Categorias
Análise

20 Perguntas Para Responder na Offseason 2023-2024

Estamos na época oficial das teorias da conspiração dos palpites precoces sobre a próxima temporada da NFL, em especial sobre o que o draft deve mudar nos 32 times. Aqui deixo impressões sobre algumas das minhas principais dúvidas sobre os times, enfocado no fantasy football.

  1. Marvin Harrison Jr. já é um Cardinal na Austrália?

Se Arizona, que não precisa de QB, não receber propostas tentadoras (difícil), MHJR vai jogar por eles, mas a recente troca entre Vikings (agora com duas picks de 1ª rodada) e Texans pode fazer alguém, incluindo Minnesota, pedir a pick #3 por um QB e jogar Marvin Harrison Jr. para outra franquia.

  1. James Cook pode progredir a um workhorse?

Ainda que Cook tenha sido o RB1 dos Bills em todos os jogos de 2023, ele tinha seu teto limitado por Josh Allen, o QB1 da equipe. O máximo que Cook conseguiu no jogo terrestre de todo o ataque foi 66% das carregadas na semana 16 (80% entre RBs). É pouco provável que venha um RB do draft para mudar o cenário, ainda assim é difícil ver Cook tendo volume de um workhorse (20+ toques todo jogo).

  1. Diontae Johnson é um WR1?

Existe um caminho para DJ fechar 2024 entre os 12 melhores da liga, e movimentos aconteceram para isso, sendo o principal a vinda do head coach Dave Canales, ex-Bucs e Seahawks, que resgatou o bom football de Baker Mayfield e Geno Smith nos respectivos times. Se Bryce Young fizer a crescente esperada, DJ deve ser o principal parceiro do segundanista, acima de Adam Thielen, que teve 137 alvos em 2023.

  1. D’Andre Swift será o principal carregador dos Bears?

Acredito que sim e hoje é como projeto o backfield de Chicago, mas Khalil Herbert e Roschon Johnson são capazes de reduzir a fatia de carregadas de Swift, cujo talento pegando passes foi o seu melhor ganha-pão no fantasy.

  1. Chase Brown é um bom alvo para adeptos do Zero-RB?

Sim, afinal hoje ele está a uma lesão do Zack Moss para ser o RB1 dos Bengals. Joe Burrow não é famoso por correr, então Brown terá chances pelo ar mesmo com Moss em campo.

  1. O Cleveland Browns deseja continuar com Nick Chubb?

2024 é o último ano do contrato de Chubb, que voltará de lesão no joelho aos (já?) 28 anos. No mercado diminuto da posição (que viu um respiro talvez devido à incumbente classe de calouros), Chubb provavelmente pegará uma free agency mais dura que a atual.

  1. Dá pra confiar no RB1 dos Cowboys?

Eu penso que sim; a free agency quase nula de Dallas nos diz que é bem provável que um RB venha do draft para ser o principal e deixar Rico Dowdle para trás no que seria a sua chance. Ainda assim eu não descarto Dowdle nas últimas rodadas de um draft no fantasy.

  1. O franchise QB dos Broncos vem agora ou ano que vem?

Denver é um de sete times que pode/deve buscar um franchise QB, porém só três deles (Chicago, Washington, New England) estão bem posicionados, além de Minnesota ter duas picks altas para fazer um movimento de ou aparecer no top 3 ou de garantir o quarto QB. seja quem for. Os Broncos estão apenas na 12ª escolha, hoje uma atrás de Minnesota. Então é bem realista a possibilidade dos Broncos irem de Jarrett Stidham como seu QB1 enquanto aguardam 2025.

  1. Quem é o WR1 dos Packers?

Os números nos dizem que Christian Watson e Romeo Doubs fazem um empate técnico, com Jayden Reed correndo por fora (e sendo uma espécie de “handcuff” de Watson). Dontayvion Wicks hoje serve como quarto alvo no WR room de Green Bay.

  1. Os Jaguars vão buscar WR cedo?

Com a pick #17, Jacksonville pode trazer alguém para substituir Calvin Ridley, que assinou com os Titans. Porém eu não levo tanta fé que eles irão de ataque, mas por secundária, um problema mais sério a resolver e que foi pedra no sapato do time em 2023.

