Categorias
Análise

Reflexos do novo calendário da NFL para o fantasy

André Amaral faz uma análise profunda e completa sobre o impacto que uma semana a mais de jogos no calendário traz para o fantasy football da NFL.


Agora com uma semana a mais do que estávamos acostumados e com a trajetória de cada equipe já conhecida, assim como as tão temidas bye weeks, como adaptar, da melhor forma possível, a nova agenda às nossas ligas de fantasy e tirar proveito das melhores sequências de adversários de cada time nos drafts que estão por vir? Vem comigo que você descobre!

Dezoito ao invés de 17 semanas, resultando em 17 ao invés de 16 partidas para cada franquia ao longo da temporada regular: esta é a principal mudança que o novo calendário da liga profissional de futebol americano trouxe para o ano de 2021, alterando um padrão que já durava mais de duas décadas.

Mas essa não foi a única novidade confirmada por meio da divulgação do calendário oficial da NFL para a próxima temporada.

Além de tomarmos conhecimento de quais confrontos integrarão o chamado horário nobre nas noites de quinta, domingo e segunda, muito mais importante para nós, jogadores de fantasy, é sabermos a sequência de partidas de cada equipe, principalmente ao longo das primeiras semanas, bem como quando cada time terá sua semana de folga, também conhecida como bye week.

Frente a isso, temos uma série de implicações, tanto à estrutura das nossas ligas, quanto às estratégias a implementar nos nossos drafts. Vamos a elas!

Montando o calendário da sua liga – novas datas de playoffs

Sabe aquela velha máxima do fantasy de que não se joga a final da sua liga na semana 17? Pois é. Agora se joga sim.

Como já dito, a NFL passou de 17 para 18 semanas. Portanto, é necessário que seja “pulada uma casinha” e se altere a tal máxima para “não se joga final de fantasy na semana 18”, já que, historicamente, é muito comum que tenhamos mais de uma equipe já classificada para os playoffs e sem perspectivas de melhorar essa situação com a conquista de uma bye no fim de semana de wildcard, decidindo, assim, por poupar seus principais jogadores – o que prejudica nossos elencos no jogo virtual.

Com isso, vislumbramos um total de 17, e não mais 16 semanas para a agenda dos nossos campeonatos “fantasiosos” – ainda que nada impeça que você opte por continuar com a estrutura anterior de 16 semanas, mas perca aquela semaninha a mais de empolgações, comemorações, frustrações e desilusões que tanto amamos.

Playoffs

Adaptar essa questão é fácil: ao invés de 13 semanas de primeira fase e três de playoffs (com wild card, semifinais e final), como costumava ser o padrão, teremos uma semana a mais de “temporada regular”, passando esta a compreender 14 jogos, mantida a estrutura dos playoffs, que, ao invés de acontecerem nas semanas 14, 15 e 16, passam a ocorrer nas semanas 15, 16 e 17.

Creio ser essa a melhor solução, principalmente porque o novo calendário confirmou que as bye weeks terão início na semana 6 e se encerrarão apenas na semana 14. Isto quer dizer que, se sua liga começar os playoffs nessa data, você correrá o risco de ficar sem alguns jogadores importantes em um confronto eliminatório, especificamente dos Colts, Dophins, Eagles e Patriots, franquias que terão folga na décima quarta semana.

Finais em ida e volta?

Tal circunstância também prejudica uma tendência cada vez mais comum entre os jogadores do melhor fantasy game do planeta, que é a de espaçar a finalíssima em duas semanas, de modo a minimizar a chance de o confronto decisivo definir-se pela performance totalmente fora da curva de um determinado jogador – como foi o caso de Alvin Kamara na semana 16 de 2020.

Uma possível solução seria reduzir o número de times classificados para a “pós-temporada”, de seis – que costuma ser o padrão – para quatro. Contudo, creio não valer a pena, pois isso faz com que a competitividade da sua liga como um todo seja prejudicada, já que aumenta a chance de múltiplas equipes estarem eliminadas com algumas semanas de antecedência.

Se você gosta de divisões…

Separar os times de uma liga de fantasy em divisões costuma ser assunto polêmico, já que critérios de desempate diversos podem causar traumas que duram para a vida toda – alô confronto direto se sobrepondo a pontos totais.

A existência de divisões, porém, ajuda a justificar as partidas que cada time disputa a mais contra determinados adversários, fazendo com que estes jogos sejam aqueles contra seus rivais de divisão.

Com isso, este redator sugere o seguinte para ligas com 12 times, que são as mais comuns:

  • Três divisões com quatro times cada
  • Dois jogos contra cada rival de divisão, totalizando seis jogos
  • Um jogo contra as demais equipes, totalizando oito jogos
  • Finalizados os 14 jogos de primeira fase, os dois campeões de divisão de melhor desempenho se classificam diretamente para as semifinais, ganhando bye na semana 15
  • Wild Card week na semana 15
  • Semifinais na semana 16
  • Final na semana 17

Analisando as bye weeks

Hora de passar das atribuições dos comissários para aquelas de qualquer jogador de fantasy: traçar os melhores planos para ganhar jogos rumo ao título!

