forma como é valorizado: é frequentemente valorizado como um WR top 15 – ou até top 10 – mas é apenas o 57° jogador da NFL com mais targets por jogo. Não, eu não digitei errado, é o 57° mesmo, quando incluímos RBs e TEs junto com os WRs. Enfim, claro que no fantasy você deve procurar número de targets para WRs, vendendo quem tem pouco e comprando quem tem muito. E Hopkins tem um número tão baixo que nem mesmo se ele fosse o WR mais eficiente dos últimos anos compensaria o valor que lhe é atribuído.

Outros jogadores para venda:

Melvin Gordon (pela primeira vez no ano Javonte teve mais snaps que Melvin, essa diferença só deve aumentar em favor de Javonte); Antonio Gibson (sua lesão é muito séria e ele pode ser desligado da temporada em algum momento para ser poupado); Nick Chubb (divide snaps 50-50% com Kareem Hunt e de repente seu ataque não pontua mais como antigamente); Ezekiel Elliott (vem sofrendo recentemente com uma leve lesão no joelho que está dando mais espaço para Pollard); Courtland Sutton (é o claro WR2 dos Broncos, um time que tem muita competição por targets); Amari Cooper (é o claro WR2 dos Cowboys, que agora recebeu Gallup de volta); DJ Moore (não garanto que o volume de passe dos Panthers melhora com Cam, até porque Cam corre com a bola e passa menos); Mark Andrews (Bateman e Brown são WRs excelentes, irão roubar volume de Andrews).

RANKING PARA O RESTO DA TEMPORADA

Abaixo segue o meu Ranking para o Resto da Temporada, versão final de 2021. Ele está dividido em prateleiras (tiers)!

https://docs.google.com/spreadsheets/d/13f2HXzXVqgOh6CQmT5tEBWfcDOI8doOOGE_q1u7FaDc/edit?usp=sharing

Por Caio Brettas

Brettas é um amante de fantasy obcecado por trades. Se especializa em estratégia de draft e projeções. Torcedor do 49ers, nomeia todos seus times “CaioShanahan” e também mexe com apostas esportivas.