  1. Marquise Brown impede um calouro como WR2 dos Chiefs?

A contratação de “Hollywood” Brown diminui a pressa por um WR por parte de Kansas City no draft, até porque já são alguns anos seguidos de tentativas de segunda rodada, sendo a última a mais bem-sucedida, Rashee Rice, que deve competir com Brown como um dos três principais alvos de Patrick Mahomes, que ainda terá ninguém menos que o tight end Travis Kelce.

  1. Zamir White tomará pra si o backfield de Las Vegas?

Considerando que os Raiders deixaram Josh Jacobs ir embora, e que White marcou ao menos 13 pontos por jogo (média de 15) nas ausências do titular (4 jogos), podemos ter fé numa temporada de breakout para Zamir White.

  1. Qual buraco o Chargers vai preencher primeiro?

O que faz mais sentido para mim, que sou leigo e não tenho acesso ao dia a dia de LA, é wide receiver, depois que Keenan Allen e Mike Williams deixaram o time. Com isso, um entre Marvin Harrison Jr., Malik Nabers, Rome Odunze e até Brock Bowers estará tranquilamente ao alcance. Seria muito estranho se outra posição que não recebedor (ou aceitar um trade down bem vantajoso) fosse endereçada nesta escolha.

  1. Em qual semana Sam Darnold vai pro banco?

Kevin O’Connell, head coach de Minnesota, não parece alguém que deseja fazer rebuild, ainda mais depois que o time se posicionou para atacar o topo do draft com as escolhas #11 e #23 em mãos. Com isso, existe um mundo em que Sam Darnold, que receberá no máximo US$10 milhões em 2024, sequer será titular este ano salvo por lesão ou má atuação do provável QB1 calouro.

  1. Demario Douglas pode entregar uma breakout season?

Embora tenha aparecido nos box scores com volume razoável para uma escolha de sexta rodada, Douglas não promete aparecer no próximo top-24. Os Patriots, entretanto, têm QB como principal necessidade, o que permite a Douglas acessar novamente target shares como em 2023 e fazê-lo um flex viável, no custo apropriado.

  1. Quem será o parceiro de Chris Olave no jogo aéreo?

Hoje Alvin Kamara seria o “WR2” dos Saints, mas é bem provável que o time busque um recebedor para dar profundidade ao elenco, que hoje tem Rashid Shaheed como WR melhor posicionado para ter alvos após Olave e é mais um deep threat que um jogador de posse.

  1. Giants vem de WR na pick #6?

Por que não? O time de vez em quando expressa confiança em Daniel Jones, embora não tenhamos certeza de que o time não tente um QB na sexta escolha-geral (mesmo lugar em que DJ foi surpreendentemente escolhido cinco anos atrás). Faz tempo que os Giants não têm um Alpha (Odell Beckham, 2014 a 2018).

  1. Que número Brock Bowers vai vestir nos Jets?

Se o melhor prospecto da posição de tight end cair até a pick 10, o fit é ideal para Aaron Rodgers, que precisa de mais do que Garrett Wilson no corpo de recebedores para trabalhar bem no ataque dos Jets.

  1. Os Steelers terão um WR de dia 2 pelo menos?

A saída de Diontae Johnson para os Panthers abre um buraco no time, que agora tem George Pickens, Calvin Austin e Pat Freiermuth como principais alvos entre WRs e TEs. Faz sentido que os mocks sugiram Ricky Pearsall e Keon Coleman como aqueles que vão resolver essa necessidade, mas só saberemos o que Pittsburgh fará de verdade no dia 2 do draft quando a hora chegar.

  1. Quem vai para Washington depois que Caleb Williams sair para Chicago?

Jayden Daniels? Drake Maye? Incógnita total: os Commanders encerraram o projeto Sam Howell e certamente devem ir de QB, sendo os dois citados os mais prováveis. Se eu fosse o GM/HC, iria de Maye, o melhor pocket-passer disponível.

Por Rui Maurício

Editor-chefe, autor de "IDP em Detalhes", co-fundador do BrFF e entusiasta de analytics.