Categorias
Análise

2024 pós-FA Power Ranking

Enquanto estamos no aguardo do draft, e passado o grosso da free agency, podemos olhar pra NFL como um todo e elencar, do primeiro ao trigésimo segundo, os seus times, do melhor pro pior.

Alguns dos bons times de 2024 perderam um alto número de jogadores, enquanto outros se reforçaram e até mesmo parecem buscar um novo estilo de jogo, fazendo com que alguns tenham tido uma flutuação considerável. Aproveitei ainda para dividir em alguns tiers, pois é impossível cravar uma lista.

Quer saber onde seu time se encontra neste cenário? Vem comigo!

O top 8 “indiscutível” – poucas variações entre um e outro

Kansas City Chiefs – 1

Principais adições: WR Marquise Brown

Principais perdas: CB La’Jarius Sneed, WR Marquez Valdes-Scantling

Nenhuma mudança no topo, ao menos por enquanto. A perda do Sneed é sim algo notável, porém é um time que vem mostrando saber treinar e desenvolver jogadores da secundária e essa falta não deve ser tão sentida assim. E, rumo ao tri, conseguiram renovar com o Patrick Mahomes da defesa, o DT Chris Jones e ainda trouxeram Hollywood Brown para ser mais um target ofensivo. Time bem difícil de bater.

San Francisco 49ers – 2

Principais adições: EDGE Leonard Floyd, EDGE Yetur Gross-Matos, LB De’Vondre Campbell

Principais perdas: EDGE Chase Young, DT Javon Kinlaw, DT Arik Armstead, QB Sam Darnold

Os vice-campeões do Super Bowl 58 fazem uma reorganização defensiva quase que elas-por-elas, mas o principal mesmo foi a manutenção do grupo ofensivo, responsável por liderar a NFL em EPA (expectativa de pontos adicionados) e a NFC em pontos marcados (491). A conferência deve se tornar mais competitiva, mas o time de San Francisco ainda é o time a ser batido (e desconfio que irá).

Houston Texans – 3

Principais adições: EDGE Danielle Hunter, EDGE Denico Autry, RB Joe Mixon, LB Azeez Al-Shaair, CB Jeff Okudah

Principais perdas: RB Devin Singletary, EDGE Jonathan Greenard, LB Blake Cashman, DT Sheldon Rankins

Desconfio que aqui já há alguma polêmica, porém sinto-me confortável em colocar o Texans neste posto por enquanto. A infusão de experiência do lado defensivo deve estabilizar um time que tem um (in)discutível superstar como QB e um grupo ofensivo muito divertido de se assistir. Tudo isso, combinado com a confusão atual da AFC, apesar de diversos excelentes QBs, tornam o cenário bastante positivo para o time de Houston.

Cincinnati Bengals – 4

Principais adições: OT Trent Brown, DT Sheldon Rankins, S Geno Stone, S Vonn Bell, TE Mike Gesicki

Principais perdas: OT Jonah Williams, RB Joe Mixon, CB Chidobe Awuzie

Finalmente teremos uma linha ofensiva segura para nosso querido Joe Burrow? Pra além disso, teremos ele de volta, saudável, com sua dupla titular e excelente de WRs (se o Higgins não for trocado…) e a adição de um TE ao menos mais competente do que os anteriores. Meu principal medo, neste time, é a perda do Callahan ser mais sentida do que se espera (e eu não gosto e nem confio muito no Zac Taylor). Talvez a posição no top 10 aqui mais arriscada que eu tenha, pra ser sincero. Mas o potencial tá todo ali.

