Categorias
Análise

Stream de Tight Ends: Semana 17

Na introdução do texto da semana passada eu divaguei sobre a importante e difícil tarefa de decidir qual opção de stream escalar. Isto é, decidir qual era o melhor entre os 3 tight ends que considerei boas opções de stream para a semana 16. Em algumas semanas, temos uma opção de stream que se destaca e é alguém que eu gosto muito mais do que os outros streamers, mas não foi o caso da semana 16, semifinal dos playoffs.

Eu gostava igualmente de Cole Kmet, Ricky Seals-Jones e Gerald Everett, reconhecendo que nenhum dos 3 era uma opção muito segura. E ainda disse que provavelmente “um dos 3 pontuará menos de 5 pontos enquanto outro pontuará mais de 12”, nos restando identificar quem era quem. No fim das contas, coloquei Kmet como o Stream da Semana, e ele fez uma pontuação apenas satisfatória, com 8.9 pontos. Se você o escalou, ele não comprometeu seu confronto. Mas se você tivesse escalado Gerald Everett, teria tido uma vantagem, pois ele anotou touchdown e marcou 16.8 pontos. E tomara que você não tenha escalado Seals-Jones e seus 0.6 pontos, pois essa pontuação te atrapalharia muito.

Após os 8.9 de Kmet, nossos 16 Streams da Semana somaram 129.1 pontos no ano. Isso significa que seriam o TE16 de 2021. Interessante notar que o TE6 do ano marcou 155.8 pontos, ou seja, 1.8 pontos por jogo a mais que os Streams da Semana. Isso mostra que a estratégia de Streamar TEs não te comprometeu esse ano se você a utilizou, pois você acabou pontuando de forma parecida com um titular médio (o TE6 ou TE7 do ano.)

Agora, vamos aos streams da Week 17, a final do fantasy!

Stream da Semana: Tyler Conklin vs Green Bay Packers

Conklin foi uma grata surpresa em 2021. Atualmente ele é o TE16 no ano, e pontuou pouco a menos que a pontuação dos nossos Streams da Semana. Mas o principal motivo de eu estar empolgado com ele para a grande final do fantasy é a provável ausência de Adam Thielen. O WR agravou sua lesão no tornozelo e me parece que não jogará na semana 17. Se jogar, eu imagino que deva estar limitado de alguma forma. Nesse caso, Conklin disputaria com JK Osborn pelo posto de segunda opção no jogo de passe dos Vikings, atrás de Justin Jefferson. É interessante notar que Conklin tem 74 targets em 2021, enquanto Osborn tem 73 targets no ano. 

Por fim, o matchup é atraente, ainda que não seja sensacional. Green Bay é acima da média em pontos cedidos para TEs, mas não é um dos 8 times da liga que mais cede pontos para a posição. Mas num jogo em que Green Bay deve ganhar com folga, os Vikings terão de passar mais a bola (se Dalvin Cook ficar fora, pode significar mais passes ainda), e isso é bom para o número de targets de Conklin. Por fim, sabemos que Adam Thielen é a principal arma na redzone do time, então caso ele não jogue, há um aumento na chance de o tight end anotar um TD.

Gerald Everett vs Detroit Lions

Everett vem em ótima fase. Se excluirmos os 2 fumbles que teve desde a volta de Russell Wilson ao time, suas pontuações nos 7 jogos desde então são de: 14.3, 6.7, 14.7, 4.7, 10.8, 10.0 e 16.8. Isso significa uma média de 11.1 pontos por jogo. Para colocarmos essa média em perspectiva, basta dizer que se um tight end tivesse pontuado 11.1 em todos seu jogos desse ano, ele seria o TE5 no ano, a frente de Kyle Pitts e Dawson Knox. 

E agora o confronto de Everett é bom. Na semana passada, eu não o escalei como stream da semana pois o seu confronto era um dos 3 piores possíveis, contra o Chicago Bears. Dessa vez, enfrenta o Detroit Lions, que é um confronto acima da média, pois cede mais pontos para TEs do que a média da NFL. Confesso que é muito difícil decidir entre Everett e Conklin. E se Thielen me surpreender e acabar jogando, prefiro Everett a Conklin.

Cole Kmet vs New York Giants

Na semana passada, Kmet foi o Stream da Semana, e no texto sobre ele eu falei sobre o quão estranho era o fato de ele ainda não ter um TD no ano. Kmet é um tight end muito grande, e teve uma relação TD/jardas boa em 2020. Mas até a semana passada ele tinha zero TDs enquanto os outros TEs do Bears (Graham e Horsted) já tinham 4. Eis que na semana 16 essa diferença aumenta ainda mais: outro TD para Jimmy Graham. 

No entanto, apesar de Kmet ter zero TDs em 2021, eu ainda dou esse voto de confiança para ele. E confesso que parte do motivo é até simples: é que eu fico pensando “não é possível que esse cara termina com zero TDs no ano”. No entanto, os argumentos mais racionais para escalarmos Kmet também são atraentes. Primeiramente, é pelo fato de os Bears terem se tornado um time mais pass-heavy recentemente. Da semana 1 até a semana 10, os Bears não passaram mais de 32 vezes em nenhum jogo, mas da semana 12 até a semana 16 passaram mais de 32 vezes em todos. Esse fato é ótimo para Cole Kmet, que sempre teve uma target share interessante mas, devido ao baixo volume de passe dos Bears, nuna tinha bom número absoluto de targets.

Por fim, o confronto é atraente. Os Giants cedem mais pontos para TEs do que a média da liga, e é um time que tem uma boa dupla de cornerbacks. Se Darnell Mooney e Allen Robinson forem bem marcados, é de se esperar que Cole Kmet possa ter mais targets. E, quem sabe, seu primeiro touchdown.

RANKING PARA A SEMANA 17

1- Travis Kelce

2- Mark Andrews

3- George Kittle

4- Rob Gronkowski

5- Darren Waller

6- Dallas Goedert

7- Dawson Knox

8- Kyle Pitts

9- Zach Ertz

10- Dalton Schultz

11- Hunter Henry

12- Mike Gesicki

13- Noah Fant

14- Tyler Conklin

15- Gerald Everett

16- Cole Kmet

17- Tyler Higbee

18- Jared Cook

19- CJ Uzomah

20- Ricky Seals-Jones

Por Caio Brettas

Brettas é um amante de fantasy obcecado por trades. Se especializa em estratégia de draft e projeções. Torcedor do 49ers, nomeia todos seus times “CaioShanahan” e também mexe com apostas esportivas.