Categorias
Análise

Para Onde Vai Bijan Robinson?

Um talento generacional como o de Bijan Robinson é desejado por qualquer franquia, principalmente numa posição que custa pouco e trabalha muito para os ataques dos times da NFL. E não são poucos os lugares em que ele pode cair no draft, considerando muitos fatores como valor baixo da posição de RB, necessidades dos times em outras posições e a estabilidade contratual de colegas de posição na liga. Aqui vou analisar alguns aspectos e discutir possíveis times que o queiram mais que a maioria das franquias.

Carregadas

Workhorses

Cinco times viram um RB passar de 30 carregadas numa partida: Titans, Panthers, Colts, Raiders e Giants. Destes, dois ofereceram tag a seus bellcows, que ainda não assinaram até o momento em que escrevo (Josh Jacobs e Saquon Barkley). Nos outros três, temos situações diversas: Derrick Henry dos Titans pode sair numa troca a qualquer momento; Jonathan Taylor retorna de lesão mas ainda tem a grife de workhorse, e Carolina trocou CMC no meio do ano passado e não renovou com D’Onta Foreman, mas assinou com Miles Sanders (ex-Eagles).

Comitês (?)

Três times não viram qualquer dos seus running backs chegar a 20 tentativas: Chargers, Bills e Dolphins. Miami tem um dos backfields mais velhos da liga, com Raheem Mostert e Jeff Wilson; Buffalo trouxe Damien Harris para o lugar de Devin Singletary, e Los Angeles não cedeu aos apelos de Austin Ekeler para melhorar seu contrato, uma pechincha por o que o jogador produziu desde a assinatura.

Idade

Já falamos de Miami, então vamos falar de outro backfield “velho”: o de Cincinnati.

Samaje Perine, 28, saiu para Denver, mas nenhum outro RB que jogou em 2022 tem menos de 25 anos agora: Mixon (27), Trayveon Williams e Chris Evans (26) já estão todos à beira do precipício da carreira de um corredor.

Baltimore não fica muito atrás, pois teve JK Dobbins, 25, como o “caçula” de seu backfield. Se não fosse por ele, o mais “novo” a correr pelos Ravens seria Gus Edwards, que já tem 28 anos de idade.

Em Washington também não tem nenhum novinho que tenha talento para mandar no jogo corrido: Brian Robinson e Jaret Patterson são os mais novos, com 24 anos cada.

Suspeitos

Philadelphia Eagles

Sem Miles Sanders, ficaram para trás Kenneth Gainwell, Boston Scott e Trey Sermon (este último elogiado de maneira controversa pelo head coach Nick Sirianni, dizendo que gostaria muito de poder dar mais toques na bola a ele, como assim?). Nenhum dos três é promessa de puxar para si um grande volume, e o time, que acabou de renovar com Jalen Hurts, não espera que seu caríssimo QB se exponha correndo muito com a bola para sempre, o que, aliado a duas picks de primeira rodada em 2023, faz com que Bijan seja uma escolha de luxo e, no longo prazo, economicamente viável.

Washington Commanders

Além do fator idade já mencionado, desde que Ron Rivera chegou nos Commanders, o backfield tem corrido cada vez mais a cada temporada, chegando à marca de 25 tentativas por jogo só entre RBs em 2022.

Atlanta Falcons

Crescem os rumores de que Arthur Smith pode gastar a pick #8 com Bijan Robinson, mas não vejo muito sentido, pois Tyler Allgeier se mostrou capaz de aguentar a carga do jogo corrido por algum tempo (os RBs de Atlanta correram em média 25 vezes/jogo), e o time pode complementá-lo mais tarde com um dos demais nomes badalados da classe. Na minha visão, eles estão mais interessados em fazer um trade up por QB ou pegar o melhor jogador disponível, considerando o valor posicional de edges, wide receivers e offensive linemen.

Cincinnati Bengals

Joe Mixon pode virar o chamado “cap casualty” na franquia, cuja dispensa pode liberar de sete a dez milhões no teto salarial de 2023. Daí fica um enorme vazio na posição a ser preenchido — quem sabe — por Bijan.

New Orleans Saints

Abaixo do radar estão os Saints na pick 29, trocada com os Eagles. O time pode ficar sem Kamara, 28, que enfrenta acusações sérias de agressão desde o ano passado. Seu eventual afastamento seria potencialmente definitivo em relação à franquia, o que abriria espaço para Bijan ser o nome do backfield por alguns bons anos.

Por Rui Maurício

Editor-chefe, autor de "IDP em Detalhes", co-fundador do BrFF e entusiasta de analytics.

Uma resposta em “Para Onde Vai Bijan Robinson?”