Green Bay Packers – 5

Principais adições: RB Josh Jacobs, S Xavier McKinney

Principais perdas: RB Aaron Jones😭, LB De’Vondre Campbell, OG Jon Runyan

Depois de pararem de repetir que isso aqui é clubismo, olhem para a situação: o time que teve o final de temporada 2023 com a melhor eficiência ofensiva, o time que mais cresceu na temporada, foi para os playoffs, venceu um dos principais (e inconsistente, sim) times no ano (Cowboys) e bateu de frente com o “dono” da NFC (49ers), retorna praticamente o mesmo time, ficando (ainda) mais jovem no ataque e trazendo um dos melhores safeties da liga para a posição na qual existia a maior carência. Ano 2 de Jordan Love, Matt LaFleur & Cia tem tudo para ser fortíssimo e poucos são os times com uma combinação tão variada e consistente.

Detroit Lions – 6

Principais adições: DT D.J. Reader, CB Carlton Davis, CB Amik Robertson, EDGE Marcus Davenport

Principais perdas: OG Jonah Jackson

Deu muito gosto ver o Lions em 2023 e acompanhar, desde a chegada do Campbell, o desenvolvimento e maturidade desse time. Porém, apesar de chegarem tão perto, ainda lhes faltam jogadores disruptivos, aqueles que fazem a diferença quando acontece. De qualquer forma, essa é a filosofia do Campbell: um time brigador, resiliente e a chegada dos diversos nomes, por mais que não sirvam para longos artigos, são focados em suprir as carências identificadas. A secundária continua sendo um problema para o time e, novamente, pode se tornar o calcanhar de aquiles deste ótimo time do Lions.

Baltimore Ravens – 7

Principais adições: RB Derrick Henry

Principais perdas: RB J.K. Dobbins, S Geno Stone, LB Patrick Queen, EDGE Tyus Bowser, WR Odell Beckham Jr

Talvez o time do Ravens esteja um pouco acima também, mas não tem como jogar contra o time do 2x-MVP (Lamar), com o retorno do excelente TE Mark Andrews e que trouxe ainda King Henry para aumentar o poder ofensivo. Harbaugh é um excelente técnico e tem sempre mantido o Ravens competitivo, mas 2023 foi um show a parte no lado defensivo, com o agora HC do Seahawks, Mike McDonald e essa perda é, indiscutivelmente, a maior razão para quaisquer dúvidas sobre o sucesso deste time em 2024.

Los Angeles Rams – 8

Principais adições: OG Jonah Jackson, S Kamren Curl, TE Colby Parkinson,

Principais perdas: DL Aaron Donald

Perder Aaron Donald é perder sua identidade defensiva e isso vai sim impactar bastante a temporada do Rams, porém duvido que McVay e os outros técnicos lá não se prepararam para esta realidade. Estou bastante otimista com o time do Rams para esta temporada e não é só por causa do Puka – o esquema ofensivo é maravilhoso de se assistir, as peças se complementam e agora eles tem até um TE que bloqueia! Stafford vem para uma temporada nível MVP, na minha opinião.

Os 3 que podem rapidamente tomar o lugar de alguns dos top 8

Dallas Cowboys – 9

Principais adições: —

Principais perdas: RB Tony Pollard, OT Tyron Smith, C Tyler Biadasz

Leão de temporada regular, gatinho nos playoffs, o time do Cowboys continua sendo uma máquina, com Dak, Lamb, Parsons, jogadores que vão quebrar a banca e, por isso, o time precisa guardar qualquer centavo possível. Não vejo uma queda tão grande no time mesmo com as perdas citadas acima, porém há hoje um grande buraco na posição de running back que pode acabar transformando esse ataque em unidimensional e extremamente previsível.

