A segunda (e última) byepocalypse chegou, portanto tire do time os jogadores de Atlanta Falcons, Chicago Bears, Green Bay Packers, Indianapolis Colts, New Orleans Saints e Washington Commanders.
Algumas observações da semana 13:
- O ataque dos Raiders têm retornado muito valor no fantasy, em que Davante Adams e Josh Jacobs estão voando, Derek Carr é, no mínimo, um QB2 alto, e Foster Moreau alterna semanas boas e ruins.
- Cam Akers foi o primeiro RB1 dos Rams a passar de 15 pontos numa semana contra Seattle.
- Travis Kelce marcou apenas 7.6 pontos contra os Bengals, pior performance da temporada e dificilmente haverá outra que supere.
- Nick Westbrook-Ikhine ainda é o único WR dos Titans a passar de 20 pontos num jogo: Treylon Burks se machucou na partida com os Eagles e jogou apenas 18% de snaps do ataque de Tennessee.
- Tyreek Hill continua insano e recebeu 146 jardas contra San Francisco. Agora ele tem 1379, 102 à frente de Justin Jefferson.
Quarterbacks
- Kirk Cousins marcou apenas 11 pontos contra os Jets, mas pega os rivais Lions, que são o time que mais dá ponto a QB1.
- Não tem jeito: contra os Raiders só não é QB1 quem não quer, e Justin Herbert comprovou isso mesmo passando apenas para 1 TD. Claro que John Wolford não é um nome em que acreditamos muito para manter essa escrita, mas ele está escalado para ser o próximo a se aproveitar da tendência.
- Daniel Jones vs defesa dos Eagles será um confronto muito interessante: o QB dos Giants só lançou 4 interceptações (em 3 das 12 partidas que jogou) e a defesa de Philly só não pegou TD em 3 jogos (Wentz, Ryan, Tannehill).
- Arizona Cardinals e Kansas City Chiefs ostentam as maiores médias de TDs de passe cedidos para QB1 (2 por jogo). Eles enfrentam respectivamente os Patriots de Mac Jones e os Broncos de Russell Wilson. Jones só passou para 2+ TDs duas vezes e Wilson apenas uma.
- Trevor Lawrence sobreviveu a uma jogada muito perigosa na derrota para os Lions e passou para apenas 179 jardas. Mas agora ele enfrenta os rivais Titans, que cedem 293 jardas de passe por jogo e viram Jalen Hurts alcançar TREZENTAS E OITENTA contra eles na semana 13. No mesmo jogo, Ryan Tannehill também é candidato a passar pra muitas jardas, pois os Jaguars também estão no top 10 de jardas de passe cedidas por jogo.
Running Backs
- Desde a semana 11 o RB1 tem marcado menos e menos pontos contra Houston, que ainda é o líder de pontos cedidos. Kareem Hunt marcou apenas 9.4 pontos num jogo muito estranho e marcado por muitos pontos defensivos e de special teams. Tony Pollard é o próximo RB1 que vai jogar contra Houston, mas quem é louco de duvidar dele no melhor ano de sua carreira?
- Depois de uma derrota amarga para os 49ers em que o jogo corrido não rendeu, Raheem Mostert deve correr bem mais que as sete vezes da última semana já que enfrenta os Chargers, que cedem 19 carregadas e 100 jardas terrestres de média ao principal carregador adversário desde a semana 9.
- Austin Ekeler é o primeiro RB1 a não anotar TD corrido nos Raiders desde a semana 8, que vinham cedendo 1.4 TDs no período até a semana 12. Cam Akers, que vem de 2 touchdowns terrestres contra Seattle, pode muito bem fazer o que Ekeler não conseguiu.
- Se não fosse o timeshare em Detroit para aliviar o retorno de D’Andre Swift, provavelmente os Jaguars teriam visto o quarto bellcow seguido desde a semana 9 (a média era de 89% antes do jogo com os Lions). Mas Derrick Henry deve elevar novamente os números de concentração de backfield contra Jacksonville.
- Só quatro RBs tiveram mais de 70% das carregadas contra os Vikings e, o que falei no ponto anterior se comunica com este: os Lions são os próximos adversários de Minnesota, portanto não podemos esperar muitas carregadas de Jamaal Williams ou D’Andre Swift, mas torcer por TDs daquele que tivermos escalado.
Wide Receivers
- Os Steelers são o time cujo WR líder em targets adversário é o que tem maior target share: apenas 3 jogadores não tiveram 30% ou mais de alvos. Mas na semana 14 eles enfrentarão os rivais Ravens, em que só Rashod Bateman (injured reserve) teve um jogo com target share de 30% ou maior. Tendo Tyler Huntley como QB titular na ausência de Lamar Jackson, a tendência é que esse “WR1” com altíssima concentração de volume seja o tight end Mark Andrews.
- A semana 9 foi o início de uma guinada no perfil de jogo contra Las Vegas: 5 de 6 WR1s passaram de 30% de alvos. Quinta-feira eles enfrentam os Rams, em que o melhor candidato a repetir a tendência é Van Jefferson, mas ter um QB reserva e um time muito baleado não é o melhor cenário para isso.
- O Cincinnati Bengals fez o inverso dos Raiders no mesmo período: passou a ser um time contra quem o WR1 oposto tem target share médio de 19%, contra 31% antes da semana 9. Sabemos que Deshaun Watson gosta de Amari Cooper, mas o aviso está dado para o jogo entre Browns e Bengals.
- O ataque dos Patriots, comandado por Matt Patricia, está decepcionando, e Jakobi Meyers teve apenas 3 recepções contra os Bills, que cediam quase 9 recepções por jogo ao WR1 adversário desde a semana 9. Garrett Wilson, calouro dos Jets que agarrou 8 bolas contra os Vikings, deve ter melhor sorte no encontro de rivais da AFC East.
- Demarcus Robinson não pegou TD contra os Broncos, mas os Chiefs de Patrick Mahomes devem conseguir dar um TD recebido para quem quer que lidere os wide receivers em alvos no jogo entre Kansas City e Baltimore, ao menos é o que a tendência do time pós-bye nos diz. O único problema para nós é que são muitos candidatos: Marquez Valdes-Scantling, Juju Smith-Schuster, Skyy Moore e Kadarius Toney estão no páreo.
Tight Ends
- Seattle continua vendo tight ends tendo target % alto contra eles: o último foi Tyler Higbee com 22.7%. Mas o próximo adversário é o Carolina Panthers, time disfuncional e em que nenhum tight end alcançou 20%. O confronto é bom, mas o ataque não aposta em Ian Thomas, Tommy Tremble ou Giovanni Ricci.
- Os Cardinals voltam de bye como o terceiro time que mais cede alvos para TE1. Hunter Henry, que faz um ano ruim no ataque inoperante dos Patriots, pode ser bem envolvido no plano de jogo de Matt Patricia e receber mais oportunidades que a sua média.
- Os Chiefs só viram um TE1 ter 5 ou mais alvos em três partidas. Greg Dulcich, cuja média é de 5.2 alvos por jogo, pode decepcionar quem o escalar contra KC, principalmente em ligas standard.
- Os Rams acumulam 3 semanas seguidas de TDs sofridos para tight ends. Foster Moreau, que desde a semana 10 alterna jogos com e sem TD, entra na semana boa da sequência.
- Trey McBride passa longe de fazer jus a ausência de Zach Ertz no ataque dos Cardinals, e deve ter outra semana ruim ao enfrentar os Patriots, que cedem apenas 15 jardas e 5 pontos por jogo desde a semana 9 para o tight end líder de alvos adversário (e isso muito por conta de uma atuação de TJ Hockenson).