Superflex (SF) geralmente significa pegar QBs cedo no draft e escalar dois deles semanalmente. Por quê? Porque opções para o SF escaláveis (jogadores que marcam 15+ pontos) são poucas. A ideia deste artigo veio até mim quando eu estava estudando construção do elenco, e entender a posição de (super) flex é uma parte importante disso.
O estudo é baseado nas seguintes configurações:
- PPR
- Titulares 1 QB, 2 RB, 2 WR, 1 TE
- Flex: 2 W/R/T (diferente onde indicado)
- Temporadas analisadas: 2011-2020
A Posição de Flex
O que devemos fazer depois de escolher nossos titulares? A melhor escolha em média é um wide receiver.
Um WR3 marca quase 4 pontos a mais que um RB3.
A diferença é ainda maior quando adicionamos flexes extras. Nesta pesquisa, eu testei com até 4 posições flex:
Tight Ends Importam?
Em resumo: não.
Detalhando: é difícil achar um TE titular, portanto mais ainda um flex fora do top 12. A menos que você pegue Kelce e Waller pensando em usar um deles como flex, esqueça tight ends para isso.
A Posição de Superflex
Se você está numa liga em que precisa se preocupar com RBs e WRs como flex, então não há opção melhor para o SF do que um 2º QB. Por quê? Porque um QB2 marca mais pontos em média que um RB5/WR5.
E se não tivermos slots de flex, mas somente 1 SF? WRs começam a competir com os QB2.
Porém, uma escalação como essa não seria tão divertida.
Posição e Profundidade: Panorama
A imagem a seguir mostra quantos pontos uma posição (em grupos de 12, ex: QB1, QB2…) marcou em média, nas últimas dez temporada. Isso pode ser útil para você ajustar o número de flexes em sua liga.
Aqui podemos ver porque SF e QB2 dificilmente são posições utilizadas em conjunto numa mesma liga, já que é muito difícil preencher uma posição de QB1 e QB2 e ainda encontrar um QB3 viável para SF, já que as outras posições vão fornecer opções melhores que o terceiro QB.
A forma a qual você configura sua escalação titular pode afetar como você aborda os seus flexes de modo a maximizar sua pontuação global. Como vimos, wide receivers 25-36 (WR3) geralmente marcam mais pontos que RBs na mesma faixa, assim são melhores candidatos a preencher estas lacunas.
Superflex é um jogo de QBs porque, na maioria das ligas, você não vai encontrar WRs e RBs que tenham piso e teto de um QB2. Para fazer o SF mais atrativo, deveríamos ter 0 posições flex (W/R ou W/R/T) ou combiná-lo com um segundo QB titular (que faria um liga assim muito intrigante).
Post originalmente postado em Dynasty Vipers.
Pingback:SFB12: Como Jogar - Brasil Fantasy Football
Pingback:Super League: Como Jogar - Brasil Fantasy Football