New York Jets – 10

Principais adições: OT Tyron Smith, WR Mike Williams, OG John Simpson, DT Javon Kinlaw, DT Leki Fotu

Principais perdas: S Jordan Whitehead, EDGE Bryce Huff, TE C.J. Uzomah

Mesmo com uma temporada perdida, vale lembrar que esse time do Jets foi uma das melhores defesas da NFL da última década e retorna, na pior das hipóteses, um QB exponencialmente melhor do que o que eles tiveram pelos últimos 5 anos (pelo menos), para além de um upgrade na linha ofensiva e ainda mais jogadores rotacionais em diversas posições. É um timaço, até a corrida presidencial começar, ao menos…

Cleveland Browns – 11

Principais adições: WR Jerry Jeudy

Principais perdas: DT Jordan Eliott, LB Sione Takitaki

Muito alto? Muito baixo? Eu realmente não sei onde o Browns se encaixaria, porém olhando os outros times e contextos tenho pra mim que a estabilidade no elenco da temporada anterior pra essa é algo positivo. Não consigo acreditar muito em Deshaun Watson (por diversos motivos), assim como não vejo Jeudy chegando pra fazer nada demais, porém Amari Cooper e Nick Chubb, para além de uma OL excelente, são pontos fora da curva.

Os 4 times que eu não ficaria surpreso de estarem no top 10 no fim da temporada

Buffalo Bills – 12

Principais adições: WR Curtis Samuel, S Mike Edwards

Principais perdas: S Jordan Poyer, S Micah Hide, WR Gabe Davis, CB Tre’Davious White, C Mitch Morse

Se você olhar os nomes acima, verá que a maioria deles é de jogadores “históricos” para o Bills, que está passando por um soft rebuild. Excelentes jogadores, porém todos com idades avançadas e salários altos, quase proibitivos, para que o time continue competitivo – e é isso que um time com Josh Allen será, sempre. O desafio em 2024 será maior do que em 2023, mas eu não consigo apostar muito contra esse time.

Tampa Bay Buccaneers – 13

Principais adições: S Jordan Whitehead, CB Bryce Hall

Principais perdas: LB Devin White, EDGE Shaquill Barrett

Poucas movimentações do campeão da NFC South (não que isso signifique muito), sendo que as principais foram a manutenção dos excelentes WR Mike Evans e LB Lavonte David, além da merecida extensão do QB Baker Mayfield. Um dos principais candidatos a cair rapidamente no ranking aqui, porém, já que é um time rodando no seu máximo e a perda do ótimo David Canales pode ser o principal fator pra esta queda. Por enquanto, porém, é um time sólido, sem espetáculo, que deu conta do recado e pode fazer de novo.

Atlanta Falcons – 14

Principais adições: QB Kirk Cousins, WR Darnell Mooney

Principais perdas: TE Jonnu Smith, RB/KR Cordarelle Patterson, DE Calais Campbell

Para além da chegada de um QB no mínimo funcional (mesmo se sofrer com um retorno de lesão, Cousins tem talento o suficiente pra comandar o time do pocket), a saída do polêmico Arthur Smith traz bastante esperança pra esse time, que tem muitos talentos ofensivos. O universo do Fantasy olha com muita expectativa pra este time, também.

6 times com mais dúvidas do que certezas

Miami Dolphins – 15

Principais adições: LB Jordyn Brooks, CB Kendall Fuller, S Jordan Poyer, TE Jonnu Smith, Edge Shaquil Barrett

Principais perdas: CB Xavien Howard, DT Christian Wilkins, OG Robert Hunt, LB Andrew Van Ginkel, S Brandon Jones, DT Raekwon Davis, Edge Emmanuel Ogbah

Ano do vai ou racha pro Tua, que desta vez terá um time menos talentoso ao seu redor e terá de mostrar todo o potencial que muitos viram/vêem nele (eu não, entretanto). Perdas significativas em praticamente todas as posições farão com que o time precise se reinventar, especialmente na defesa. McDaniel terá um ano bem cheio.

Philadelphia Eagles – 16

Principais adições: EDGE Bryce Huff, RB Saquon Barkley, LB Devin White, S C.J. Gardner-Johnson

Principais perdas: C Jason Kelce, S Kevin Byard, RB De’Andre Swift, DT Fletcher Cox

Se GMs entrassem na avaliação, certeza o Eagles estaria um pouco mais acima, pois tem um dos melhores e mais agressivos da NFL. Porém, por mais que ele faça mágicas em trades e negociações, o jogo é jogado no campo e o Eagles não só foi mal (frente as expectativas) em 2023, como não dá pinta de que será muito diferente em 2024. Muitos ainda tem a certeza de que o Hurts é um franchise QB indiscutível, mas a temporada passada levantou algumas questões sobre isso, que podem aumentar ainda mais nesta temporada, sem falar no mediano (sendo bonzinho) Sirianni.