Como já dito, teremos cinco rodadas de calendário cheio até que as tão temidas byes tenham início na sexta semana, em que Atlanta Falcons, New Orleans Saints, New York Jets e San Francisco 49ers não entrarão em campo. A partir daí, em regra, cada semana terá dois ou quatro times em bye até que, na semana 15 – e até a semana 18 –, todos voltam a ocupar a agenda de jogos.

Na semana 7 acontece a chamada byepocalipse, ou seja, aquela rodada em que o maior número de equipes tira folga – nada menos do que seis times, ou seja, Bills, Cowboys, Jaguars, Chargers, Vikings e Steelers – um grupo com bastante relevância para o fantasy.

Montando estratégias de acordo com as sequências de adversários

Ainda mais importante que saber lidar com as byes na construção do seu elenco, evitando que muitos jogadores a tenham na mesma semana, é identificar oportunidades conforme a sequência de adversários de cada equipe.

Ao contrário do que muitos pensam, a melhor maneira de fazer isso não é tentando prever a dificuldade ou facilidade do calendário entre as semanas que compreendem os playoffs da sua liga (como já vimos, idealmente entre a 15 e a 17), mas, sim, observar os primeiros adversários de cada franquia, particularmente os três a cinco primeiros.

Isso porque é bastante pretensioso realizar projeções a respeito da situação de todos os times da NFL após mais de uma dezena de jogos, praticamente desconsiderando lesões em jogadores-chave e maiores ou menores adaptações por parte de cada franquia às inúmeras mudanças ocorridas de uma temporada para a outra.

Por outro lado, nas primeiras semanas da temporada, há tendência muito maior que as previsões de maior ou menor qualidade de cada time se confirmem.

Streaming

Com isso, particularmente no que diz respeito às posições mais “streamáveis” do fantasy, ou seja, aquelas em que você pode se sentir confortável em alterar conforme o adversário – sem preocupação de lançar um ativo muito valioso à disposição dos seus concorrentes nos waivers –, é importante ficar alerta para essa sequência inicial.

Defesas favoráveis

Pensando nisso, principalmente para a posição de defesa / special teams (DST), já se faz possível identificar alguns calendários favoráveis para unidades que normalmente são muito pouco visadas em drafts. Eis alguns deles:

  • À exceção de Tampa Bay na semana 2, Atlanta enfrenta os pouco inspiradores e/ou propensos a turnovers ataques dos Eagles, Giants, Washington e Jets nas cinco primeiras semanas;
  • Da semana 1 à semana 4, os Bills enfrentam ataques interessantes para contrapor a uma unidade defensiva no fantasy: Steelers, Dolphins, Washington e Texans – este último condicionado à (cada vez mais provável) ausência de Deshaun Watson;
  • Situação parecida vivem os Broncos nas três primeiras semanas, em que confrontam os Giants, Jaguars e Jets;
  • Uma defesa que já foi muito mais visada para o fantasy do que hoje, mas que receberá importantes jogadores retornando do opt out realizado em 2020, é a de New England, que enfrenta, das semanas 1 a 3, os Dolphins, os Jets e os Saints potencialmente com Jameis Winston e sua propensão a interceptações.

Defesas desfavoráveis

Por outro lado, algumas defesas bastante cobiçadas nos drafts de fantasy, principalmente em razão de seu desempenho no último ano, abrem a temporada contra ataques muito qualificados, o que pode te forçar a gastar um roster spot com outra DST no pior momento possível: o início do campeonato, em que as principais transações de waivers acontecem.

São elas:

  • Pittsburgh Steelers, que começa fora de casa contra os Bills;
  • Os atuais campeões Tampa Bay Buccaneers, que dão o pontapé inicial à temporada num provável shootout contra os Cowboys e seu ataque novamente explosivo após o retorno de Dak Prescott;
  • Washington Football Team, que enfrenta os Chargers e o prodígio Justin Herbert na capital federal;
  • A cada vez mais hypada – pós draft e free agency – defesa do Cleveland Browns, que logo de cara bate de frente com Patrick Mahomes e o Kansas City Chiefs.

Conclusão

O calendário oficial da NFL possui relação direta com o calendário da sua liga de fantasy. Relacioná-los da melhor forma, principalmente no encaixe das semanas de playoffs, é fator fundamental para você ter a melhor experiência possível.

No mais, toda e qualquer informação sobre a NFL contém algum tipo de valor para o fantasy. E o calendário completo é uma das principais delas. Cabe a nós sabermos interpretá-las e filtrá-las da melhor maneira possível. Espero que este singelo texto possa ter ajudado nesse sentido.

Por André Amaral

Tão são-paulino torcedor de arquibancada, quanto fanático por fantasy de olho nas multitelas e no NFL RedZone do GamePass. Sempre em busca de estar um passo à frente das tendências que acabam se tornando verdades absolutas, pois pensar fora da caixinha pode ser a chave para o título. Tem a convicção de que, quem acha Cartola bom, nunca jogou Fantasy