Indianapolis Colts – 17

Principais adições: QB Joe Flacco, DT Raekwon Davis

Principais perdas: QB Gardner Minshew, RB Zack Moss

Outro time com poucas movimentações de trazer talentos, mas focado em segurar os seus próprios – WR Michael Pittman, LB Zaire Franklin e S Kenny Moore, por exemplo. Para além disso, o retorno do (esperado) franchise QB Anthony Richardson, que mostrou flashes excelentes ano passado antes da lesão, deixa o time animado para, no mínimo, brigar e levar a AFC South (um objetivo não tão ambicioso assim, porém).

Pittsburgh Steelers – 18

Principais adições: QB Russell Wilson, QB Justin Fields, LB Patrick Queen, CB Deonte Jackson, S DeShon Eliott

Principais perdas: WR Diontae Jonhson, QB Kenny Pickett, QB Mason Rudolph, S Keanu Neal, CB Patrick Peterson

Primeiro dos times cujo QB titular será novo em 2024, o que por si só já é uma incógnita, porém a chegada de ambos (Wilson e Fields), seja lá quem se torne o titular, já é um upgrade ao que o time teve em 2023. Vale lembrar também que o Steelers tem um dos melhores HCs da liga e um cara que se recusa a ter temporadas negativas. Curioso pra ver o que este time apresenta, especialmente com a chegada do inovador (talvez até demais) Arthur Smith.

Jacksonville Jaguars – 19

Principais adições: WR Gabe Davis, C Mitch Morse, QB Mac Jones, DT Arik Armstead

Principais perdas: WR Calvin Ridley, DT Foley Fatukasi, S Rayshawn Jenkins, CB Darious Williams

O fato de colocar tão baixo um time com um franchise QB como Trevor Lawrence demonstra o quão desiludido estou com o time (e, em menor parte, com ele próprio). Eu não sei qual é a estratégia do time para o médio e longo prazo e sinceramente não sei o quão competitivo conseguirão ser em 2024, já que as adições feitas são com contratos curtos ou por jogadores que não necessariamente criam alguma vantagem competitiva.

Seattle Seahawks – 20

Principais adições: QB Sam Howell, OT George Fant, C Nick Harris

Principais perdas: LB Bobby Wagner, LB Jordyn Brooks, S Quandre Diggs, S Jamal Adams, TE Will Dissly

Depois de um ótimo 2022, 2023 foi um ano menos positivo do que se esperava (David Canales, anyone?). 2024 tem tudo para ser ainda mais desafiador, já que o time perdeu nomes importantes, não trouxe substitutos a altura e, pior, não tem (por enquanto) muitas picks no draft para repor com potenciais. Mike MacDonald (ex-DC do Ravens) é o novo HC e terá um bom trabalho pela frente. PS: Preparem-se para Sam Howell como franchise QB deste time.

Daqui pra baixo, a diferença é pequena demais entre um time e outro

Minnesota Vikings – 21

Principais adições: EDGE Jonathan Greenard, LB Blake Cashman, RB Aaron Jones😭, EDGE Andrew Van Ginkel

Principais perdas: QB Kirk Cousins, DE Danielle Hunter, DE D.J. Wonnum, LB Jordan Hicks

Dos times sem QB, o Vikings hoje talvez seja o melhor posicionado para se aproveitar da chegada de um novo nome (possivelmente via draft, já que tem 2 picks de primeiro round e podem subir no board): uma OL ok, dois ótimos WRs, um TE elite, além de um dos melhores grupos técnicos da NFL, com O’Connell e Flores e uma administração atualmente estável e aparentemente com um plano.

Arizona Cardinals – 22

Principais adições: DT Bilal Nichols, CB Sean-Murphy Bunting, LB Mack Wilson, OT Jonah Williams

Principais perdas: WR Marquise Brown, OT D.J. Humphries

Ainda não estou vendido no talento do QB Kyler Murray como alguém que consegue carregar um time nas costas, portanto o valor deste time é, no momento, baixo pra mim. Em 2023 tiveram a segunda pior defesa da NFL em pontos e, por mais que veja alguns pontos positivos nas ideias defensivas, é um time ainda com uma defasagem grande de talento, em todos os lados. Com seis picks entre as 100 primeiras do draft, isso pode mudar, rapidamente.

Los Angeles Chargers – 23

Principais adições: RB Gus Edwards, TE Will Dissly

Principais perdas: RB Austin Ekeler, WR Keenan Allen, LB Kenneth Murray, TE Gerald Everett, WR Mike Williams, LB Eric Kendricks

Olhe pra lista acima e isso basicamente lhe diz o estado atual do Chargers: talentos indo embora, jogadores pedestres entrando. O cap é real, meus amigos, e este time precisou cortar na própria carne para tentar algum sucesso. 2024 não será um ano de flores, mas de reconstrução nas mãos do Jim Harbaugh, que poderá modelar o time ao seu feitio. Não fiquem surpresos se este time for objetivamente competitivo somente em 2025 ou até mesmo 2026. O processo não é rápido.

Chicago Bears – 24

Principais adições: WR Keenan Allen, RB De’Andre Swift, TE Gerald Everett, S Kevin Byard

Principais perdas: WR Darnell Mooney, DT Justin Jones, S Eddie Jackson

O time de Chicago se beneficiou da pick extra advinda do Panthers e está em posição invejável no draft de 2024, com duas picks entre as 10 primeiras, uma delas a 1. Com isso, puderam fazer o que era necessário: montar uma “cama” pra receber seu potencial franchise QB, trazendo o excelente (porém “velho”) Keenan Allen e outras peças complementares e titulares, além de já terem uma boa e bem treinada defesa. A NFC North caminha para ser extremamente competitiva, com quatro times fortes o suficiente para brigar pelos playoffs.

Tennessee Titans – 25

Principais adições: WR Calvin Ridley, RB Tony Pollard, C Lloyd Cushenberry, LB Kenneth Murray, CB Chidobe Awuzie, QB Mason Rudolph

Principais perdas: RB Derrick Henry, LB Azeez Al-Shaair, DE Denico Autry, CB Sean-Murphy Bunting

O novato HC Bryce Callahan (ex-OC do Bengals) parece comprometido em usar 2024 como avaliação para o QB Will Levis e saber se os flashes demonstrados em 2023 podem se tornar mais consistentes, trazendo dois jogadores com rodagem e nome para o ataque (Ridley e Pollard), que eles próprios tem seus questionamentos. Meu principal problema com estes movimentos é que a maioria dos jogadores estão já na sua curva descendente (mesmo que no início dela) e o Titans precisa de uma reconstrução.

Washington Commanders – 26

Principais adições: C Tyler Biadasz, LB Frankie Luvu, RB Austin Ekeler, S Jeremy Chinn, LB Bobby Wagner

Principais perdas: WR Curtis Samuel, QB Sam Howell, CB Kendall Fuller, RB Antonio Gibson, S Kamren Curl

Assim como o Bears, o time de Washington está se preparando para receber o seu escolhido e ser um time mais competitivo em 2024 do que foi em 2023. Uma série de adições veteranas com o intuito de trazer estabilidade para o time e mesclar com alguns bons jovens jogadores do time. Por ser uma grande aposta, porém, sinto-me confortável em ter o time nesta posição por enquanto, já que está longe de ser um time pronto.

Las Vegas Raiders – 27

Principais adições: DT Christian Wilkins, QB Gardner Minshew, RB Alexander Mattison

Principais perdas: RB Josh Jacobs, DE Bilal Nichols, CB Amik Robertson, QB Jimmy Garoppolo, WR Hunter Renfrow, DT Jerry Tillery

Gosto do Minshew mais do que a maioria, imagino, mas a chegada dele pouco faz para tornar esse time muito melhor. A força da defesa, especialmente da metade da temporada 2023 pra frente, é motivo para se animar, e é um time com potencial, mas por conta das dúvidas gerais (em especial sobre a capacidade de seu novo HC, efetivado no cargo após um bom momento bombeiro), prefiro ser cauteloso neste momento, já que não há muito o que ser hypado.

New Orleans Saints – 28

Principais adições: EDGE Chase Young

Principais perdas: WR Michael Thomas, S Marcus Maye

Não tem muito o que falar do Saints, que vive nesse estado perpétuo de insignificância, muito por conta do “cap isn’t real”. O time vai envelhecendo, vai se retorcendo, vai tendo uma vitória aqui e ali e continua sem ir pra lugar algum. Só não é o pior time no ranking pois tem jogadores pra garantir aí algumas vitórias (e com alguma relevância pro Fantasy).

New York Giants – 29

Principais adições: DE Brian Burns, RB Devin Singletary, QB Drew Lock

Principais perdas: RB Saquon Barkley, S Xavier McKinney, DT A’Shawn Robinson

A excelente adição do Burns (a trade em si foi ótima) não exclui o fato de que o Giants é hoje um péssimo time que parece que precisará, mais do que nunca, ser suportado pela sua defesa. Esse tipo de fórmula tende a não funcionar muito bem, principalmente quando, do lado ofensivo, não há um jogador acima da média para ao menos apontar e dizer “esse cara pode fazer a diferença”.

New England Patriots – 30

Principais adições: QB Jacobi Brissett, RB Antonio Gibson, LB Sione Takitaki

Principais perdas: DT Lawrence Guy, LB Mack Wilson, QB Mac Jones

A era BB finalmente acabou (Brady-Belichick) e tudo agora é novo – ou quase. A promoção de Jerod Mayo para HC já estava alinhada desde 2022, portanto havia uma expectativa, ao menos dos Kraft, de uma continuidade de filosofia, imagino eu. Patriots é um time com muitos buracos e precisa desse pensamento de longo prazo, o que acho que vai acontecer (Eliot Wolf é filho do Ron Wolf, ex-Packer que foi muito bem sucedido em draft e develop). 2024 ainda não será o ano deste time, mas podem montar uma boa fundação, se fizerem uma trade down neste draft.

Carolina Panthers – 31

Principais adições: WR Diontae Johnson, OG Robert Hunt, OG Damien Lewis, DT A’Shawn Robinson, DE D.J. Wonnum

Principais perdas: DE Brian Burns, LB Frankie Luvu, C Bradley Bozeman, S Vonn Bell, S Jeremy Chinn, CB Donte Jackson

Um time pífio em 2023 e que pode, infelizmente, ter influenciado no desenvolvimento do ex-pick 1 Bryce Young e, se isso acontecer, vai deixar a franquia no limbo por um bom tempo. As adições e subtrações acima são necessárias e penso que o novo grupo técnico tem talento pra criar um time mais coeso – o que não significa mais competitivo. A ver.

Se a série B existisse, esse time possivelmente já estaria rebaixado

Denver Broncos – 32

Principais adições: S Brandon Jones

Principais perdas: S Justin Simmons, WR Jerry Jeudy, QB Russell Wilson, C Lloyd Cushenberry,

O atual QB do time é o maestro Jarrett Stidham, um ícone da NFL. O HC é Sean Payton, alguém que pareceu em 2023 estar completamente defasado e triste por não ter mais Drew Brees. Há uma luz no fim do túnel, mas acho que não conseguimos vê-la pois ela está ainda muito distante.